Roteiro da trilha da Cachoeira do Chuveiro (Horto) no Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 5 minutos

Roteiro das Cachoeiras do Horto no Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Vem chegando o verão, o calor no coração… E no corpo todo também! Como sabemos, o verão carioca é de rachar, parece que Deus liga o maçarico e esquenta tudo. As praias estão sempre lotadas e tem muita confusão. Pensando nisso vamos te dar algumas opções para você se refrescar, fazendo trilhas com cachoeiras no final. As cachoeiras do Horto são ótimas para isso, são fáceis de chegar e têm bom volume de água.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ficha Técnica

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor B – Serra da Carioca, Horto Florestal, Rio de Janeiro, RJ.

Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)

Tempo: Aproximadamente 30 minutos.

Altura: 380 metros;

Atrativos: Cachoeiras.

Horários

Muita gente não sabe, mas as cachoeiras do Horto fazem parte do Parque Nacional da Tijuca, tem até uma guarita lá. Portanto, também existe um horário de entrada, que é às 8 horas, e de saída, que é 17 horas no horário normal e 18 horas no horário de verão.

Como chegar?

Pela Zona Sul

Você deverá subir a rua Pacheco Leão inteira até passar pela guarita onde indica a entrada do Parque Nacional da Tijuca. Pouco tempo depois você avistará a Represa logo na estrada. Nela tem um pequeno estacionamento que na maioria das vezes está cheio. Se você for de ônibus procure ir nos das linhas 409 / 124 / 416 e saltar no ponto final, no Horto. Depois só é possível seguir pela estrada de transporte particular, a pé ou bicicleta. Lembrando que o trecho entre o ponto final até as cachoeiras tem pouco mais de 2km de subida, pelo asfalto mesmo.

Pelo Alto da Boa Vista

Você deverá subir o Alto da Boa Vista até a altura do Corpo de Bombeiros, onde tem uma bifurcação (tem placas apontando o caminho certo) que leva para a Estrada Dona Castorina, que segue em direção ao Horto e passando pela Mesa do Imperador e Vista Chinesa.

Veja o vídeo desta trilha:

Represa e Cachoeira do Quebra

represa do horto - vamos trilhar

Subindo a Estrada Dona Castorina, aproximadamente 1 quilômetro depois da guarita, podemos observar, na beira da estrada, a Represa. Nesse ponto a maioria das pessoas deixa o carro para ir às cachoeiras.

cachoeira do quebra horto - vamos trilhar

Nessa parte da Represa, existe uma pracinha e uma piscina bem rasa (água até o joelho no máximo) com águas da Cachoeira do Quebra, a queda d’água que fica na beira da estrada. Ideal para levar crianças, pois não tem nenhuma dificuldade.

Cachoeira do Chuveiro (Horto)

cachoeira do chuveiro horto - vamos trilhar

Essa cachoeira é bem cheia aos finais de semana, já que é uma das mais conhecidas da cidade. Ela recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembra um box de chuveiro, por sua queda d’água ser dentro de uma fenda na rocha.

A sua trilha é muito tranquila. Levei meus sobrinhos pequenos e eles conseguiram fazer tranquilamente. Indo em um ritmo devagar, você não vai demorar mais que 20 minutos para chegar nela. Porém, é bom saber que ela não é só caminhada, existem alguns trechos para se pendurar em raízes e segurar em correntes, mas nada muito difícil. Se tiver medo, supere pois o final é recompensador!

Início da trilha

inicio da trilha da cachoeira do chuveiro - pracinha - horto - vamos trilhar

Lembra da pracinha que falei que existe na Represa? Então, nela existe uma placa que indica o início da trilha. É logo a direita, assim que você chegar você vai vê-la. O início é uma subida que não é muito íngreme, mas logo você chegará ao primeiro obstáculo, uma pedra com uma corrente para te ajudar a subí-la. Nada muito difícil, eu mesmo passo sem usar a corrente.

Segundo obstáculo

segundo-obstacul-cachoeira-do-horto-vamos-trilhar

Pouco depois, existe um outro ponto com corrente e uns degraus de ferro direto na pedra para auxiliar a sua passagem. Também não é difícil, mas algumas pessoas se assustam com medo de escorregar.

Poço no meio da trilha

poço-no-meio-da-trilha-cachoeira-do-horto-vamos-trilhar

Logo depois do segundo obstáculo, você vai encontrar uma bifurcação. Seguindo a esquerda, vai para um poço onde também da pra tomar banho. Seguindo em frente, você continua a trilha para a Cachoeira do Chuveiro.

Subindo pelas raízes

subindo-pelas-raízes-cachoeira-do-horto-vamos-trilhar

Passando a bifurcação, uns 2 minutos depois, você começará a subir uma trilha com algumas raízes até chegar a uma parede com uma grande árvore. Nesse ponto, parece que não tem para onde ir, porém você vai ter que fazer uma mini escalada nas raízes dessa árvore para avançar no caminho. Essa parte não é tão alta, apenas 2,5 metros, e não é difícil de subir, mas pode ser considerada o trecho de maior dificuldade de toda a trilha. Não recomendo que idosos ou pessoas com dificuldades de se locomover tentem seguir em frente.

Chegando na cachoeira

chegando-na-cachoeira-do-chuveiro-horto-vamos-trilhar

Depois de subir a árvore, falta muito pouco para chegar até a Cachoeira do Chuveiro, inclusive você já consegue visualizá-la do alto. Basta descer a trilha e você chegará nela.

A Cachoeira do Chuveiro

A Cachoeira do Chuveiro - Horto - Vamos Trilhar

A Cachoeira tem uma queda de aproximadamente 5 metros de altitude e a quantidade de água é bem generosa. Porém, não tem nenhum ponto de mergulho, assim como a Cachoeira do Quebra, a água também fica na altura do joelho. É para relaxar mesmo e aproveitar o Chuveiro!

Dicas

  • Se for no fim de semana, vá bem cedo, antes das 9 horas da manhã para pegar a cachoeira bem vazia.
  • Dia de semana também tem poucas pessoas que visitam o local.
  • Ir de chinelo nem sempre é uma boa escolha, ainda mais porque tem alguns obstáculos nessa trilha e o chinelo molhado poderá te atrapalhar.
  • Ao estacionar o carro próximo da represa, tome cuidado para não ser multado por estar fora das vagas disponíveis.
  • Se puder pare o carro antes da guarita e vá subindo a pé até lá.
  • Também existe a opção de parar o carro na Vista Chinesa e descer até a cachoeira, porém você andará muito mais.
  • O horário das 11 horas até 13 horas é quando bate o sol na cachoeira.
  • No lado esquerdo da Cachoeira do Chuveiro existe a continuação da trilha que leva para outras quedas d’água.
  • Se puder vá até a Vista Chinesa aproveitar aquele visual incrível!

16 Comentários


  1. Quando morava no Rio, exatamente na Tijuca, ia sempre nessa cachoeira. Em Agosto do ano passado inclusive estive nela. Bons tempos.

    Responder

  2. Otimo artigo de aventureiro. Muito bem escrito e com fotos pessoais. Incrível! Gostei de viajar atraves das fotos, em breve visitarei o lugar. Grande abraço.

    Responder

  3. Gostaria da sugestão de um guia para o trajeto das cachoeiras do Horto

    Responder

  4. Eu moro no Horto é o 124 não sobre aqui em cima só as linhas 409 e 416. ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *