Circuito das Águas: como fazer a trilha – Ibitipoca – MG

Tempo de leitura: 5 minutos

Roteiro do Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos TrilharComo já abordei no post sobre as trilhas do Parque Estadual de Ibitipoca, o Vamos Trilhar foi se aventurar por aquelas bandas e fez dois dos três circuitos do Parque: Circuito da Janela do Céu e o Circuito das Águas.

Neste post, falarei sobre o Circuito das Águas, o mais fácil dos três, onde visitamos a Gruta dos Coelhos, Prainha, Mirante da Ponte de Pedra, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Lago das Miragens.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ficha Técnica

Localização: Conceição do Ibitipoca – Minas Gerais;
Nível: Trekking leve, com exposição ao sol;
Distância a ser percorrida: Aproximadamente 7km
Tempo: 3 a 4 horas com paradas
Atrativos: Cachoeiras, lagos, vistas incríveis e grutas;
Valores: Finais de semana e feriados – R$20,00 / Dias de semana – R$10,00;
Limite de visitação: 1.200 pessoas por dia.

O Circuito

O Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

O Circuito das Águas é muito popular entre os visitantes do parque, porque não é necessário muito esforço físico, já que não possui tantas subidas, tem muitas atrações e é o mais curto em relação aos outros dois.

É o circuito mais popular do parque por ser o mais curto e com muitas atrações. O ideal é você ir no dia seguinte ao Circuito da Janela do Céu, pois é ótimo para você relaxar nas águas geladas de Ibitipoca. Mas esta trilha não tem apenas atrativos aquáticos, você também passará por grutas e formações rochosas que vão atrair sua atenção.

Início da trilha

Início da trilha do Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Ele tem início de fato na entrada do Parque Estadual de Ibitipoca, a partir de então é só andar em direção ao Centro de Visitantes, área de camping, estacionamento e restaurante que você estará no caminho certo. Porém, antes de chegar nesse ponto tenho uma sugestão para você, passa na Gruta dos Coelhos!

Gruta dos Coelhos

Gruta dos Coelhos - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Esta é a atração mais próxima da entrada do Parque e, na verdade, pode ser visitada em qualquer Circuito, mas o ideal é deixar para ir no mesmo dia do Circuito das Águas devido ao esforço que você terá nos outros. A gruta tem túneis bem estreitos e esse é seu principal atrativo, já que ela é bem pequena e você acaba saindo na mesma estrada onde você entrou para ela.

Prainha

Prainha - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Depois de visitar a gruta, você chegará ao Centro de Visitantes e 500 metros depois, na Prainha. Este ponto é o fim do Circuito da Janela do Céu, mas é o início do Circuito das Águas. Optamos por fazer um caminho diferente da maioria das pessoas, fomos por cima ao invés de ir beirando o rio, por baixo. Portanto, atravesse a ponte da Prainha e pegue a trilha para o Caminho dos Mirantes.

Caminho dos Mirantes

Caminho dos Mirantes - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

O caminho para os mirantes é bem tranquilo e bem sinalizado. Como já falei o Parque é bem estruturado e o mesmo acontece com os mirantes que encontramos no meio do caminho. Todos eles tem cordas, estrutura de madeira e placas.

Paredão de Santo Antônio - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Logo no início você terá a vista para o Paredão de Santo Antônio, uma incrível parede de rochas com 40 metros de altitude e que fará parte de todo o seu passeio.

Mirante em cima da Cachoeira dos Macacos - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Continuando na trilha, você chegará a um mirante que fica bem em cima da Cachoeira dos Macacos. Depois de dar uma paradinha para as fotos, é hora de descer até a cachoeira.

Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Antes de chegar na Cachoeira dos Macacos, ainda passamos na parte da alta da Cachoeira da Pedra Quadrada, que possui 30 metros de altura, faz parte do mesmo rio e é um lugar bem legal para tirar fotos.

Embaixo da Cachoeira dos Macacos - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

A Cachoeira dos Macacos é a principal atração deste Circuito. Apesar de não ser uma cachoeira muito grande, tendo 5 metros de altura, é o melhor ponto para banho, pois você pode entrar embaixo da queda d’água com tranquilidade e ainda se banhar no seu poço, que dá pé em quase todos os pontos.

Ponte de Pedra

Mirante da Ponte de Pedra - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Voltando para o Caminho dos Mirantes, seguimos em direção ao mirante mais próximo da Ponte de Pedra, onde você realmente consegue entender o porquê deste nome.

Ponte de Pedra - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Apensar do nome ser Ponte de Pedra você não passará por cima dela, apenas por baixo, o que acaba caracterizando um túnel de aproximadamente 35 metros de extensão. Deste ponto, partimos em direção ao Lago das Miragens.

Lago das Miragens

Lago das Miragens - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

O lago tem aproximadamente 20 metros de comprimentos e em alguns pontos pode chegar a 2,5 metros de profundidade. Ele é ideal para relaxar, mas também dá pra ter um pouquinho de adrenalina.

Pulo no Lago das Miragens - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Nele você terá pontos para pular, beirando o paredão de pedra, podendo inclusive pular de cabeça sem problemas!

Escorrega no Lago das Miragens - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

E ainda tem uma queda d’água onde você pode escorregar! Mas cuidado para não machucar suas nádegas, assim como eu.

Caminho de volta

Caminho de Volta - Rio do Salto - Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Na volta fomos beirando todo o Rio do Salto e vimos alguns poços onde também dá para tomar banho e ainda podemos contemplar toda beleza do Paredão de Santo Antônio por baixo.

Fim da trilha

Fim do Circuito das Águas em Ibitipoca - Vamos Trilhar

Seguindo a trilha, você chegará até o ponto do restaurante novamente. Ali, você pode dar o Circuito das Águas como encerrado e aproveitar para fazer um lanche antes de ir embora do Parque.

Observação:

Ainda existem outros dois lagos e uma gruta que são visitados neste Circuito, porém como não fui em nenhum deles não tenho como falar sobre. Mas se você tiver interesse para deixar seu Circuito das Águas completo, busque por Lago Negro, Lago dos Espelhos e Gruta dos Anões.

Confira o vídeo desta trilha:

Já fez o Circuito das Águas? Conta aqui no blog a sua experiência! =)

2 Comentários


  1. Olá! Muito bom o relato de vocês!!
    Queria saber se obrigatoriamente tem que passar pela gruta para fazer o circuito… é que eu não lido bem com lugares fechados e apertados rs
    Também queria saber se o percurso (ou parte dele) é tranquilo/possível para pessoas mais velhas que tenham algum problema no joelho/quadril.
    Desde já agradeço 🙂

    Responder

    1. Oi Anni, tudo bem?

      Não é obrigado a passar pela Gruta não. Dá pra seguir o caminho normalmente sem passar por ela. A entrada e saída são na mesma estrada.

      Esse roteiro é mais tranquilo sim, vai ter alguns degraus. Não sei o nível da gravidade do seu problema, mas posso te dar o meu exemplo. Um dia antes de fazer este roteiro, machuquei os dois joelhos durante o Circuito da Janela do Céu, mal conseguia andar de tantas dores. Ainda assim, consegui fazer o Circuito das Águas completo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *