Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão – TO

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão - TO - Vamos TrilharNo segundo dia de viagem ao Jalapão fomos conhecer um dos principais atrativos do Parque, a Cachoeira da Velha. Um lugar que aguça a criatividade das pessoas pelas lendas relatadas. Para chegar até percorremos um longo caminho por estradas de terra até chegar a antiga fazenda do Pablo Escobar.

Antiga Fazenda do Pablo Escobar

Antiga Fazenda do Pablo Escobar - Jalapão - TO - Vamos Trilhar


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Isso mesmo pessoal, estamos falando do Pablo Escobar, o famoso traficante colombiano da série Narcos da Netflix. Segunda a lenda, essa fazenda era utilizada por ele para fazer o refino de coca. Essa versão é bem possível, pois tem até um pista de pouso para aviões no lugar e os próprios locais contam essa história, relatando inclusive que os funcionários da fazenda conseguiram fugir antes mesmo do exército invadir a propriedade.

Hoje ela está na responsabilidade do estado do Tocantins e é muito usada pelos guias turísticos como ponto de parada para ir ao banheiro e para fazer lanches antes ou depois de visitar a famosa Cachoeira da Velha.

A passarela até a cachoeira

Passarela da Cachoeira da Velha - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Logo depois que paramos na Fazenda, subimos novamente para o nosso transporte que nos levou o mais próximo possível da entrada para a Cachoeira da Velha. Para chegar bem pertinho da água, você precisará passar por uma passarela que tem vários pontos de descanso durante o caminho. Ela é uma atração a parte, muito bem estruturada e achei bem bonita.

Diga-se de passagem esses pontos de descanso foram bem úteis para mim, pois logo depois que cheguei na cachoeira, começou a cair um temporal e usei esses pontos para me proteger. Você andará até chegar ao principal mirante, onde terá uma vista maravilhosa da cachoeira.

A Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

A Cachoeira da Velha é a maior e a mais conhecida do Jalapão. Ela é chamada por muitos de “mini Foz do Iguaçu” por lembrar bastante as quedas de lá. O volume de água é enorme, mesmo em períodos de seca, mas quando fui estava maior ainda, pois estava chovendo bastante na região. Ela tem duas quedas que fazem um formato de ferradura com aproximadamente 15 metros de altura e 100 metros de largura.

Você tem a opção de descer do mirante e pegar uma escadinha que te leva para a parte de baixo da cachoeira, onde você poderá apenas observá-la. Além disso, pertinho da cachoeira existe uma prainha de rio, chamada de Prainha do Rio Novo, mas isso é papo para um outro post.

Lenda da Velha

O guia Alex, da Jalapão Extremo Ecotur, me falou que a cachoeira recebeu esse nome devido a uma mulher que vivia nas redondezas da cachoeira. Ela amava aquele lugar, passava várias horas sentada nas pedras olhando suas quedas, admirando aquele espetáculo da natureza. De tanto que ela gostava daquele lugar dizem que quando ela morreu seu espírito continuou por lá e que vira e mexe alguém relata vê-lo.

Pode tomar banho?

Se você espera chegar até esta bela cachoeira e tomar banho, vou ter que te dar uma má notícia. Pode tirar seu cavalinho da chuva. Como já disse anteriormente, o volume de água é enorme, portanto, por questões de segurança, o banho não é permitido. Para você ter uma ideia, eu estava no mirante, que fica relativamente afastado da água e tava respingando em mim.

Como chegar?

Tudo que fiz no Jalapão foi com guia, para mim é o melhor que você pode fazer para não correr risco de ficar perdido ou atolado naquelas estradas de terra bem confusas. Para chegar até lá você deverá buscar o acesso para a Fazenda Triagro (a do Pablo Escobar), em 122km de terra. Se você você estiver vindo de Palmas até Ponte Alta do Tocantins, pegue as rodovias TO-50 e TO-255 até chegar a estrada de terra.

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *