Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão - TO

Sabe as famosas águas do mar morto, onde é impossível afundar devido à densidade da água? Pois o Jalapão, no Tocantins, oferece algo parecido. São os Fervedouros, localizados geralmente em propriedades particulares, que proporcionam momentos de muita diversão e encanto aos visitantes. Uma das atrações singulares do Jalapão e que eu não poderia deixar de conhecer.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Mas o que são os Fervedouros?

O que são Fervedouros - Jalapão - Vamos Trilhar

Os Fervedouros nada mais são do que nascentes de rios subterrâneos em pequenos lagos de águas cristalinas. A água ao brotar gera muita pressão e acaba aumentando a densidade da água. É por isso que nada afunda nessas águas (o fenômeno também é chamado de ressurgência). Se não acredita, vá até lá e comprove. Tente entrar em um Fervedouro correndo!

Mas antes, será preciso fazer uma curta caminhada. O Vamos Trilhar foi lá conferir esses oásis brasileiros. Veja alguns dos Fervedouros abertos à visitação:

Fervedouro do Ceiça (antigo fervedouro da Glorinha)

Fervedouro Dona Glorinha (do Ceiça) - Jalapão - Vamos Trilhar

Entre brejos e riachos, é preciso de um carro para chegar até o Fervedouro do Ceiça, que fica em propriedade particular e cobrava R$10 a entrada por pessoa, e está estipulada uma quantidade máxima de pessoas e um tempo máximo de permanência (um grupo de até 6 pessoas pode permanecer 20 minutos cada).

Antigamente este fervedouro se chamava Dona Glorinha, que era a antiga dona do lugar. Porém, ela faleceu e seu filho Ceiça assumiu o local, mudando seu nome. O grupo que está aguardando pode tomar um banho de rio enquanto espera.  Aproveite para comprar os artesanatos e curtir a natureza preservada e as construções simples da região.

Fervedouro do Rio Sono

Fervedouro do Rio Sono - Jalapão - Vamos Trilhar

O Fervedouro do Rio Sono foi um dos mais tranquilos que visitei, pois muita gente não consegue ir até lá. Ele é muito ignorado por ser bem pequeno. Cabem poucas pessoas, mas é muito bonito. É uma ótima opção para relaxar já que fica bem próximo a um restaurante.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista - Jalapão - Vamos Trilhar

Elogiado pelos turistas pela facilidade no acesso e pela estrutura em comparação aos demais pontos, o Fervedouro Bela Vista é lindo. O local foi aberto há pouco mais de um ano, e possui boa profundidade permitindo que se nade com facilidade.

Fica há apenas 3km da cidade de São Félix e a estrada de terra possibilita acesso fácil. Há um restaurante na propriedade, com comida típica do Jalapão.

Mas, infelizmente, quando fui nesta atração, a água estava marrom. Havia chovido no dia anterior e durante o tempo em que estive no fervedouro, por isso a terra que fica em volta desceu e mudou a coloração da água. Logo, ele não estava com a aparência cristalina como de costume.

É possível entrar com mais pessoas e ficar o tempo que desejar, já que o fervedouro é maior e tem vários pontos. Há área para camping e a possibilidade de encomendar almoço e jantar do restaurante.

Fervedouro Buritis

Fervedouro Buritis - Jalapão - Vamos Trilhar

O Fervedouro Buritis faz parte do Parque Estadual de Jalapão e fica a 18km do centro do município de Mateiros. Lá são recebidas seis pessoas de cada vez. Nesse fervedouro, ficamos rodeados das altas palmeiras buritis. Como também estava chovendo, infelizmente, a água estava com a cor marrom.

Chegando no município de Mateiros, é preciso pegar uma estrada secundária, a mesma que leva ao Fervedouro do Ceiça e outros pontos de visitação.

Outros Fervedouros Catalogados

Ao todo existe 122 fervedouros catalogados por toda região do Jalapão, mas apenas alguns estão abertos a visita. Além dos que já falei acima, que foram os que visitei, ainda tem esses:

  • Fervedouro Buritizinho
  • Fervedouro do Salto
  • Fervedouro do Piquizeiro
  • Fervedouro do Alecrim
  • Fervedouro Encontro dos Rios
  • Fervedouro da Korubo (apenas para clientes da Korubo, também chamado de Fervedouro do Soninho)

Quem me forneceu as informações acima foi o guia Alex da Jalapão Extremo Ecotur. No mesmo dia que visitei a Cachoeira do Formiga, visitei os Fervedouros do Ceiça e do Rio Sono. No dia seguinte, quando chovei, que acabei vistando os Fervedouros Bela Vista e Buritis, mas aí já estávamos no caminho de volta para Palmas, dando tempo ainda de conhecer o Morro do Gorgulho (Vermelho).

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *