O que levar na mochila em uma trilha de curta duração?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que levar na mochila em uma trilha de curta duração - Vamos Trilhar

Partes deste post foram tirados do nosso e-book – Trilhas a pé: Guia básico para trilheiros iniciantes. que você pode baixar aqui!

Muita gente que está começando no mundo das trilhas me pergunta o que deve levar para uma trilha. Neste post vou tentar ajudar vocês com algumas dicas de alimentação e equipamentos básicos que você deve levar na mochila para suas trilhas de curta duração. Confira minhas 8 dicas:

1) Alimentação e bebida

Esqueça pratos gourmet, você precisa comer coisas leves e práticas enquanto estiver trilhando. Também não parta para os salgadinhos e refrigerantes. Prefira itens alimentares chave que lhe darão a energia necessária para a aventura. Lembre-se: trilhar é também cuidar da saúde, então faça a coisa bem feita.

Considere que a comida deve ser 25% do peso que carrega na mochila. Dê preferência a alimentos que não precisem ser cozinhados no caminho (sanduíches, biscoitos, frutas, sementes, barras de cereais etc.).

Se o local a explorar tiver um acampamento com cozinha equipada, você estará no paraíso. Aí pode levar cereais e legumes para cozinhar (arroz, batatas por exemplo) e peixes ou outros tipos de carnes fáceis de preparar.

Em matéria de bebida: água, muita água. Sucos naturais também são excelentes opções.

Tenha uma bolsa térmica que conserve tudo, inclusive a água, em temperatura ideal para evitar que sua alimentação estrague no caminho.

BÔNUS: Confira 7 dicas de hidratação para suas trilhas!

2) Eletrônicos

Não esqueça de levar máquina fotográfica e/ou filmadora (nós do Vamos Trilhar, adoramos as máquinas GoPro) para registrar sua aventura. Cuidado com as baterias: certifique-se de que elas estão devidamente carregadas para não se sentir frustrado no meio do caminho.

Um bom smartphone é item obrigatório para um trilheiro, especialmente para verificar coordenadas, temperatura e condições climáticas (quando houver conexão com a internet, claro), também para fazer registros mas não deixe de apreciar a paisagem preocupado somente com as fotos.

Uma boa dica é: quando se aventurar em equipe, combine com a galera que depois todos podem reunir as fotos num álbum ou ferramenta de armazenamento (Dropbox, por exemplo) para compartilhar os registros.

3) Capa de chuva

Ei, fique esperto: capa de chuva é item obrigatório! Tenha uma sempre na sua mochila, pois se chover você pode se molhar muito e dificultar ainda mais a aventura.

4) Protetor solar e repelente

Já dizia Pedro Bial: você vai precisar de protetor solar. Fator máximo. Também tenha um bom repelente para mosquitos, pois eles serão seus companheiros de viagem, principalmente no inverno.

5) Lanterna

Por mais que você faça uma trilha de dia, se precisar passar por grutas ou mata muito fechada, uma lanterna ajudará muito. Além disso, caso precise pernoitar, terá com o que iluminar ao redor. Ou então, em último caso, se você ficar perdido e passar a noite na mata ela pode ser muito útil.

6) Fogo

Sem água e sem fogo a humanidade não teria chegado até aqui. Leve fósforos ou esqueiros, pois caso precise acender um clarão ou fazer sinal de fumaça (exemplo extremo, hein?), você o terá.

Mas, cuidado: não vá colocar fogo no parque ecológico, hein?!

7) Kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros é sempre bom. Uma aspirina, um curativo (estilo band-aid), podem ser suficientes para passeios de um dia, mas para viagens mais longas adicione ataduras, gazes estéreis, anti-séptico etc. tomara que você nunca precise, mas, como já diziam os Mamonas: mais vale um na mão…

8) Produtos de higiene pessoal

Também não esqueça de produtos de higiene pessoal. O desodorante, por exemplo, é essencial. Imagine que você vai se jogar numa cachoeira, quando sair de lá é bom borrifar o spray nas axilas, pois a aplicação anterior já te abandonou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *