Conheça tudo sobre o Morro da Urca – RJ

Tempo de leitura: 7 minutos

trilha-morro-urca

O Vamos Trilhar abre suas portas com um post falando sobre a trilha do morro da Urca. Deixando mais bem explicado, esse blog tem como objetivo dar dicas de passeios ecológicos no Rio de Janeiro e trilhas no Rio de Janeiro, a primeira dica é: Faça a trilha do morro da Urca, é fácil, tem uma vista linda e dá para você ter uma pequena dose de adrenalina.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Não tem muito mistério: o Morro da Urca é um dos pontos turísticos mais badalados do Rio de Janeiro. Em seu pico, o visitante tem a oportunidade de pegar a primeira parada do bondinho para o famoso Pão de Açúcar. Lá vai testemunhar uma das vistas mais incríveis de toda a cidade.

Localizado na Praia Vermelha, mais precisamente na Av. Pasteur 520, Urca, o destino é encantador tanto para quem deseja fazer uma viagem tranquila e subir pelo bondinho, quanto para quem quer aventura — existem trilhas muito interessantes para se fazer no local, que não exigem muito do viajante.

Para saber tudo o que precisa sobre esse destino turístico, acompanhe o post de hoje!

Um pouco sobre o Morro da Urca

Com 220 metros de altura, o Morro da Urca proporciona uma vista incrível para o visitante. Dentre as atrações, se destacam as praias do Rio de Janeiro, como Leme, Ipanema, Leblon, Copacabana, entre outras.

Outras paisagens para contemplar lá de cima é o Cristo Redentor, a enseada de Botafogo, o Aeroporto Santos Dumont, a cidade de Niterói, a Pedra da Gávea, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.

O morro também conta com uma série de atrações próprias para quem passa por lá. É o caso do Heliponto do Morro da Urca, onde você pode pagar por uma viagem de helicóptero e ter uma experiência ainda mais incrível — claro, esse passeio não custa muito barato.

Outro grande atrativo são os bares e restaurantes da região, que muitas vezes contam com shows ao vivo. As festas costumam rolar nos finais de semana, sendo uma excelente opção para quem só quer se divertir — a festa de virada do ano lá também é muito conhecida entre os cariocas.

A trilha do Morro da Urca

Muitos acreditam que o único caminho para se chegar ao Morro da Urca é pelo bondinho, mas existe uma trilha muito boa de se pegar, acessível à todos. Com entrada pela pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, o caminho tem aproximadamente 40 minutos de duração e te conduz para os 220 metros de altitude do Morro da Urca. Também existe uma outra trilha que você sobe até o topo do Pão de Açúcar, mas para ela é necessário guia.

Primeiros passos

A Praia Vermelha é o seu ponto de partida para a trilha do Morro da Urca. Além da vista privilegiada, é a partir de lá que você vai pegar a pista Cláudio Coutinho, que dá início ao caminho até o ponto de partida para a trilha. O caminho todo tem aproximadamente 500 metros e a subida leva em torno de 40 minutos.

Árvores e animais pelo caminho

A escadaria é uma das primeiras coisas que encontrará na sua trajetória durante a trilha. Ela marca exatamente onde você precisa passar no seu caminho e não existem muitos obstáculos — por sinal, a trilha é muito bem sinalizada. Pássaros, micos e saguis são alguns exemplo de animais que encontrará no caminho.

Direita e esquerda

Vai chegar em um momento da trilha que você poderá escolher duas alternativas: ir para a direita ou para a esquerda. Os dois trajetos são fáceis, mas proporcionam vistas diferentes para o viajante.

Na direita o caminho é um pouco mais tranquilo, pois há menos subida, mas é mais fechado por causa das plantas. Além disso, se quiser um pouco mais de aventura, você pode fazer uma escalada de quase 90 graus na pedra do morro.

No caminho da esquerda a subida é maior, mas também é muito fácil. Uma das primeiras coisas que você vai encontrar é um mirante que dá visão para a praia da Urca.

Precauções

Em primeiro lugar, é muito importante lembrar que, ao chegar no final da trilha, você não pode mais pegar o bondinho de graça — a restrição começou em 2015, mas muitos ainda acreditam que funciona como antigamente. Leve lanches e água.

Para quem já tem experiência com rapel e escalada, recomendo também a trilha Costão do Pão de Açúcar, com aproximadamente 15 metros. Nesse caso, o ideal é fazer a subida com alguém que conheça bem do assunto para evitar acidentes.

O ideal é você sempre ir para as trilhas com alguém que já foi e conhece bem a região e os macetes para você não se cansar muito na subida. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças chegar no topo sozinho, principalmente no fim de semana, onde é comum vários grupos se reunirem para fazer a caminhada. Então se você está na cidade a passeio e não conhece ninguém, é só seguir um deles.

Recomendações

A maior parte do caminho é plano, sem muitos obstáculos, mas, no início, temos algumas subidinhas íngremes. Mas até crianças usam a trilha. A indicação é para pessoas acima de 5 anos de idade e que tenham um hábito saudável, como fazer atividades físicas de leve a moderadas pelo menos uma vez por semana. Então é bem fácil, até para quem não está acostumado com aventuras. Para você fazer a trilha com segurança, recomendo que levem:

  1. Garrafa com 1 litro de água;
  2. Lanche, pois as coisas são muito caras no topo do morro da Urca;
  3. Maquina Fotográfica (indispensável);
  4. Tênis confortável e, de preferência, anti-impacto.

Atrações dos arredores do Morro da Urca

Esse não seria o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro se não tivesse suas próprias atrações. O Morro da Urca está repleto delas, principalmente quando incluímos os arredores do local. A seguir, vou mostrar algumas atrações que podem ser aproveitadas por lá, além da trilha e da escalada, é claro.

Passeio de bondinho

O primeiro atrativo é o próprio bondinho. A passagem pelo bonde custa aproximadamente R$ 100, sendo que é possível pagar meia entrada. O passeio por si só já é uma excelente experiência, já que você tem a oportunidade de ver a cidade do Rio de Janeiro de um ângulo privilegiado.

Museu do Pão de Açúcar

Antes de chegar ao final do passeio de bondinho, você pode testemunhar um pouco da história do Pão de Açúcar e de suas atrações. Há um museu que conta com imagens interessantes sobre o local. Além disso, você também acompanha um pouquinho mais da história do Rio de Janeiro.

Bares e restaurantes

Existem muitos bares e restaurantes no bondinho e você pode almoçar por lá. Acontece que a Urca também conta com uma série de restaurantes legais. Então, antes de subir, recomendo que dê uma olhada ao longo da Praia Vermelha e da Urca para achar o local mais aconchegante para você.

Festas e eventos

Se planeja fazer esse tipo de passeio e o seu negócio é festa, então é bom dar uma olhada na programação do Morro da Urca. Existe uma arena especial para eventos e festas. Alguns exemplos são a Arena Morro da Urca e o Arraial do Monobloco. Se preferir, também pode aparecer por lá no ano novo e curtir a festa de Reveillon.

Passar no Morro da Urca é inevitável se você planeja viajar para o Rio de Janeiro. Não importa se você é um aventureiro ou turista casual: lá você vai ter uma das vistas mais lindas da Cidade Maravilhosa. Excelente local para tirar fotos e passar o fim de tarde com as pessoas que você mais gosta.

5 Comentários


  1. Já fiz essa trilha! Cansativa, mas vale a pena cada suor!!! A vista é simplesmente maravilhosa!!!

    Responder

    1. A trilha realmente é maravilhosa! Não achei tão cansativa quando fiz, porém cada pessoa tem uma determinada resistência.
      Quando você foi você fez os dois caminhos ou apenas o que leva direto ao topo do morro da urca?
      Você pode entender melhor o que estou querendo dizer, lendo os outros posts sobre a trilha do morro da urca.
      Se você estiver interessada em fazer outras trilhas, estou escrevendo sobre a da Pedra Bonita, já fiz o primeiro post falando sobre ela e vou acabar de escrever o roteiro para colocar aqui no blog.
      Obrigado!

      Responder

  2. Realmente uma trilha maravilhosa! Rápida e oferece uma visão incrível. Quando eu fui, eu estava no meio de um torneio escoteiro (torneio sênior João Ribeiro dos Santos), não marcamos o tempo certo, mas creio que não chegou a 30 minutos. Por mais que de tanta pressa por conta do tempo de duração do torneio, não pude deixar de parar e apreciar a paisagem lá de cima! Recomendo e pretendo ir mais vezes.

    Responder

  3. olá, estou pretendendo fazer essa trilha na segunda, devo ir sozinho.
    primeira de muitas trilhas. rs

    Responder

    1. Boa Carlos Alberto!

      Seja bem vindo ao mundo das trilhas, não vai se arrepender. É muito viciante! =)

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *