Conheça tudo sobre o Pico do Perdido

Tempo de leitura: 1 minuto

Conheça tudo sobre o Pico do Perdido - Vamos Trilhar

O Pico do Perdido é o principal símbolo do bairro Grajaú e faz parte do Maciço da Tijuca. Ele também é conhecido como Pedra do Andaraí ou ainda Pico do Papagaio, além de outros nomes menos comuns como Pedra do Grajaú, Andaraí Menor e Pão de Açúcar do Grajaú. Sua peculiar forma piramidal, em granito puro, chama atenção e pode ser admirada de todo bairro do Grajaú. Este é um local muito procurado por praticantes de montanhismo, tanto por suas trilhas e cachoeiras, quanto por suas imensas vias de escalada presentes em seus 445 metros de altitude.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Trilhas

As trilhas para o Pico do Perdido ainda são pouco conhecidas pelo público em geral, apenas os praticantes mais frequentes de montanhismo conhecem. Você não precisa fazer a trilha apenas para chegar ao topo do Pico do Perdido, pode também desfrutar de pequenas cachoeiras e riachos para se refrescar. Você pode chegar ao Pico do Perdido de duas maneiras: Travessia Alto da Boa Vista x Grajaú e Rua Marianópolis. Eu já fiz pelos dois caminhos e o da Marianópolis é muito mais curto que o da Travessia. A trilha pela Rua Marianópolis começa logo depois do portão que marca a entrada do Parque da Tijuca, pelo Grajaú. Mas vou falar sobre ela em uma próxima postagem.

História

Ruínas do Pico do Perdido - Vamos Trilhar

A trilha do Pico do Perdido era chamada de Caminho do Marumbi (significa Mosquito em tupi) e recebeu esse nome por dar acesso a antiga Fazenda Vila Rica, que no início do século XIX pertenceu à Viscondessa de Alcântara. Hoje você pode encontrar neste local uma das maiores ruínas da Floresta da Tijuca, com grandes muralhas de uma casa de dois pavimentos, com engenho, oficina de forja e pátio de secagem de café, além de vestígios de roda d’água e represa.

Confira o vídeo desta trilha:

1 comentário


  1. Para os que curtem escalada ou bouldering tem uma pequena rocha antes de começar a trilha para o Perdido do Grajaú, mas dentro da reserva, chamada Fenda do Além … o ideal é usar corda, mas tem um lance inicial bem complicado … acho que é um 6sup … recomendo para quem deseja fazer algo diferente.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *