Morro Dois Irmãos: guia completo de como fazer a trilha

Tempo de leitura: 7 minutos

roteiro-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

A nossa cidade é realmente maravilhosa, todos já sabemos disso. Mas a missão do Vamos Trilhar  é explorá-la e apresentar novos pontos de vista através das trilhas que existem nela.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

São diversos atrativos para que possamos contemplar toda beleza natural e urbana do Rio de Janeiro como, por exemplo, o Morro da Urca, Pão de Açúcar, Pico da Tijuca, Pedra Bonita e muito mais.

Alguns você consegue ir de carro ou outros meios de transportes, outros só de trilha, um esforço que é totalmente recompensador. Esse é o caso do Morro Dois Irmãos.

O Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude. Antigamente, as terras do seu entorno eram usadas como pastos e lavouras, e em seguida foram transformadas em canaviais até o século XIX.

Só em 1930 que começou a ocupação urbana da área, onde nasceu o Alto Leblon e o Vidigal. No seu ponto mais alto, a vista é 360°, ou seja podemos ver toda a Zona Sul da cidade e até um pouquinho de outras regiões.

Tem esse nome porque a rocha se divide em duas, formando o Irmão Maior e o Irmão Menor. Por incrível que pareça, é mais fácil chegar até o topo do Irmão Maior que o do Irmão Menor. Até agora não ouvi falar de um caminho que levasse até lá, se descobrir postarei aqui depois de fazer, é claro!

Localização do Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos fica localizado no Leblon, mas continua até a praia de São Conrado. Além disso, a comunidade do Vidigal está presente em sua rocha e é através dela que a trilha inicia. O mapa abaixo permite a visualização perfeita do local:

O que fazer no Morro Dois Irmãos

A trilha e o parque Dois Irmãos - Caminhadas Ecológicas RJ

No Morro Dois Irmãos existem dois lugares diferentes a serem visitados:

Trilha do Morro Dois Irmãos

Ela não é uma trilha longa, são apenas 1.6km, mas dependendo do seu condicionamento físico você poderá levar até 2 horas para realizar o trajeto. Apesar de ser considerada uma trilha leve para moderada, é recomendado que você vá com um guia, pois ela não é tão bem sinalizada.

Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos

O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos é um parque muito grande, ocupando uma área total de 39 hectares. Ele é muito utilizado para ensaios fotográficos, já que sua vista da orla do Leblon é maravilhosa. Foi criado em 1992 e ainda é pouco conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas.

Possui áreas para piquenique, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol, parquinho para crianças e sete mirantes que dão vista para cartões-postais cariocas como o Cristo Redentor, o Arpoador e as praias de Ipanema, Leblon e São Conrado. Desde 2011 o parque é autossuficiente energeticamente, graças à instalação de painéis de energia solar.

Começando a Trilha para o Morro Dois Irmãos

Morro do Vidigal

praça-do-morro-do-vidigal-vamos-trilhar-dois-irmãos

O acesso para a trilha começa no Morro do Vidigal. Há um tempo atrás, não era possível acessá-las, porém com a UPP ficou bem mais fácil e tranquilo.

A partir desse ponto você pode escolher se vai a pé até o ponto mais alto da comunidade ou se pegará algum transporte como mototáxi ou kombi para chegar até o início da trilha de fato.

Início da trilha

início-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Chegando no ponto inicial da trilha, perto da Vila Olímpica do Vidigal, você verá algumas casas. É pelos fundos delas que se dá o início, porém não tire fotos nessa região para respeitar a privacidade dos moradores.

Daí em diante, você enfrentará pequenas subidas e muita terra seca, que tem várias pedrinhas. Se você não estiver com um calçado adequado escorregará bastante.

Vá com bastante calma no início, pois a trilha aparenta ser bem fácil mas você pode ficar sem fôlego facilmente, pois ela apresenta algumas subidas íngremes.

A trilha do Dois Irmãos

a-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Passado o início, você passará por matas fechadinhas, cheias de plantas que vão te arranhar, por isso faça a trilha com uma roupa adequada.

Também fique sempre atento onde você colocará suas mãos, pois existem árvores com espinhos e você poderá se espetar apenas por falta de atenção, porém também poderá acidentalmente colocar a mão em algum animal.

Fique de olho também no chão, pois existem vários troncos que demarcam o caminho e você poderá acabar tropeçando.

Primeiro Mirante

primeiro-mirante-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Continue andando e você chegará ao primeiro mirante. Dele você já tem um gostinho do que te espera no topo do Irmão Maior. A beleza da paisagem chega a beirar o absurdo, como Deus pode ter feito um lugar tão bonito assim?

Você pode ver nesse primeiro momento a Rocinha entendo toda sua imensidão e pode ficar contemplando a pedrinha preferida de todos os cariocas, a Pedra da Gávea. Seguindo adiante você encontrará algumas bifurcações, fique sempre à esquerda e tudo ficará certo!

Rumo ao topo

rumo-ao-topo-da-trilha-do-morro-dois-irmãos

Após esse primeiro mirante a trilha vai ficar bem aberta e você ficará muito exposto ao sol, portanto não esqueça de levar filtro solar. Em compensação, ela fica menos íngreme e você vai conseguir chegar ao topo com tranquilamente.

Você ainda passará por outros mirantes e ficará bem exposto ao mar podendo ver as Ilhas Cagarras. Não desista, você já está bem próximo de alcançar os 539 metros de altitude!

Pico do Morro Dois Irmãos

Ao chegar ao topo só tenho uma palavra para definir: MAGNÍFICO! A paisagem no pico é sensacional, você consegue ver o Rio de Janeiro em 360º. Mais a frente do totem que marca o ponto mais alto, você encontrará o principal mirante.

Ali você entende o porque de falarem que a Lagoa Rodrigo de Freitas ter formato de coração, fica muito claro isso. Aproveite para descansar, tirar muitas fotos, fazer um lanche e repor suas energias para a descida.

A descida

a-descida-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Não existe muito mistério em relação à descida, pois é o mesmo caminho da subida. Fique atento pois é muito escorregadia, eu mesmo caí de bunda várias vezes. Também fique atento aos impactos no seu joelho, pois isso poderá acabar com sua aventura e resultará em muita dor no final.

Esta trilha é uma das que possui melhor relação entre esforço físico e beleza. Não é muito exigente e compensa com visuais incríveis e ainda pouco conhecidos da Zona Sul carioca.

O que levar para a trilha do Morro Dois Irmãos

  • Use tênis confortável com meias, e solado para trilhas;
  • Indicado para pessoas com boa saúde e acostumadas a fazerem atividades físicas moderadas pelo menos duas vezes por semana.
  • Carregue os seguintes pertences numa mochila resistente e confortável:
    • Garrafa de 2 litros d’ água por pessoa;
    • Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…);
    • Boné ou Chapéu;
    • Protetor solar; Repelente; Saco de lixo; Óculos escuros;
    • Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;
    • Medicamento de uso pessoal e documentação(RG, CPF e carteira do plano de saúde)

Dicas para a trilha do Morro Dois Irmãos

  1. Vá bem cedo para não pegar tanto calor ou vá no fim do dia para ver o pôr-do-sol, só não esqueça de levar lanterna de cabeça para fazer a descida de noite. Vale MUITO a pena!
  2. Leve trajes de banho e no fim vá dar um tchibum nas praias mais próximas como São Conrado, Joatinga e Leblon.
  3. Aproveite para fazer um passeio turístico na comunidade.

13 Comentários


  1. Que exce;ente post! uma pergunta e mae aventureira: consigo fazer a trilha carregando um bebe no canguru? aquela mochilinha que deixa o bebe preso a barriga da mae? ha escaladas, etc?

    Responder

    1. Olá Letícia, nunca vi ninguém fazendo essa trilha com essa mochilinha. Porém ela não é muito complicada, acredito que você consiga tranquilamente! =D

      Responder

  2. Olá Vinicius,

    Muito bom o artigo sobre a trilha do Morro Dois Irmãos. Queria, se possível, esclarecer alguns pontos:
    1 – Existem guias locais, e se positivo, onde contactá-los?
    2 – É seguro, podemos levar máquinas e celulares tanto pela manhã, quanto à tarde?

    Grato,

    Henrique Reis

    Responder

    1. Oi Henrique, tudo bem?

      Existem guias locais sim, mas infelizmente não conheço nenhum. Recomendo procurar alguns grupos como RJ Adventura ou Kmon Adventures. Quando eu fui levei todos os meus equipamentos, vi o pôr do sol lá de cima e voltei na trilha de noite. Foi bem tranquilo, não tive nenhum problema.

      Grande abraço!
      Vinícius Pinto

      Responder

  3. Parabéns, dicas muito boas. Vou marcar com a galera daqui de Niterói pra fazer a trilha, mas vou sem guia mesmo, quero adrenalina kkkkk. Valeu, boa sorte com o site.

    Responder

  4. Ameiii seu post
    Quero muito trilhar..
    Mas com respeito a valor, o custo da triha. Como e ?

    Responder

    1. Oi José,
      Não somos um grupo de trilhas e sim um blog onde buscamos incentivar as pessoas a fazerem trilhas, colocando as nossas próprias experiências.

      Responder

  5. Oi, queria saber se a comunidade é tranquila, e se tem perigo fazer a trilha sozinho. Tenho 16 anos, quero ir antes do por do sol, voltar a noite, e ir para o bar da laje, onde meu pai e minha irmã vão estar.

    Responder

    1. Fala Luis, tudo bem?

      A comunidade é mais tranquila que as outras aqui do RJ, mas sempre tem que ter cuidado. Acredito que você não terá problemas.

      Responder

  6. Olá. Boa tarde. Sou de Volta Redonda e esse seu post me animou muito a ir no Rio fazer a trilha. Uma pergunta…
    Sabe me dizer se há algum estacionamento, nem que seja particular, por perto?

    Responder

    1. Oi Iuri, tudo bem?
      Teria que estacionar na praia do Leblon e ir andando até o Vidigal, onde é a trilha. Não é uma distância muito longa, dá pra ir tranquilo!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *