Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A Catarata dos Couros é uma atração da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que encanta todo mundo. Para chegar até lá não é muito difícil, por mais que a aura de paraíso intocável dê uma impressão ao contrário.


Para conhecer os detalhes mais importantes deste atrativo, ver fotos e ter informações úteis, continue lendo!

A incrível Catarata dos Couros

A incrível Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Resultado do ruidoso e caudaloso Rio dos Couros faz, a Catarata dos Couros é uma sequência de corredeiras, cachoeiras e poços próxima do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mais precisamente, no município de São João d’Aliança, a 53 Km de Alto Paraíso de Goiás.

Há quem chame as cataratas de Cachoeira de São Vicente. De qualquer forma, trata-se de uma queda d’água de mais de 100 metros que durante os períodos de chuva intensa pode se tornar perigosa.

Aos pés da Catarata dos Couros, formam-se poços de água límpida e gelada, o que torna a apreciação agradável e muito divertida.  

A trilha para a Catarata dos Couros

A trilha para a Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO

Para começar, é importante saber que a trilha que leva até a Catarata dos Couros deve ser percorrida com acompanhamento de um guia local (custo médio: R$ 20 por pessoa). Especialmente quando se trata da primeira visita.

O caminho percorrido é considerado fácil, plano e curto para algumas pessoas e moderado por outras. Há muitas pedras no caminho, o que exige uma certa habilidade atlética. Há guias que levam os visitantes de carro, ou seja, caminhar não é a única opção.

Em passo moderado, o tempo para percorrer a trilha (ida e volta) é de aproximadamente duas horas. Toda a trilha é feita margeando o Rio dos Couros (assim chamado, pois os caçadores desciam até a margem para lavar suas caças). E no caminho há algumas outras cachoeiras menores, ideais para uma parada de descanso e refresco.

A Cachoeira da Muralha

A Cachoeira da Muralha - Catarata dos Couros - GO - Vamos Trilhar

A Catarata dos Couros é composta por três imponentes quedas d’água. A primeira delas, que é vista logo na chegada: a Cachoeira da Muralha, que desce até os pés do cânion formando um poço calmo e relativamente fundo.

Infelizmente, não pude visitar as outras quedas, pois o tempo estava nublado e com algumas pancadas de chuva isoladas pela região. Com isso, aumentou o risco de trombas d’água e preferimos não prosseguir. Desta forma, não tenho foto das outras quedas para mostrar para vocês. 🙁

Almécegas 1000

A Almécegas 1000 é também muito bonita. É importante não confundí-la com as Almécegas 1 e 2, que são outras cachoeiras dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Além do véu de noiva muito bonito, essa cachoeira forma um poço muito tranquilo para relaxar e curtir. Muitos corajosos até arriscam pulos e mergulhos neste lago.

Bujão

A terceira e última cachoeira das cataratas é chamada de Bujão.

Como chegar?

Para chegar até a Catarata dos Couros é um tanto quanto difícil. Para começar, é preciso percorrer 19,5 km de asfalto desde Alto Paraíso de Goiás. Depois, é deve-se seguir uma placa na estrada que indica o caminho de terra. São mais 26,5 km.

Não há transporte público. Logo, é importante ir de carro ou alugar um na região.

Preciso de guia?

Sim, é totalmente aconselhável contar com o auxílio de um profissional especializado.

Confira o vídeo desta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *