Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros – GO

Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar - 2018

A Catarata dos Couros é uma atração da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que encanta todo mundo. Para chegar até lá não é muito difícil, por mais que a aura de paraíso intocável dê uma impressão ao contrário.

Para conhecer os detalhes mais importantes deste atrativo, ver fotos e ter informações úteis, continue lendo!

A incrível Catarata dos Couros

A incrível Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Resultado do ruidoso e caudaloso Rio dos Couros faz, a Catarata dos Couros é uma sequência de corredeiras, cachoeiras e poços próxima do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mais precisamente, no município de São João d’Aliança, a 53 Km de Alto Paraíso de Goiás.

Há quem chame as cataratas de Cachoeira de São Vicente. De qualquer forma, trata-se de uma queda d’água de mais de 100 metros que durante os períodos de chuva intensa pode se tornar perigosa.

Aos pés da Catarata dos Couros, formam-se poços de água límpida e gelada, o que torna a apreciação agradável e muito divertida.

Roteiro 1 – A trilha para a Cachoeira da Muralha – Catarata dos Couros

A trilha para a Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO

Para começar, é importante saber que a trilha que leva até a Catarata dos Couros deve ser percorrida com acompanhamento de um guia local (o nosso foi o @river_mello), especialmente quando se trata da primeira visita.

O caminho percorrido é considerado fácil, plano e curto para algumas pessoas e moderado por outras. Há muitas pedras no caminho, o que exige uma certa habilidade atlética. Há guias que levam os visitantes de carro, ou seja, caminhar não é a única opção.

Em passo moderado, o tempo para percorrer a trilha (ida e volta) é de aproximadamente duas horas. Toda a trilha é feita margeando o Rio dos Couros (assim chamado, pois os caçadores desciam até a margem para lavar suas caças). E no caminho há algumas outras cachoeiras menores, ideais para uma parada de descanso e refresco.

A Cachoeira da Muralha

A Cachoeira da Muralha - Catarata dos Couros - GO - Vamos Trilhar

A Catarata dos Couros é composta por três imponentes quedas d’água. A primeira delas, que é vista logo na chegada: a Cachoeira da Muralha, que desce até os pés do cânion formando um poço calmo e relativamente fundo.

Infelizmente, não pude visitar as outras quedas, pois o tempo estava nublado e com algumas pancadas de chuva isoladas pela região. Com isso, aumentou o risco de trombas d’água e preferimos não prosseguir. Desta forma, não tenho foto das outras quedas para mostrar para vocês. 🙁

ATUALIZAÇÃO

Em julho de 2018 nós voltamos para as Catarata dos Couros e ficamos encantados. No período de seca ela é maravilhosa e você pode explorar muitos outros lugares. Apesar de ter menos água que nessa outra época que fomos, estava muito melhor para tomar banho. Dessa forma, conseguimos explorar as outras quedas que existem por lá.

Roteiro 2 – A trilha alternativa – 100% Couros (só com guia)

Como estávamos com guia, começamos a pegar um caminho diferente da maioria das pessoas, para aproveitar 100% da Catarata dos Couros. É bom estar mais preparado para esta trilha, pois ela possui descidas bem íngremes, subidas puxadas e mirantes de tirar o fôlego.

Mirante do Bujão

Cânion do Botijão - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Depois de cerca de 30 minutos de trilha chegamos ao primeiro mirante da Catarata dos Couros, que fica em frente ao Cânion do Botijão, a parte final da Catarata. Depois subimos um pouco mais para ter um ângulo melhor.

Cachoeira do Capacete

Cachoeira do Capacete - Parte de cima - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Voltamos para a trilha e depois de mais 20 minutos chegamos até a Cachoeira do Capacete, que foi onde passamos a maior parte do tempo. Nela existe ponto de pulo, de escorrega e belas quedas d’água.

Cachoeira do Capacete - Parte de baixo - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Ainda pulamos para a queda de baixo, para ficar bem acima, na pontinha da Cachoeira do Botijão e ter mais uma vista privilegiada do Cânion.

Beira da Cachoeira do Botijão - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Almécegas 1000

Em seguida, voltamos para a trilha para subir a cachoeira até chegar a Almécegas 1000. Para mim, a queda mais bonita. Ficamos pouco tempo nela, mas deu pra contemplar bem e admirar sua beleza. Ela tem diversos pontos de banho e dá para você ir escalando a queda aos poucos.

A Almécegas 1000 é também muito bonita. É importante não confundi-la com as Almécegas 1 e 2, que são outras cachoeiras mais distantes dali.

Subindo a Almécegas 1000 - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Além do véu de noiva muito bonito, essa cachoeira forma um poço muito tranquilo para relaxar e curtir. Muitos corajosos até arriscam pulos e mergulhos neste lago.

Franjinha

Franjinha - Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Continuamos subindo o rio, só que escalando as pedras da Almécegas 1000 pelo meio da queda d’água. Na parte de cima, chegamos na Franjinha que são diversas hidromassagens ao longo do rio. Ótimo pra quem está com crianças e quer aproveitar um parte mais vazia e calma da Catarata.

Continuando a trilha até a Cachoeira da Muralha

Cachoeira da Muralha - Catarata dos Courtos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Continuando a trilha chegamos na Cachoeira da Muralha, a mais visitada por todos que vão em Couros. Em época de cheia, toda sua extensão fica coberta de água. Na época de seca, tem algumas quedas separadas, mas que é ótimo pra aproveitar e tomar banho. Em cheia não dá pra entrar na água direito.

Ela fica bem próxima ao estacionamento e por isso acaba sendo a mais visitada. Como o sol já estava começando a ir embora, nos preparamos pra ir também.

Ao todo percorremos 6km de trilha parando em diversos pontos e tivemos a certeza que esse é um atrativo imperdível da Chapada dos Veadeiros.

Como chegar?

Para chegar até a Catarata dos Couros é um tanto quanto difícil. Para começar, é preciso percorrer 19,5 km de asfalto desde Alto Paraíso de Goiás. Depois, é deve-se seguir uma placa na estrada que indica o caminho de terra. São mais 26,5 km.

Não há transporte público. Logo, é importante ir de carro ou alugar um na região.

Preciso de guia?

Sim, é totalmente aconselhável contar com o auxílio de um profissional especializado. A estrada para chegar até o atrativo não é muito bem sinalizada e corre risco de você se perder. Além disso, vale a pena ter um guia que conheça bem o local para que você consiga explorar cada cantinho da Catarata dos Couros. O nosso guia foi o @river_mello!

Época de cheia x Época de Seca

Nós já visitamos a Catarata dos Couros nos dois períodos. Eles possuem belezas diferentes. Em épocas de cheia (outubro a abril), você encontrará as cachoeiras com um volume de água muito grande, será mais difícil de se banhar, mas encanta pela imponência de natureza. Já em épocas de seca (maio a setembro), ela fica um pouco mais fraca e acaba sendo ótimo para aproveitar todas as quedas.

Cachoeira da Muralha em época de Cheia

Cachoeira da Muralha em época de Seca

Cachoeira da Muralha em época de seca - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar - 2018

Outras informações:

Pagamos 10 reais para estacionar o carro e não teve taxa de entrada. Não tem banheiro, mas tem lugar para comprar comidas e bebidas. Pode reservar o almoço.