Conheça tudo sobre o Morro Dois Irmãos

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça tudo sobre o Morro Dois Irmãos - Caminhadas Ecológicas RJ

A nossa cidade é realmente maravilhosa, todos já sabemos disso. Mas a missão do Vamos Trilhar  é explorá-la e apresentar novos pontos de vista através das trilhas que existem nela. São diversos atrativos para que possamos contemplar toda beleza natural e urbana do Rio de Janeiro como, por exemplo, o Morro da Urca, Pão de Açúcar, Pico da Tijuca, Pedra Bonita e muito mais. Alguns dá para ir de carro ou outros meios de transportes, outros só de trilha, um esforço que é totalmente recompensador. Esse é o caso do Morro Dois Irmãos.


O Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude. Antigamente, as terras do seu entorno eram usadas como pastos e lavouras, e em seguida foram transformadas em canaviais até o século XIX. Só em 1930 que começou a ocupação urbana da área, onde nasceu o Alto Leblon e o Vidigal. No seu ponto mais alto, a vista é 360°, ou seja podemos ver toda a Zona Sul da cidade e até um pouquinho de outras regiões.

Tem esse nome porque a rocha se divide em duas, formando o Irmão Maior e o Irmão Menor. Por incrível que pareça, é mais fácil chegar até o topo do Irmão Maior que o do Irmão Menor. Até agora não ouvi falar de um caminho que levasse até lá, se descobrir postarei aqui depois de fazer, é claro! rs

Faça esta trilha com a Kmon Adventure!

Localização do Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos fica localizado no Leblon, mas continua até a praia de São Conrado. Além disso, a favela do Vidigal está presente em sua rocha e é através dela que a trilha inicia. O mapa abaixo permite a visualização perfeita do local:

A trilha e o parque

A trilha e o parque Dois Irmãos - Caminhadas Ecológicas RJ

No Morro Dois Irmãos existem dois lugares diferentes a serem visitados, a trilha e o parque:

Trilha – Tem aproximadamente 1,6km de distância para chegar ao cume e ter uma vista fantástica da cidade. Escreverei um outro post exclusivo dela em breve!

Parque – O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos é muito grande, ocupa uma área total de 39 hectares. Ele é muito utilizado para ensaios fotográficos, já que sua vista da orla do Leblon é maravilhosa. Foi criado em 1992 e ainda é pouco conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas. Possui áreas para piquenique, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol, parquinho para crianças e sete mirantes que dão vista para cartões-postais cariocas como o Cristo Redentor, o Arpoador e as praias de Ipanema, Leblon e São Conrado. Desde 2011 o parque é auto-suficiente energeticamente, graças à instalação de paineis de energia solar .

Confira o vídeo desta trilha:

Como falei anteriormente, em breve escreverei um outro texto sobre como fazer a trilha do Morro Dois Irmãos com algumas dicas. Espero que esse texto tenha te ajudado e se tiver alguma dúvida, DEIXE UM COMENTÁRIO! Vou te responder se souber! =)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *