12 cachoeiras imperdíveis em Paraty – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

12 cachoeiras imperdíveis em Paraty - RJ - Vamos Trilhar-min

O que pode ser melhor que água doce, limpa e corrente para tomarmos um banho em dias de calor? E se ainda estiverem em meio à Mata Atlântica conservada?


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Essas são as cachoeiras de Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, com paisagens inesquecíveis.

Cachoeiras de Paraty

No período do verão, algumas cachoeiras são tão visitadas quanto as praias. Podemos chegar de carro, ônibus ou jipe de empresas de turismo próximo. Algumas têm serviços disponíveis. Outras de acesso mais difícil são alternativas menos visitadas e sem infraestrutura.

Somadas às praias e aos atrativos históricos e culturais formam uma das principais cidades turísticas do Brasil.

A seguir apresentamos as 12 cachoeiras de Paraty que você não pode deixar de conhecer quando estiver na cidade ou região.

Cachoeira do Tobogã (da Penha)

Conheça tudo sobre a Cachoeira do Tobogã - Paraty - RJ - Vamos Trilhar-min

Um dos principais atrativos turísticos de Paraty está na Cachoeira do Tobogã, ou da Penha. Ali podemos escorregar em uma rocha lisa por onde passa a água da cachoeira. Crianças e idosos já se divertiram com segurança seguindo as instruções. Para os mais radicais, há até campeonatos com manobras. Tem atendimentos de bar e restaurante próximos.

Poço do Tarzan

Ponte do Poço do Tarzan - Paraty - RJ - Vamos Trilhar-min

Subindo o rio após a Cachoeira do Escorrega chegamos no Poço do Tarzan. Uma ponte pênsil leva a um restaurante com vista incrível e ao poço natural. Os mais aventureiros podem saltar de uma rocha de mais de 10 metros para o meio do poço natural com água clara.  

Poço da Jamaica

A Cachoeira da Jamaica - Paraty - RJ - Vamos Trilhar.webp-min

Mais reservado que as anteriores, o Poço da Jamaica tem uma das melhores duchas naturais da região. É um dos atrativos mais tranquilos, que exige atenção para identificar o início da trilha. Podemos ficar entre a queda d’água e a rocha, tomando cuidado com a força da água. Essa cachoeira forma um poço ótimo para banho e relaxamento em meio à natureza.

Poço dos Ingleses

Conheça tudo sobre o Poço dos Ingleses - Paraty - RJ - Vamos Trilhar-min

O Poço do Inglês ou dos Ingleses é um dos mais indicados para o mergulho em Paraty. Há uma corda fixa em galho de árvore que os aventureiros usam para balançar e se soltar no meio do poço natural. Fica no caminho para a Cachoeira Pedra Branca, seguindo a trilha que acompanha um córrego.

Cachoeira da Pedra Branca

Uma cachoeira com linda queda d’água e um poço natural acima é a Pedra Branca. É uma das mais conhecidas de Paraty. Fica em área particular com cobrança de entrada. Ali esteve instalada uma hidrelétrica, onde há somente ruínas que formam lindas paisagens.

Poço da Usina (Toca da Ingrácia)

Um poço com água cristalina mantido onde existia uma usina hidrelétrica. Esse é o Poço da Usina, também conhecido como Toca da Ingrácia. Permanecem a laje e ruínas da estrutura da casa de força. Apesar de ser um ponto pouco conhecido e visitado, fica próximo da rodovia. É indicado para quem procura história local e tranquilidade.

Poço da Laje

Outra alternativa mais tranquila é o Poço da Laje. Fica a poucos metros da Estrada do Corisco que sai da Rodovia Rio-Santos. Não faz parte dos circuitos de jipes. É um poço raso de água cristalina, onde o rio passa devagar e tem uma grande rocha e vegetação no entorno.

Cachoeira das Andorinhas

Seguindo o rio por 200 metros após o Poço da Laje podemos chegar na Cachoeira das Andorinhas. Este é um dos atrativos mais tranquilos por estar fora do “Circuito das Águas” de Paraty. É parecida com a anterior, com uma piscina natural tranquila. As rochas formam desenhos que rendem ótimas fotos na paisagem.

Cachoeira da Graúna

Seguindo de Paraty para Angra dos Reis também encontramos ótimos pontos para banho em água doce. A Cachoeira da Graúna fica na estrada de mesmo nome, a alguns quilômetros de Paraty. Forma poços de água cristalina muito indicados para tomar banho e relaxar com toda a família. O mais conhecido é o Poço Grande, considerado o maior da região.

Cachoeira do Iriri

São duas quedas d’água e dois poços naturais com água cristalina na Cachoeira do Iriri. Apesar de estar em área particular, o acesso é gratuito e somente por caminhada. É a mais distante de Paraty dessa lista. Fica no sentido para Angra dos Reis, bem depois da Graúna, na localidade de Sertão do Taquari.

Cachoeira do Taquari (do Caixote)

A cachoeira mais radical dessa lista é a do Taquari, também conhecida como Cachoeira do Caixote. Para chegar nela o aventureiro passa pelo Poço da Usina, por pontes instáveis e pedras escorregadias. São três poços, sendo que o do meio tem vista incrível para o mar. Um paredão que foi formado por erosão da água reflete no poço. Tem pontos de salto na água de 4 a 7 metros de altura e uma corda que os moradores locais caem na água fazendo acrobacias. O visual é surpreendente.

Cachoeira dos Codós (Trindade)

A Pedra que Engole - Trindade - RJ - Vamos Trilhar-min

Próxima da Vila de Trindade, a Cachoeira dos Codós é na verdade uma sequência de quedas d’água e de poços naturais incríveis. A mais conhecida e visitada é a Pedra que Engole, onde podemos ser sugados para uma gruta dentro da cachoeira. Parece insano, mas é seguro.

Dicas para viajantes

Queremos voltar lá e encontrar a beleza de como estava quando passamos pela primeira vez. Por isso, sempre repetimos: carregue seu lixo. Outra dica: não esqueça de se proteger dos mosquitos.

Existem hospedagens próximas de cachoeiras de Paraty. As empresas de turismo de Paraty têm pacotes de visitas a atrativos para grupos. Com passeios de jipe já podemos ir integrando com a paisagem da Mata Atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *