Roteiro da Trilha para o Costão do Pão de Açúcar

Tempo de leitura: 4 minutos

Trilha para o Costão do Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar

Talvez a maioria não saiba, mas o morro do Pão de Açúcar é só o mais alto. De um certo ponto parece que é apenas um, mas são dois diferentes morros: o da Urca e o Pão de Açúcar. Além disso, possui 396 metros de altura e fica situado no bairro da Urca, um dos mais bonitos do Rio de Janeiro, onde você também pode visitar a Praia Vermelha. Você pode ver mais informações sobre o local no post que escrevi sobre o Pão de Açúcar.

A trilha do Costão do Pão de Açúcar

A trilha para o Costão do Pão de Açúcar - Caminhadas Ecológicas RJ


A trilha para chegar ao topo do Pão de Açúcar foi uma das que mais gostei de fazer até hoje. Porém, ela requer um pouco mais de experiência, portanto não vá sem um guia que também seja montanhista, já que tem uma parte que precisa de corda para os menos experientes. Se você já é experiente em escalar sem cordas, é apenas um pequeno trecho de 20 metros, você não terá dificuldades.

Como havia falado no post anterior, não suba de bondinho ao Pão de Açúcar.  Vá pela trilha, vale muito a pena. A caminhada é relativamente longa, são aproximadamente 3 horas de trilha com um pequeno trecho de escalada, mas nada muito assustador.  Assim como na trilha do Morro da Urca, você começa pela Praia Vermelha, mas vai até o final da Pista Cláudio Coutinho, o que dá aproximadamente 1,25 kilometros. É lá que começa a trilha.

Faça esta trilha com a Kmon Adventure!

Início da trilha

Início da trilha do Costão do Pão de Açúcar - Caminhadas Ecológicas RJ

Ao chegar no fim da Pista Cláudio Coutinho, você passará pela torre de alvenaria. A partir dela começa a sua aventura. Você começará literalmente no pé do Pão de Açúcar, com total vista da Baía de Guanabara. Existem alguns pontos de parada durante o contorno até chegar ao Costão, com paradas para tirar belas fotos. Após isso, a trilha começa a ganhar um pouco mais de inclinação e nos leva a ponto de parada, que tem uma bela vista, e geralmente é o segundo ponto de descanso. A partir daí você deparará com trechos com mata um pouco mais fechada e também com partes totalmente rochosas que dão uma sensação muito boa de exposição, mas sem muitas dificuldades e riscos.

O pequeno trecho de escalada

Após uns 40 minutos de trilha chegamos a um trecho vertical de aproximadamente 20 metros. Embora seja uma escalada considerada fácil é necessário a ajuda de equipamentos como cordas, cadeirinhas e mosquetões para que a subida seja feita com total segurança. É a chance ideal para quem está interessado em fazer uma escalada, mas não tem experiência no assunto, pois você não precisa ter a técnica, basta coragem e força de vontade.

Final da trilha

Final da trilha do Costão do Pão de Açúcar - Caminhadas Ecológicas RJ

Após a escalada falta pouquíssimo para o fim da trilha. Ok, nem tanto. Continuamos a nossa subida num caminho que é bem aberto, onde dá um certo receio de cair, mas não tem muita dificuldade. A “Pedra Filosofal” (não é a do Harry Potter), é o nosso próximo ponto de parada onde temos uma fantástica vista de Niterói, Copacabana, Pedra da Gávea e muito mais. A partir daí realmente falta pouco para chegar ao topo.

Após a chegada ao cume e apreciar uma vista magnífica de um dos cartões postais mais bonitos do Rio de Janeiro, faça um merecido descanso, para descer do Pão de Açúcar ao Morro da Urca pelo bondinho que liga as duas montanhas. A partir deste ponto você tem duas opções desce pela trilha do Morro da Urca ou espera até às 19 horas e desce de bondinho de graça. Particularmente, eu prefiro esperar e aproveitar para ver a bela vista do Rio de Janeiro na parte da noite.

Existem outras vias de subidas ao Pão de Açúcar. Ainda não tive essa experiências mas, assim que tiver, escreverei aqui no blog para vocês. Espero que esse texto tenha te ajudado e se tiver alguma dúvida, DEIXE UM COMENTÁRIO! Vou te responder se souber! =)