Você já ouviu falar da Chapada das Mesas – MA?

Tempo de leitura: 4 minutos

A Cachoeira da Prata - Chapada das Mesas - MA - Vamos Trilhar

Um dos roteiros mais surpreendentes que o time do Vamos Trilhar já explorou é a Chapada das Mesas, no Maranhão.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Este paraíso natural, muito explorado pela galera que faz ecoturismo ou simplesmente pelos amantes de trilhas e passeios naturais, vem crescendo no interesse do público nacional e internacional.

Além de tudo o que já publicamos aqui no site sobre a Chapada das Mesas, neste artigo resolvemos juntar algumas informações úteis para quem ainda não foi e quer considerar este destino em sua próxima viagem.

Confira!

Sobre a Chapada das Mesas

A vista do Morro do Chapéu - Chapada das Mesas - MA - Vamos Trilhar

Localizada no Maranhão, a Chapada das Mesas é um grande espaço territorial que compreende os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão.

É também nesta região que estão as mais belas formações rochosas que, de acordo com os estudiosos, datam de mais de 60 milhões de anos. Essas formações são arredondadas e, vistas do alto lembram imensas mesas — daí que os nativos chamaram de Chapada das Mesas e o nome pegou.

O grande trunfo da Chapada das Mesas é reunir diversas atrações. Ali se misturam os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. A região abriga uma biodiversidade imensa, incluindo animais que figuram nas listas de extinção (tamanduá-bandeira, onça-pintada, entre outros).

As paisagens naturais são de tirar o fôlego. De cânions a cavernas e paredões rochosos, passando por cachoeiras, poços e piscinas naturais.

Porque nós resolvemos conhecer a Chapada das Mesas?

Conheça tudo sobre as Cachoeiras do Itapecuru - Chapada das Mesas - MA - Vamos Trilhar

Tudo começou quando visitamos o Jalapão. Na nossa viagem ouvimos falar muito sobre a Chapada das Mesas, que o lugar era muito bonito e ainda pouco conhecido. Outro ponto que acabamos descobrindo é que existe o roteiro Jalapada, onde você faz Jalapão e Chapada das Mesas na mesma viagem. Como já havíamos conhecido o Jalapão, quisemos completar o percurso conhecendo a Chapada das Mesas.

Constatamos, por exemplo, que os atrativos destes dois complexos são muito parecidos, mas o Jalapão é bem mais rústico que a Chapada das Mesas, que é muito estruturada.

Quem pode ir?

Trilha para a Pirâmide Mística - Complexo Turístico de Pedra Caída - Chapada das Mesas - MA - Vamos Trilhar

A Chapada das Mesas é um paraíso para todas as idades. Por ter uma boa estrutura, centenas de grupos de excursão são recebidos lá durante praticamente o ano todo.

O pessoal do Pará, principalmente, viaja com toda a família para a Chapada das Mesas.

Todas as trilhas são bem estruturadas, o que facilita o acesso para crianças e idosos, por exemplo.

Quanto tempo ficar?

Ponte do Santuário - Complexo Turístico de Pedra Caída - Chapada das Mesas - MA - Vamos Trilhar

Nosso conselho é que você separe no mínimo 4 dias para explorar todas as possibilidades de aventura da Chapada das Mesas. Menos que isso pode deixar um gosto de quero mais que, nós temos certeza, você não vai querer sentir!

Onde ficar?

Há muitas opções de hospedagens nas diversas cidades que estão dentro da Chapada das Mesas. Nós nos hospedamos na Pousada dos Candeeiros, que fica em Carolina (Praça Getúlio Vargas, 1167) e recomendamos bastante.

O que levar?

Lembre-se que no Maranhão faz muito calor. Assim, não é preciso levar muita roupa, pois na maior parte do dia você ficará com roupas de banho e de noite não tem muito o que fazer (não precisa levar roupa de sair).

Se você gosta de usar tênis durante as trilhas, leve um par; se pouco importa, um par de chinelos já é suficiente.

Protetor solar, repelente e bastante água para se hidratar durante as caminhadas!

É preciso contratar um guia?

Não é preciso, mas é recomendado, especialmente se não tiver de carro. Nós contratamos a Torre da Lua Ecoturismo e recomendamos; excelente serviço.

Confira todos os nossos posts sobre a Chapada das Mesas:

Artigos completos:

Vídeos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *