24 atrativos imperdíveis para você conhecer em Lídice (Rio Claro – RJ)

Tempo de leitura: 8 minutos

24 atrativos imperdíveis para você conhecer em Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Em 2019, nós estivemos no distrito de Lídice, em Rio Claro, interior do Rio. Foram 3 dias de aventuras, onde conhecemos muitos lugares incríveis.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste artigo, resolvemos listar 24 atrativos que você não pode deixar de conhecer quando for a Lídice. 

Acompanhe!

Sobre Lídice

Sobre Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Lídice é um distrito do município de Rio Claro, no interior do estado do Rio de Janeiro. É uma localidade com uma história no mínimo inusitada.

Conta-se que o nome é uma homenagem prestada à Lídice original, na República Tcheca, onde um general de Hitler teria fuzilado todos os homens maiores de 15 anos. Os países aliados então decidiram homenagear as vítimas com o nome de Lídice — entre eles, o Brasil, mas também os Estados Unidos, entre outros.

A população de Lídice atualmente se aproxima de 5 mil pessoas.

Cada vez mais, os turistas têm descoberto Lídice como um destino paradisíaco. E, como você verá, nos próximos tópicos, isso é totalmente compreensível. 

Os 24 atrativos que você precisa conhecer em Lídice

1. Cachoeira das Três quedas

Cachoeira das Três Quedas - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Vamos começar pela incrível Cachoeira das Três Quedas, que como o próprio nome anuncia, é composta por três quedas. Indo pela trilha, as duas primeiras quedas são avistadas de um mirante. Em seguida, caminhando mais uns cinco minutos, a gente vislumbra a terceira queda. 

A vista é maravilhosa. E a terceira queda tem um poço muito bom para tomar banho — algumas partes são um pouco fundas. 

→ Conheça os detalhes: O que fazer em Lídice: Cachoeira das Três Quedas

2. Cachoeira das Borboletas

Cachoeira das Borboletas - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Seguindo em frente, no mesmo caminho que nos levou até a Cachoeira das Três Quedas, chegamos à Cachoeira das Borboletas. Ela pode, de longe, ser considerada a mais bela queda d’água de Lídice.

O poço da Cachoeira das Borboletas é bem amplo e fundo em algumas partes, e a água é bem gelada. A cascata é bem generosa e muito bonita — escorre pela pedra, o que dá todo um charme.

→ No vídeo a seguir, confira essa maravilha:

3. Cachoeira do Santana

Cachoeira do Santana - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Santana fica dentro da fazenda homônima. Ela é muito bonita e é resultado da represa onde funcionou uma usina hidrelétrica — antiga Hidrelétrica de Lídice, que abastecia a região de Rio Claro/RJ.

A queda d’água da Cachoeira do Santana é imponente. São cerca de 30 metros de altura, o que a torna bastante bonita. 

4. Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega recebe esse nome porque próximo a ela uma rocha lisa moldada naturalmente que se tornou um grande escorregador. Permitindo, assim, o escorregador perfeito para banhistas aventureiros. 

O deslizamento natural garante muita adrenalina e emoção aos visitantes da Cachoeira do Escorrega.

5. Cachoeira da Carmen

Cachoeira da Carmem - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

A Cachoeira da Carmen está localizada no complexo do Sertão Sinfrônio. Para chegar até ela, há diversas estradas de terra; uma aventura e tanto.

Carmen era uma das herdeiras da madeireira que operava na região. A cachoeira fica dentro da propriedade dela, por isso o nome.

A queda d’água escorre entre uma formação rochosa muito grande. Aos seus pés, um poço não muito fundo; excelente para se passar uma tarde refrescante.

→ Confira mais detalhes: Sertão do Sinfrônio – O que fazer em Lídice!

6. Cachoeira Verde Água

Cachoeira Verde Água - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

A Cachoeira Verde também está dentro do complexo do Sertão Sinfrônio. Ela também é rodeada de vegetação e escorre sobre pedras gigantes; uma queda que não é alta, mas sim muito grande horizontalmente. 

E detalhe: dá para brincar de escorrega nesta cachoeira. Um espetáculo. 

→ Veja aqui:

7. Cachoeira Sebastião Marinho

Cachoeira Sebastião Marinho - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Essa cachoeira é uma das mais visitadas da cidade. Ela tem um acesso muito fácil, via asfalto. Fica ao lado do restaurante do Manelão, excelente para almoçar depois de aproveitar a cachoeira. 

Além disso, a Cachoeira São Sebastião Marinho pode ser visitada por toda a família, inclusive com crianças pequenas. Isso faz dela uma das que concentram maior quantidade de banhistas.

A queda d’água não é grande e escorre pela rocha o tempo inteiro. Alguns pontos são fundo de não dar pé, mas a maioria é bem raso. Tem até um “escorrega natural”.

O poço da Cachoeira São Sebastião Marinho é bem generoso. Trata-se, na verdade, da continuação do rio. 

→ Saiba mais: Cachoeira Sebastião Marinho: O que fazer em Lídice!

8. Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Segredo é uma das mais imponentes e belas de toda a região. Mas, atenção: ela só aparece em época de chuva, quando o volume das águas é bem grande. 

A beleza dessa cachoeira também é complementada por um belo poço a seus pés, onde é possível se banhar. 

A queda d’água da Cachoeira do Segredo é de aproximadamente 10 metros de altura.

9. Poço da Cruz de Itaoca

Poço da Cruz de Itaoca - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

Leva-se cerca de 1 hora para chegar ao Poço da Cruz, partindo do centro de Lídice. Ele está aos pés de uma cachoeira bem bonita, com  água esverdeada que escorre pela pedra. São aproximadamente 5 metros de queda d’água, e o poço tem partes rasas e fundas. Existe até uma corda pendurada na árvore, onde é possível bancar o “Tarzan”.

10. Empório Ruze

Empório Ruze - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

O Empório Ruze é um desses lugares que os visitantes não podem deixar de visitar em Lídice. Ele é localizado no centro da cidade, e é um point ideal para quem quer tomar um bom café ou comer quitutes típicos da região. 

Há também uma série de produtos locais, que podem ser adquiridos no Empório Ruze.

11. Igreja Matriz

Igreja Matriz - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

A Igreja Matriz de Lídice está localizada na Rua Padre Ezequiel, região central da cidade. Com suas duas torres imponentes, essa construção antiga e azul se impõe sobre uma praça muito bonita, típica de cidades do interior.

12. Mirante da Padaria Mineira

Mirante da Padaria Mineira - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

O Mirante da Padaria Mineira está realmente localizado em uma padaria. De lá é possível ter uma visão bem surpreendente de todo o vale de Lídice.

É incrível a paisagem: um relevo bastante acidentado coberto de vegetação; entre toda essa maravilha corre o rio.

→ Dê uma olhada a partir dos 54 segundos desse vídeo:

13. Pedra chata

A Pedra Chata é uma formação rochosa localizada no município de Rio Claro/RJ, muito próximo de Lídice. Ela está dentro do Parque Estadual de Cunhambebe, chegando a quase 1600 metros de altitude. 

Trata-se de uma caminhada em aclive onde ao atingirmos o cume podemos ter o visual da baía de Angra dos Reis.

Este é um passeio recomendado para pessoas com o mínimo de preparo físico. Isso porque são 6 km de subida até o cume da Pedra Chata, onde, em alguns pontos o aclive é bem acentuado.

Não recomendado para pessoas com dificuldades motoras ou muito sedentárias.

14. Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio está dentro do  Parque Estadual Cunhambebe.

Ele é uma montanha ao norte da Pedra Chata, com acesso por Lídice em trilha ao longo do Vale do Rio das Pedras.

O Pico do Papagaio tem o cume rochoso pontudo, daí o seu nome. O trecho final é íngreme, com blocos de pedra que são acessados somente escalando.

De lá do Pico do Papagaio é possível avistar a Serra da Carioca em Rio Claro e as Serras das Três Orelhas e Lajes, na divisa com Mangaratiba. 

Sua altitude é de 1525 metros, segundo o IBGE, que o denomina oficialmente de Morro do Papagaio.

15. Alto da serra

O Alto da Serra de Lídice é um lugar para você ver um pôr-do-sol incrível. Essa serra se chama oficialmente de Serra D’água. Dela, é possível avistar a imensidão verde do vale, além da cidade em si e um horizonte incrível.

16. Ribeirão das Lajes

Ribeirão das Lajes - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

O Ribeirão das Lajes corta Lídice, escorrendo entre os morros. Além de muito bonito, ele é muito importante, pois é fonte de abastecimento de água potável para as populações da região. 

17. Parque São João Marcos

Parque São João Marcos - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos está situado na localidade onde foi erguida a cidadezinha de São João Marcos, que tem uma história que nos remete ao Brasil Colonial. Hoje São João Marcos não existe mais; foi desocupada e demolida para dar lugar à expansão da represa do Ribeirão das Lajes.

Como nos conta o site oficial do Parque, “em 1990, a Ponte Bela e as ruínas do centro histórico de São João Marcos foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2008, toda essa história começou a ser redescoberta e valorizada com a construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos”.

Outros atrativos de Lídice:

Outras atrações que nós recomendamos fortemente que você conheça em Lídice são: 

  • Cachoeira da Laje;
  • Cachoeira do Zé claro;
  • Cachoeira da Rute;
  • Poço do Suíço;
  • Cachoeira Nelson Pires;
  • Poço da Cruz de Coqueiros;
  • Poço da Cruz de Rio das Pedras;
  • Cachoeira da Elvira;
  • Mirante de Lídice.

Onde se hospedar em Lídice

Lídice Eco Hostel - Lídice (Rio Claro - RJ) - Vamos Trilhar

E a gente não poderia finalizar este texto sem dar dica de onde você pode se hospedar para aproveitar os atrativos de Lídice e Rio Claro. 

Nossa recomendação é a Pousada Recanto de Lídice/Lídice Eco Hostel: Rodovia Saturnino Braga, n° 47.975: Lídice – Rio Claro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *