5 estações de esqui próximas a Santiago no Chile

Tempo de leitura: 8 minutos

O parque de diversões na neve - tirolesa - estação de esqui Farellones - Chile - Vamos Trilhar

As estações de esqui próximas a Santiago são atrativos incontestáveis do Chile, país tem inúmeros destinos que encantam aos visitantes da América do Sul. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

O país que divide espaço com a imponente Cordilheira dos Andes impressiona ainda do alto antes mesmo de pousar no aeroporto. A beleza natural dessa região de clima frio oferece programações inusitadas como desertos de sal, superfícies que se assemelham à lua e famosas pistas de esqui conhecidas mundo afora. 

Por ser um dos principais pontos da prática de esporte na América do Sul, lhe convidamos a seguir viagem conosco e conhecer as cinco paradas mais importantes para aproveitar a adrenalina sobre a neve no país, programa preferido dos brasileiros que se deslocam até lá.

Confira!

Como é a temperatura no Chile?

Antes de se deslocar em busca das aventuras no Chile, é necessário saber os períodos de alta temporada da neve no país, pois o clima da região interfere bastante para a boa condição das pistas de esqui. 

A começar pelas temperaturas na capital Santiago do Chile, em que as temperaturas no inverno costumam atingir 3 graus negativos indo até 17 graus. Entretanto, esta regra não vale para as pistas de esqui, pois em função da alta concentração de neve no local em épocas de frio intenso os termômetros podem marcar 15 graus negativos, portanto é essencial estar bem protegido.

No geral, o clima chileno é, com algumas variações, assim distribuído ao longo do ano:

  • Primavera: começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. A temperatura é bastante quente no norte. No centro, predominam as características gerais desse período. Essa é uma época que tende a ser chuvosa na maior parte do país.
  • Verão: começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março. A temperatura ao norte varia de 17ºC a 24ºC. Na zona central, a temperatura atinge o máximo. Os dias são quentes e claros. Ocasionalmente podem ocorrer dias chuvosos.
  • Outono: começa em 20 março e termina em 21 de Junho. As temperaturas  são semelhantes às registradas na primavera, com ventos ligeiramente mais frios.
  • Inverno: começa em 21 de junho e termina em 23 de setembro. As temperaturas variam, mas em todas as áreas do Chile o frio aumenta. No centro e sul do país, as baixas temperaturas se intensificam.

Período de neve no país

Considerando o inverno no continente sul americano, a neve pode ser mais facilmente encontrada entre os meses de junho a setembro, período em que as temperaturas caem. E por conta das condições climáticas há neve abundante nas pistas de esqui. 

→ Para os visitantes que desejam ver a neve de perto, não vale a pena se dirigir à capital do país, é necessário ir até uma estação de esqui, pois na cidade há grandes períodos sem a presença de neve.

5 estações de esqui próximas a Santiago

Considerando as estações de esqui que estão mais próximas da capital chilena, por uma escala de proximidade, elegemos as estações de Valle Nevado, Farellones, El Colorado, La Parva e Portillo. 

Mas como escolher a estação que melhor se adequa à sua viagem? Qual o tempo para chegar às estações desde a capital de Santiago? 

Confira a seguir estas e outras questões sobre cada uma das pistas que estão à sua espera!

Valle Nevado

Conheça tudo sobre a estação de esqui Valle Nevado - Chile - Vamos Trilhar

Esta é a estação de esqui mais visitada pelos turistas que partem do Brasil. Inclusive, de acordo com os dados oficiais, os brasileiros estão entre os turistas que mais frequentam o país. 

Mas a respeito desta estação, diversos serviços premium podem ser encontrados, pois tudo se deve ao fato de que esta estação, na verdade, é um grande resort coberto por neves. 

Valle Nevados - Vamos Trilhar-min

Com serviços de hotelaria e inúmeros serviços que deixam a viagem extremamente confortável, para a prática de esqui, dos hotéis encontrados na região é possível se dirigir diretamente para a pista, o que torna o trajeto e a estadia ainda mais cômodos. 

Infraestrutura da estação de esqui Valle Nevado - Chile - Vamos Trilhar

Por esta razão, o Valle Nevado tem sido a preferência de muitas famílias que vão com crianças e pessoas de mais idade, pois tratando-se em conforto, este lugar terá tudo para lhe impressionar. 

Para os visitantes que não desejam se hospedar e apenas querem desfrutar da pista também é possível, pois no local são oferecidas aulas e aluguel de equipamentos para melhor aproveitamento da prática esportiva.

→ Mais detalhes (preços, horários, como chegar etc.): vallenevado.com.

Farellones

Conheça tudo sobre a estação de esqui Farellones - Chile - Vamos Trilhar

Destino ideal para as famílias que desejam ir sem a necessidade de se hospedar, esta estação também está localizada próxima à Santiago do Chile e possui uma série de programações além da tradicional pista sobre a neve. 

Farellones - Vamos Trilhar-min

Muitos deles são disponibilizados nas outras pistas de esqui, mas considerando a estação de Farellones para a prática destas atividades há a possibilidade de realizar o pagamento à parte.

O parque de diversões na neve - tubbing - estação de esqui Farellones - Chile - Vamos Trilhar

Portanto, se não houver vontade de esquiar, mas houver interesse na prática de atividades como teleférico, trenó ou biking, não será necessário pagar pela esquiagem sem desfrutar desta programação, pois os ingressos são vendidos separadamente.

A estação de esqui Farellones - Chile - Vamos Trilhar

Entretanto, em épocas de alta temporada as filas costumam ficar bastante grandes fazendo com que muitos visitantes passem horas a aguardar pela vez, o que exige maior organização para chegar o mais cedo possível não perdendo tempo com a espera em dias de grande volume de visitantes.

→ Mais detalhes (preços, horários, como chegar etc.): parquesdefarellones.cl.

→ Veja também: Valle Nevado ou Farellones: qual o melhor para visitar?

El Colorado

Em comparação com as outras pistas de esqui, a El Colorado oferece o serviço com exclusividade, diferentemente das outras, não é possível encontrar as demais atividades como teleférico e as outras programações sobre a neve. 

Portanto, isso faz com que na relação custo e benefício, o investimento para esta pista acabe sendo inferior na questão dos ingressos para o parque de esquiagem. 

Para os visitantes que desejam permanecer e se hospedar, há serviços de hospedagem e também restaurantes, lembrando que em função da exclusividade dos serviços os preços são bastante diferenciados da capital chilena, o que se justifica em função da logística no transporte de alimentação e dos serviços disponíveis considerando a localidade. 

Nesta área também são oferecidos pacotes para os turistas que utilizam os serviços de hotelaria, o que pode acabar compensando por economizar alguns pesos chilenos na hora de fechar as contas, pois como em todas as viagens um orçamento organizado é essencial. 

Além disso, a El Colorado oferece aulas exclusivas para crianças e possui cerca de quarenta pistas para que os visitantes possam se aventurar sobre o gelo.

→ Mais detalhes (preços, horários, como chegar etc.): elcolorado.cl

La Parva

Longe dos holofotes turísticos, a estação de La Parva não é muito frequentada por turistas, os maiores frequentadores são, de fato, os residentes do país. 

Por não ser tão turística, os preços também costumam ser menores em comparação com as estações mais conhecidas como Valle Nevado, em que os bilhetes e os serviços podem ter um custo mais elevado. 

Nesta estação, é igualmente possível comprar um ingresso diário para desfrutar dos serviços, o que significa que para quem não deseja sair da capital chilena é possível aproveitar a atração em um bate-volta.

→ Mais detalhes (preços, horários, como chegar etc.): laparva.cl.

Portillo

Em comparação com as outras estações que destacamos, Portillo é a que está mais afastada da capital chilena. 

Cerca de 155 km separam Santiago da estação Portillo e, nesta localidade, como em La Parva, somente o serviço de esquiagem é oferecido. 

Vale lembrar que nesta estação não é possível realizar o aluguel de roupas, mas os equipamentos estão disponíveis para aluguel. 

Também destacamos que o trajeto entre Santiago e Portillo é marcado por paisagens exuberantes que deixam a viagem ainda mais encantadora. Aproveite!

→ Mais detalhes (preços, horários, como chegar etc.): skiportillo.com.

 

O que você achou das nossas dicas de estações de esqui próximas a Santiago do Chile? Deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *