Conheça tudo sobre a Cachoeira Bonita – Alto Caparaó – MG

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharLocalizado entre Espírito Santo e Minas Gerais, uma grande atração turística para os viajantes de plantão é o Parque Nacional do Caparaó. O local conta com inúmeras atrações, como o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal, apenas para citar dois exemplos. Um destino que não pode ficar de fora da sua lista neste parque, no entanto, é a Cachoeira Bonita.

Estou falando de uma cachoeira linda, com cerca de 80 metros de queda. É um excelente local para relaxamento, além de você estar perto de uma série de outras atrações do parque. A água é do Rio José Pedro, que fica na divisa entre os dois estados que “competem” pelo parque.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esta cachoeira. Acompanhe a seguir!

Um pouco mais sobre a Cachoeira Bonita

A Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharA cachoeira se encontra nas proximidades do acampamento da Tronqueira, perto do rio José Pedro da cidade de Caparaó, em Minas Gerais. É a maior cachoeira do Parque Nacional de Caparaó. O rio que dá origem à queda d’água divide os estados de Espírito Santos e Minas Gerais.

Queda d'água da Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharComo vimos, são 80 metros de queda, que se dividem em dois degraus principais, causando um efeito muito interessante. Forma um poço profundo com águas cristalinas, excelente para tomar banho e relaxar um pouco. O acesso é muito fácil, já que há um corrimão e uma escada de cimento. 

Poço da Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharOutro ponto interessante é o fato de que no meio da trilha você se depara com um mirante natural. Antes mesmo de se banhar você pode apreciar a vista e ver a vegetação de floresta e campo de altitude. 

Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharEssa é uma das cachoeiras mais populares da região, já que o acesso é muito facilitado e acaba atraindo muitas pessoas que fazem camping na Tronqueira. Além disso, o fato de estar próxima ao acesso do Pico da Bandeira também é outro fator atrativo para o local.

Como acessar a Cachoeira Bonita

Como acessar a Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG - Vamos TrilharComo vimos, a Cachoeira Bonita é uma das atrações do Parque Nacional de Caparaó. Existem duas formas de se chegar lá: a primeira delas, por Minas Gerais, você deve seguir até a estrada que leva à cidade e seguir 3 km após a portaria de Alto Caparaó. Já pelo Espírito Santo, a entrada se dá a 9 km de Pedra Menina, um distrito à 26 km de Dores do Rio Preto.

No parque, você deve pegar a trilha que leva ao Pico da Bandeira, seguindo apenas 300 metros a pé. Qualquer um pode fazer esse caminho sem maiores preocupações, afinal, como já disse, ele é todo composto por escadas de concreto e possui, inclusive, corrimão para ajudar na subida.

Outras atrações do Parque Nacional de Caparaó

Outras atrações do Parque Nacional do  Caparaó - MG - Vamos TrilharAlém da belíssima Cachoeira Bonita, existem muitas outras atrações no Parque Nacional de Caparaó — o que é um grande incentivo para que vá visitar a queda d’água. Ele fica localizado na Serra do Caparaó. Nele, estão os cinco maiores picos de todo o nosso território. São mais ou menos 32 mil hectares, sendo que 80% está no território do Espírito Santo.

O parque tem funcionamento durante todo o ano, de segunda a domingo. O horário para visitar é de 7h até as 18h. É bom fazer sua reserva com antecedência, pois só é permitida a entrada mediante o pagamento de uma taxa. 

Depois de se banhar nas águas cristalinas, sugiro que faça uma visita nos seguintes lugares:

Pico da Bandeira

Se quiser prosseguir na trilha para a Cachoeira Bonita, você vai chegar no Pico da Bandeira. Esse é o terceiro ponto com maior altitude em todo o território nacional, com 2.891 metros de altitude. É, sem dúvidas, um achado e você vai aproveitar muito a vista.

Pico do Cristal

Não é tão grande quanto o Pico da Bandeira, mas é a sétima montanha mais alta do Brasil, com 2.770 metros de altitude. Para chegar lá, você precisa fazer uma trilha de 1.5 km e, acredite, o nível da subida não é tão difícil.

Cachoeira das Andorinhas

A Cachoeira das Andorinhas é uma queda d´água bastante visitada na região e isso se deve ao fato de possuir águas cristalinas que formam uma cascata. Todos os poços se conectam por uma trilha de mais ou menos 1 km.

Vale Verde

É um lindo vale que possui uma natureza exuberante, com matas densas e incríveis cachoeiras e piscinas naturais. Existem campings muito próximos da região, à mais ou menos 600 metros dali.

Vale Encantado

Vale Encantado - Caparaó - MG - Vamos TrilharOutro lugar que merece a sua visita é o Vale Encantado. Também possui uma natureza incrível, além de uma cachoeira muito legal para você relaxar durante a sua viagem. Ela forma uma piscina bem rasa, o que é ideal para quem não sabe nada ou para a visitação de crianças. 

A história do Parque Nacional de Caparaó

Entrada do Parque Nacional do  Caparaó - MG - Vamos TrilharTão interessante quanto as inúmeras belezas naturais do parque é a sua história. O Parque Nacional de Caparaó foi criado no ano de 1961, por um decreto do então presidente Jânio Quadros. A finalidade do parque era proteger os recursos naturais da região e promover o ecoturismo.

Vista do mirante no Parque Nacional do Caparaó - MG - Vamos TrilharUm dos pontos mais interessantes do parque é o Pico da Bandeira, que, em 1859, era o ponto mais alto do Brasil. Dom Pedro II, o imperador do nosso país na época, decidiu colocar a bandeira do Brasil no lugar mais alto e daí que veio o nome da montanha posteriormente, os picos da Neblina e 31 de Março se tornaram os mais altos, após demarcação da fronteira brasileira com a Venezuela.

Mirante do camping no Parque Nacional do  Caparaó - MG - Vamos TrilharOutro conto da região ocorreu por conta do MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário) que, no ano de 1967, promoveu um levante armado que ficou conhecido como Guerrilha do Caparaó. 

Não tenha dúvidas, a Cachoreira Bonita é um dos pontos turísticos mais interessantes do Parque Nacional de Caparaó. Quando visitar a região, não deixe de se banhar nas águas desta queda d’água antes de conferir os inúmeros picos abertos à visitação. Acesse o blog e acompanhe mais outras cachoeiras tão incríveis quanto essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *