Conheça tudo sobre a Gruta do Lago Azul – Bonito – MS

Conheça tudo sobre a Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

A região de Bonito tem diversas grutas mapeadas, algumas são abertas ao público e outras não. A mais famosa de todas e que ganhou o título de cartão postal da cidade é a Gruta do Lago Azul.

O passeio não é demorado e fomos conhecer na parte da tarde, depois de fazer o passeio de bote pelo Rio Formoso. Quer saber mais sobre esse que é o atrativo mais visitado de Bonito? Continua lendo esse artigo!

Sobre a Gruta do Lago Azul

Sobre a Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

A Gruta do Lago Azul fica a 20km do centro de Bonito. Ela foi descoberta em 1924 por um índio Terena e foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1978, como Monumento Natural.

O passeio é muito organizado e como é considerado o cartão postal de Bonito, acaba sendo necessário marcar tudo com bastante antecedência e sempre ser pontual, para não ter o risco de perder a sua visita. Nós não tivemos muitas preocupações pois todos os agendamentos e a programação dessa viagem foi feita pela nossa parceira Agência Aventureiros!

Para você ter ideia do nível de controle do lugar, nunca tem mais de 15 pessoas por grupo, mesmo cabendo mais de 100 pessoas dentro da cratera. Além disso, há um limite diário de 305 pessoas que podem visitá-la.

Instruções

Antes de começar o passeio a gente vê qual é o número do nosso grupo na fila de espera. Depois, é só esperar o guia responsável pelo grupo chamar e passar as instruções. Enquanto isso, aproveite pra comprar um pastel bem gostoso que vende no local e água para o passeio.

Os grupos saem de 15 em 15 minutos aproximadamente e o guia responsável vai passar todas as instruções antes do passeio começar, contar um pouco da história do lugar e curiosidades da gruta.

Para fazer o passeio é obrigatório o uso de tênis fechado. Além disso, eles fornecem capacetes, com uma toquinha de pano para colocar por baixo, como uma medida de segurança dentro das grutas.

O passeio dura cerca de 1h30 e só é proibido para crianças com menos de 5 anos de idade. Resumindo, é um passeio para qualquer idade, menos para crianças muito pequenas.

Começando o passeio

Começando o passeio para a Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Depois de ficarmos devidamente equipados, começamos a trilha para a Gruta. A primeira parte, que leva até o portão para descer a escadaria, é bem fácil. São aproximadamente 300 metros de trilha no terreno de pedrinhas estilo cascalho. Ao longo do caminho o guia vai passando informações sobre a vegetação do local e curiosidades sobre algumas árvores.

Escadaria

Escadaria para a Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Depois de 5 minutinhos de caminhada, chegamos até o início da escadaria que leva até o fundo da gruta. Para você ter uma ideia, são 100 metros de descida. A escada tem 300 degraus, o equivalente a um prédio de 12 andares.

Logo na entrada eu já fiquei encantado. Nunca tinha visto estalagmites e estalactites de perto. São muitos que existem por lá e só de pensar que eles levam milhões de anos para se formar, já mostra que lá é um lugar único e de tirar o fôlego.

A escada é toda esculpida na rocha e possui corrimão, o que facilita o acesso para pessoas de todas as idades. Só há uma ressalva, quem tiver problemas de joelho, pode ter dificuldades.

Com pouco tempo de descida, já começamos a ver o azul do lago de longe, já dá pra ter uma noção de quão bonito é a gruta.

Fósseis

Fósseis na Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

No meio da descida o guia nos parou e começou a apontar para uma pedra. Começou a explicar que ela, na verdade, era um fóssil de um mamute e foi nos mostrando cada detalhe. Com isso, ele nos falou que em 1992, uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores encontrou outros fósseis como da preguiça gigante e do tigre dente de sabre.

Chegando na Gruta do Lago Azul

Chegando na Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Conforme nos aproximávamos do Lago Azul, dava pra ver toda a beleza do lugar. A cor da água era um azul bem escuro que logo chama a atenção. Na verdade,  o tom azul é devido aos minerais que existem no fundo, principalmente o calcário, a água é cristalina mesmo. Só é possível ver o lugar com sol em dezembro e janeiro, apenas na parte da manhã.

Não se sabe exatamente a profundidade do lago, mas estima-se que seja algo próximo de 90 metros. Dizem que a água do lago vem, na verdade, de um rio subterrâneo.

Como tirar boas fotos?

Como tirar boas fotos na Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Quando a gente chega pertinho do lago, fica encantado e tenta tirar fotos incríveis. Porém, dentro da gruta é muito escuro, o que dificulta demais tirar uma boa foto do lugar. Antes de ir, estude bem a sua câmera e veja qual a melhor configuração para tirar esse tipo de foto.

Eu fui com minha Gopro Hero 6, tive que tirar a foto no modo noturno e sem mover um músculo do corpo para ela não ficar tremida.

Em outras câmeras, basta mexer no ISO que já funciona bem também. Geralmente o flash acaba não funcionando muito bem, pois o lugar é muito grande e escuro.

A volta

Dizem que pra descer, todo santo ajuda. Depois de contemplado toda essa beleza, você vai precisar subir todos os 300 degraus para ir embora. Tem que ter fôlego e perna! A dica é ir subindo bem devagar, parando pra descansar e ainda aproveitar a paisagem.