Conheça tudo sobre o Complexo da Ponte – Carrancas – MG

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre o Complexo da Ponte - Carrancas - MG - Vamos Trilhar

Quem visita Carrancas, cidadezinha de Minas Gerais que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte, não pode deixar de visitar o Complexo da Ponte. Ele é um dos mais belos conjuntos de belezas naturais existentes nesta que é uma das regiões mais privilegiadas em atrativos ecoturísticos do Brasil.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Continue lendo para ver tudo que você deve saber sobre este paraíso natural!

Sobre o Complexo da Ponte

Sobre o Complexo da Ponte - Carrancas - MG - Vamos Trilhar

O Complexo da Ponte é a atração que está mais próxima do centro urbano de Carrancas. Logo, você pode ir até ele caminhando. Ele, como a maioria dos demais atrativos, está situado dentro de uma propriedade privada. 

Uma série de belas cachoeiras, poços e grutas compõem o complexo, o que faz dele um local a ser visitado durante todo um dia. 

O ideal é contratar um guia local. Apesar de ser um lugar de fácil localização, com trilhas moderadas e sem perigos, é interessante receber orientações de um profissional nativo — além, é claro, de colaborar com a economia local. 

Principais atrativos do Complexo da Ponte

Conheça agora alguns detalhes sobre as principais atrações do Complexo da Ponte: 

Cachoeira do Salomão

Cachoeira do Salomão - Complexo da Ponte - Carrancas - MG - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Salomão é também chamada de Cachoeira Tico-tico. Ela demarca a primeira cachoeira da trilha que leva até o Moinho. Possui uma altura mediana e tem uma queda d’água bem bonita.

Não chega a formar poços para banhos, no entanto, seu visual é muito bonito. Dica: desça até sua base, só assim você conseguirá ter uma dimensão real de sua formosura. Vista de baixo ela é ainda mais linda!

Cachoeira do Moinho

Cachoeira do Moinho - Complexo da Ponte - Carrancas - MG - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Moinho fica situada entre as Cachoeiras do Tira-Prosa e da Toca. Aos seus pés formam-se diversas piscinas naturais, não muito grandes, é verdade, mas que são perfeitas para mergulhar e se refrescar. 

A queda d’água da Cachoeira do Moinho é boa, o que faz dela um ótimo local para aliviar corpo e mente. Mas, atenção: em alguns pontos há uma profundidade razoável, portanto, não fique muito confiante de que terá pé em toda a extensão do poço. 

Poço da Ponte

O Poço da Ponte já foi um dos locais mais frequentados do Complexo da Ponte. Suas águas são limpas e calmas. 

Ele é uma bela piscina natural que se forma a partir das águas das cachoeiras próximas. Está localizado muito próximo à estrada que dá acesso para Itutinga. 

Hoje em dia não é tão frequentado, pois foi construída uma ponte de contrato, o que fez com que o local perdesse um pouco o ar de natureza intocável. Mesmo assim, vale muito a pena ir até lá — especialmente se você e sua turma gostam de desfrutar sem muita intervenção de outros turistas. 

Gruta da Ponte

Para completar os atrativos do Complexo da Toca, em meio à mata surge a Gruta da Ponte com suas incríveis formações rochosas. 

Ela tem uma beleza singular e vai te remeter a uma sensação de calma e paz. Aproveite o local para tirar bons momentos de reflexão, medite e contemple a beleza da natureza e da vida. 

A Gruta da Ponte é um lugar e preservado e de acesso restrito. Tanto que a TV Globo a usou como locação de algumas das cenas da novela América, em novembro de 2005.

Como chegar ao Complexo da Ponte

Como chegar ao Complexo da Ponte - Carrancas - MG - Vamos Trilhar

Saindo do centro de Carrancas, você deverá percorrer 2 quilômetros seguindo pela estrada asfaltada em sentido Itutinga. Ao passar pela placa que aponta a passagem do Rio Carrancas, vire à direita. Na entrada da estrada de terra, você verá duas pontes próximas. Ao passar pela ponte da direita, você se depara com o Camping da Ponte. E, em frente, começa a trilha que segue até as cachoeiras do Moinho e do Salomão. 

Saiba mais em: carrancas.com.br

E aí, o Complexo da Ponte não é maravilhoso? Se você gostou das informações deste artigo, compartilhe-o; deixe também os seu comentário!i 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *