Roteiro da trilha da Cascata Diamantina – Floresta da Tijuca – RJ

Tempo de leitura: 4 minutos

Roteiro da trilha da Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

O Rio de Janeiro tem diversas cachoeiras bem legais para você se banhar. Até fiz um post falando sobre isso. Grande parte dessas cachoeiras fica localizada na Floresta da Tijuca e hoje vou falar de mais uma delas, a Cascata Diamantina, que fica localizada entre duas enormes rochas de formato arredondado, parecendo que você está dentro de uma gruta.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ficha Técnica

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor A – Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)

Tempo: Aproximadamente 10 minutos.

Atrativos: Cachoeiras.

Como chegar ao início da trilha?

Praça Afonso Viseu - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Primeiramente você deverá chegar a entrada do Parque Nacional da Tijuca, que fica no Alto da Boa Vista, mais precisamente na Praça Afonso Viseu. Existem diversos ônibus que levam você até este ponto como, por exemplo, o 301, 302 e 345 (se você estiver vindo da Tijuca). O ideal é que você vá de carro tanto para chegar ao ponto inicial, quanto para chegar ao início da trilha para cachoeira e assim evitar de andar um bom pedaço de estrada dentro do parque.

Cascatinha Taunay - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Já dentro do Parque, você passará pela Cascatinha Taunay e começará a subir a estrada. Se estiver indo de carro, precisará subir até quase o Largo do Bom Retiro e de lá pegar a estrada de descida do Parque. Já se você for a pé, você vai andar até depois da Capela Mayrink, onde chegará em uma enorme área onde as pessoas fazem piquenique e churrascos. Nela, existe uma placa indicando a saída, basta seguir nessa direção e subir a pé a estrada de descida dos carros até ao que chamamos de Banheira, que tem uma cabeça de leão soltando água pela boca.

Duas entradas para a trilha

É legal você saber que existem duas entradas diferentes para fazer a trilha, uma começando na Banheira e a outra começando no Recanto Paulo e Virgína, os dois pontos possuem estacionamento bem em frente ao início da trilha.

Via Banheira

Banheira - Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca Vamos Trilhar

Para começar a trilha via Banheira, você precisará subir o pequeno muro de concreto que fica perto da Banheira e caminhar pela trilha até chegar a Gruta Gabriela. Fique atento, pois ela não tem muitas sinalizações e você pode acabar pegando o caminho errado e fazer a trilha das Ruínas do Sítio Humaitá e da Fazenda.

Via Recanto Paulo e Virgína

Recanto Paulo e Virgínia - Cascata Diamantina - Vamos Trilhar

Você começará a trilha bem próximo das mesas de piquenique que existem no Recanto. Basta começar a subir as escadas e uns 3 minutos depois você verá uma placa indicando para a Gruta Gabriela e outra indicando para a Gruta dos Morcegos. Siga para a Gruta da Gabriela, pois se for para o outro lado começará a fazer o Circuito das Grutas do meu jeito favorito, ao contrário.

Gruta da Gabriela

Parte baixa da Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Logo quando você chega na Gruta da Gabriela, perceberá que tem um rio passando na sua frente e que ela leva até uma queda d’água um pouco mais abaixo. Essa já é a Cascata Diamantina, ela tem dois poços mais pra baixo (o da foto acima), mas nosso objetivo é encontrar a melhor queda dela, que fica dentro de uma pequena gruta.

Trilha da Cascata Diamantina - Gruta Gabriela - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

O início da trilha fica do lado esquerdo da Gruta Gabriela, se você estiver de frente para ela, basta encontrar as raízes de árvore que formam uma escada natural e seguir o caminho.

A trilha

Trilha da Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Aqui a atenção tem que ser redobrada, pois a trilha não tem nenhuma sinalização e não é muito bem marcada. Já encontrei cobras e quase me perdi uma vez quando não a conhecia direito. Ela é desta forma pois não é uma trilha oficial do parque, então você encontrará muitos obstáculos pelo caminho e alguns poços menores até chegar ao destino final.

Subida final da trilha da Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Depois de quase 10 minutos andando na trilha, a sua marcação vai começando a sumir e você percebe que está perto de mata fechada. Neste momento, você estará ouvindo o barulho da água e ao seu lado direito terá um pequeno barranco que você deverá subir e logo depois descer para chegar até a gruta onde a cachoeira está localizada.

A Cascata Diamantina

A Cascata Diamantina - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

A Cascata Diamantina está dentro de uma espécie de “santuário” formado por estas duas grandes pedras e também pela vegetação. No local você vai encontrar muitos girinos, algumas rãs e até caranguejos dentro da água.

A água é bem gelada, seu poço não é muito fundo (chegando até a altura do joelho no máximo) e sua queda é bom gostosa, acho que é uma das melhores da Floresta da Tijuca. O lugar não fica muito cheio, já fiquei várias vezes nele sozinho e tem todo tipo de público. Eu mesmo já levei meu pai, minha mãe, meus sobrinhos e tios por lá.

Para a volta, basta seguir o mesmo caminho que você veio e em pouco tempo estará na estrada novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *