7 dicas para você acampar em praias: roupas, equipamentos e mais

Tempo de leitura: 5 minutos

Camping do Seu Orlando - Saco do Mamanguá - Paraty Mirim - RJ - Vamos Trilhar

Existem poucas experiências ao ar livre melhores do que acampar à beira-mar. Pôr do sol maravilhoso, clima fantástico e encontros incríveis com a natureza são apenas algumas das muitas coisas que você deve esperar ao acampar na praia.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Como qualquer aventura de acampamento, no entanto, acampar na praia exige uma boa dose de preparação para garantir que tudo transcorra sem contratempos. 

Baseados em nossa experiência, nós separamos 7 dicas que vão lhe ajudar muito. Confira, a seguir! 

7 dicas para acampar na praia sem perrengues

1. Escolha bem onde acampar

Uma das partes mais complicadas de qualquer viagem de acampamento na praia é descobrir onde realmente armar sua barraca para passar a noite. Como você pode imaginar, os locais para barracas à beira-mar são raros, então encontrar o lugar certo não é fácil.

Ao planejar sua viagem, você geralmente tem 2 opções: um camping profissional ou um acampamento por conta própria. Se optar pela independência, certifique-se de que a praia que você escolheu é segura; converse com pessoas que já acamparam lá, enfim, informe-se para evitar surpresas desagradáveis.

Se optar por um camping estruturado, geralmente você não vai armar sua barraca literalmente na areia, mas sim próximo a ela, em um terreno preparado para isso. 

Neste caso também vale pesquisar bem e, de preferência, reservar com antecedência, pois muitos turistas aparecem de surpresa e você pode ficar sem lugar. 

2. Compre os equipamentos básicos para acampar na praia

Como em qualquer viagem de acampamento, você precisará do básico: tenda, lona, ​​saco de dormir, utensílios de cozinha… 

Um truque útil do comércio que se aplica especialmente bem ao acampamento na praia? Traga uma pá de lixo e uma escova. Você ficará feliz com o que fez quando for capaz de limpar a areia e manter seus aposentos limpos. 

Outra peça útil do equipamento são as estacas de areia. Essas pequenas ferramentas têm o objetivo de manter sua posição em superfícies soltas, evitando a frustração da barraca dançante (ou, no extremo, voadora).

3. Escolha as roupas adequadas

Ao acampar na praia, você precisará levar muitas roupas diferentes, mesmo que planeje ir por apenas dois dias. A mudança na temperatura à noite pode tornar difícil encontrar a combinação certa. 

Você pode dividir sua mochila em roupas para horários diferentes do dia.

Assim que o sol nascer, as temperaturas começarão a aumentar. Por isso, é interessante ter uma roupa “intermediária” para este início de manhã. 

Camisas e calças de mangas compridas podem parecer um convite para grelhar, mas oferecem proteção adicional contra mosquitos e plantas irritantes que você pode encontrar se participar de atividades como caminhadas. 

Dica: informe-se sobre as mudanças de temperatura na praia onde vai acampar e, a partir disso, prepare uma mochila condizente.

4. Preste atenção nas marés

Esta dica é aplicável se você estiver montando acampamento ao lado do oceano e, embora seja provavelmente bastante óbvio, vale a pena repetir. 

Antes de armar sua barraca e construir sua fogueira, tenha absoluta certeza de que você está bem longe do alcance da água quando a maré está alta. 

Familiarize-se com as marés com antecedência e organize-se de acordo. Pode ser tentador acampar perto da água, mas você cantará uma música diferente quando todos os seus pertences forem levados por uma onda agressiva. 

Dica extra: procure em sua loja de aplicativos um app que informa sobre as marés. 

5. Fique longe das dunas

Embora sejam bonitas de se olhar, as dunas de areia tendem a abrigar vegetação vulnerável que é facilmente (e negativamente) afetada pela interferência humana. 

Além disso, representam um risco, pois estão cobertas por areia movediça e pedras que podem deslizar rapidamente, criando um ambiente perigoso para todos os aventureiros. 

Em suma, sinta-se à vontade para admirar as dunas e maravilhar-se com sua grandiosidade, mas para o bem delas e seu, acampe bem longe.

6. Hidrate-se (com água!)

O clima de praia sempre faz com que a gente se empolgue na caipirinha, na cerveja… mas, você não deve esquecer que o que realmente hidrata é a água!

Certifique-se de levar água suficiente para todos os dias de acampamento e beba bastante. Entre uma bebida alcoólica e outra, beba água generosamente… seu corpo vai agradecer muito. E as chances de sua aventura não se transformar em um pesadelo vão cair drasticamente.

7. Guarde seu lixo

As praias são lindas e seu trabalho, como campista, é ajudar a mantê-las assim. Como em qualquer acampamento, você é responsável pelo lixo e deve estar atento a isso ao planejar sua viagem. 

Latas e garrafas são um incômodo de transportar e precisam ser trazidos de volta, então tente evitar usá-los em primeiro lugar. Considere alguns sacos grandes para usar como recipientes de lixo — mas lembre-se de que você precisa levá-los com você no final da viagem. 

Alguns campings fornecem sacos de lixo, então descubra de antemão se o local para onde você vai oferece esse serviço. E certifique-se de verificar com antecedência se há algum item restrito que você deve deixar em casa.

→ Leia também: 23 praias para você conhecer em Búzios – RJ!

Que tal, o que você achou das nossas dicas para acampar na praia? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *