Conheça as trilhas do Parque Estadual de Ibitipoca

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça as trilhas do Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

O Vamos Trilhar está cada vez ficando mais ~chique~ e indo explorar novos lugares fora do Rio de Janeiro. Nossa aventura, desta vez, foi em Ibitipoca. Passamos um final de semana por lá andando, subindo e descendo morros, dando aproximadamente uns 25 km de distância percorrida.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Enfrentamos chuva, neblina, sol de rachar, água na cintura com as mochilas na cabeça e várias outras aventuras. Aprenda agora sobre as trilhas do Parque Estadual de Ibitipoca e prepare sua mochila!

Ficha técnica

Localização: Conceição do Ibitipoca – Minas Gerais;

Nível: Trekking leve e médio, com exposição ao sol;

Tempo: Para aproveitar todas as atrações, você deve ficar 3 dias. Mas 2 dias já é suficiente para conhecer as melhores.

Altitude máxima: 1.784 metros

Atrativos: Cachoeiras de água muito gelada, vistas incríveis e grutas;

Valores: Finais de semana e feriados – R$20,00 / Dias de semana – R$10,00;

Limite de visitação: 1.200 pessoas por dia.

O Parque

Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

Localizado a uma distância de 305 km de Belo Horizonte, 260 km do Rio de Janeiro e 486 km de São Paulo, o Parque Estadual de Ibitipoca fica no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG).

Ele foi fundado em 1973 e é conhecido por ser o lugar com o maior número de grutas do Brasil (o que explica a origem de seu nome dado pelos índios tupi-guaranis, significando Casa de pedra), por suas trilhas, picos, cachoeiras, vegetação e riachos dourados, distribuídos num total de 1.488 hectares.

É um dos parques mais bem estruturados que eu já fui, para onde você olha sempre tem placas de sinalização, as trilhas são bem demarcadas, tem portaria, lanchonete, camping, centro de visitantes, vestiário e estacionamento. Além disso, para manter a preservação e um bom controle, a visitação é limitada em 1.200 pessoas por dia e a entrada é paga.

Água dourada

Água dourada de Ibitipoca - Vamos Trilharr

Se você já ouviu falar de Ibitipoca antes, sabe que a coloração da água é algo que chama a atenção de todos. Os rios e as cachoeiras parecem ser de Coca-Cola, vão de uma cor mais puxada pro dourado até o vermelho.

Isso acontece pelo acúmulo de matéria orgânica em decomposição nas bacias subterrâneas, que chega facilmente às águas devido a porosidade do solo, e devido ao quartzito concentrado nas rochas. Você quase não verá peixes nestas águas, pois devido aos fatores que falei anteriormente ela acaba sendo muito ácida.

Lista de Atrações

Atrações do Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

Os principais atrativos do o Parque Estadual de Ibitipoca são suas belas cachoeiras, paredões e grutas. As trilhas são relativamente fáceis e atendem visitantes de todos os estilos, mas algumas possuem muitas subidas e descidas, o que as tornam muito cansativas. Abaixo coloquei um mapa e uma lista de todas as atrações que você vai encontrar no Parque com suas distâncias da entrada:

mapa-parque-estadual-de-ibitipoca-vamos-trilhar

Infraestrutura

Centro de Visitantes – 1.000 metros

Camping – 1.300 metros

Lanchonete – 1.300 metros

Picos

Lombada – 4.420 metros

Cruzeiro – 2.830 metros

Pico do Pião – 5.600 metros

Cachoeiras e Poços

Janela do Céu – 7.800 metros

Cachoeirinha – 7.550 metros

Cachoeira dos Macacos – 2.400 metros

Lago das Miragens – 1.800 metros

Prainha – 1.420 metros

Lago dos Espelhos – 2.300 metros

Grutas

Gruta dos Moreiras – 5.800 metros

Gruta dos 3 Arcos – 5.760 metros

Gruta da Cruz – 2.900 metros

Gruta dos Fugitivos – 5.710 metros

Gruta do Monjolinho – 3.100 metros

Gruta do Pião – 4.400 metros

Gruta dos Viajantes – 5.350 metros

Gruta dos Gnomos – 1.650 metros

Gruta dos Coelhos – 1.200 metros

Ponte de Pedra – 2.040 metros

Você ainda pode acessar essas atrações fazendo os 3 Circuitos sugeridos para quem vai visitar o Parque. Abaixo farei um resumo de cada um deles:

Circuito Janela do Céu

Circuito Janela do Céu - Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

O circuito da Janela do Céu pode ser feito de duas maneiras: pelo caminho que leva até o Pico da Lombada e pelo caminho da Gruta dos Monjolinhos. Eu fui pelo do Pico da Lombada e pelo que muitos falam, e eu pude constatar, é o mais puxado de todos do parque. São aproximadamente 16km incluindo ida e volta, mas vale muito a pena por todos os lugares incríveis que você conhece.

Para quem ainda não sabe, a Janela do Céu é um dos principais cartões postais do parque, sendo uma cachoeira de aproximadamente 20 metros, onde ficamos acima dela. Apesar dela ser o principal atrativo, você também passará por lugares incríveis como: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Rio Vermelho e a Janela do Céu.

Circuito das Águas

Circuito das Águas - Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

O Circuito das Águas é o mais tranquilo de se fazer e por isso é o mais popular dentre os visitantes do parque. Você começa esse circuito no restaurante do parque, a partir de então é só caminhar em direção à Prainha e depois rumo a Ponte de Pedra. Ao todo você caminhará 7km, o tempo é relativo, depende de quanto tempo você ficará em cada lugar.

As atrações que visitei neste Circuito foram: Gruta dos Coelhos, Prainha, Mirante da Ponte de Pedra, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Lago dos Espelhos e Lago das Miragens, mas sei que existem outras atrações como: Tibum, Ducha, Lago Negro, Gruta dos Gnomos e Rio do Salto.

Circuito do Pico do Pião

Circuito do Pico do Pião - Parque Estadual de Ibitipoca - Vamos Trilhar

O Circuito do Pico do Pião é mais fácil que o da Janela do Céu e mais difícil que o Das Águas. Ao todo são 11 km contando ida e volta e pode durar de 4 a 5 horas. Você também começa pelo restaurante do parque, seguindo em direção à Prainha, mas você seguirá o caminho em direção a Gruta dos Monjolinhos. Neste Circuito você conhecerá as seguintes atrações: Gruta dos Monjolinhos, Gruta do Pião, Pico do Pião (segundo maior do parque com 1.722 metros de altitude) e a Gruta dos Viajantes.

Se você tiver apenas dois dias para visitar o parque, minha recomendação é que faça os Circuitos da Janela do Céu e das Águas, pois possuem os melhores atrativos do parque. Você já foi ao Parque Estadual de Ibitipoca? O que achou? Compartilhe sua experiência com a gente!

5 Comentários


  1. Já fui 2 e fiz a trilha mais básica e a da Janela do Céu, infelizmente as condições climáticas não ajudaram muito, mas é um lugar lindo demais! Quieto voltar outras vezes. E fazer todas as trilhas.

    Responder

  2. Bom dia!
    Vou para Ibitipoca na próxima terça, e ficarei até quinta.
    Gostaria de fazer as 3 trilhas do parque recomendadas acima.
    Como chegarei na terça e volto na quinta, deixei a quarta para fazer a janela do céu. Gostaria de saber de vocês se dá tempo de fazer a do pico começando ao meio dia, pois a faria na terça quando chegasse e na quinta faria o circuito das águas pela manhã e início da tarde, já que queria sair no máximo às 16 horas.
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Marcelo, tudo depende do seu ritmo de caminhada.

      Acredito que dê pra fazer sim, mas vai ser bem puxado e você não conseguirá ficar muito tempo parado aproveitando os atrativos.

      Abs,

      Responder

  3. Salve Vinícius, nos conhecemos em Santa Rita de jacutinga em janeiro de 2019.
    Conheci Ibitipoca em 1995, mas de lá para os dias atuais percebi muitas mudanças.
    Estou me programando para retorna em Ibitipoca e o desejo é levar minha esposa e filho para conhecer a janela do céu.
    Quais são as dicas? Com qto tempo devo fazer a reserva? Esta reserva pode ser feita pela internet? Em tempo, me encaminhe teu email que irei LE enviar minhas últimas publicações sobre trilhas.
    Abraço fraterno Marcial.
    [email protected]

    Responder

    1. Oi Marcial, tudo bem?

      Lembro bem de você meu amigo!

      Realmente mudou muito lá, desde que eu fui também. Tente fazer sua reserva com pelo 1 mês de antecedência, para garantir e não ter nenhum problema. Agora, para entrar no Parque, vá bem cedo. Desde 2018 começou a ter limite de 500 visitantes por dia.

      Pode enviar para contato@localhost

      Grande abraço,
      Vinícius Pinto

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *