4 sugestões de roteiros no Deserto do Atacama para todos os gostos

Tempo de leitura: 9 minutos

Mirante do Vulcão Miñiques - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Visitar o Deserto do Atacama pode ser um dos pontos altos de se fazer turismo no Chile e em outros países da América do Sul, como Argentina, Peru e Bolívia. O Atacama oferece paisagens lindíssimas e tem muitas atrações que atendem a diversos tipos de turistas.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Caso você esteja indo com mais tempo, há programações que estão fora das rotas comuns e por isso garantem uma experiência única na região. Agora, fique tranquilo; se sua passagem pelas terras atacamenhas não tiver um prazo muito extenso, não há problema, pois também pensamos em você e abaixo seguem algumas opções de roteiros que farão a diferença na sua viagem.

→ Recentemente, nós fizemos uma parceria com a Fui Gostei Trips, uma agência incrível que foi criada por brasileiros apaixonados pela América do Sul, para essa aventura. Ao final deste artigo, saiba mais detalhes e também aproveite nosso cupom de descontos para planejar sua próxima aventura em alto estilo! 

Agora continue lendo para ver algumas sugestões de roteiros no Deserto do Atacama que fazem jus a todos os gostos!

4 opções de roteiros no Deserto do Atacama

Iniciando o planejamento de sua programação de viagem, comecemos com as viagens mais curtas e por diante apresentamos opções que necessitam ser feitas com mais tranquilidade.

Breve apanhado sobre as atrações comuns

Mas antes de indicar os dias, vamos apresentar algumas das atrações que são comuns a todos os passeios e por isso merecem destaque.

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Vista da Laguna Miscanti - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Independentemente da quantidade de dias a passar na região, esta programação sempre deve fazer parte do seu roteiro. 

Por apresentar paisagens deslumbrantes que permitem que os visitantes conheçam de perto pedras avermelhadas e lagoas que compõem um cenário cinematográfico. Conhecidas como Miscanti e Miñiques, as lagoas estão numa zona de proteção ambiental, portanto não é permitido o banho. 

Toda a beleza do lugar se destaca em função da tonalidade das pedras, da vegetação nativa e também do céu azul do Atacama presente em quase 330 dias ao ano.

Conhecendo o Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Vista da Cratera do Valle de la Luna - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Imagine só a possibilidade de estar em um ambiente que se assemelhasse à superfície lunar: não seria incrível? Pois no Atacama é possível. 

Em função de crateras que se formam em um solo que se parece com as crateras da Lua, estes dois vales localizados muito próximos um do outro, permitem que os visitantes vejam de perto formações rochosas que não encontramos com frequência no Brasil.

Trekking de Guatin e termas de Puritama

Queda d'água nas Termas de Puritama - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Os aventureiros também têm passaporte garantido nessa viagem, pois há opções muito interessantes de trekking sobre as pedras do Atacama, lagos, trilhas e uma infinidade de surpresas pelos labirintos naturais das pedras andinas. 

Para realizar esta programação é necessário o acompanhamento de guias turísticos que tenham experiência no trajeto. 

Após as trilhas e as caminhadas sobre as pedras, é possível se banhar nas termas que se encontram na região contendo águas purificadas e cristalinas, também conhecidas como águas termais, entre as mais puras e benéficas à saúde da pele.

Visitando o Salar de Atacama

Conhecendo o Salar de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Salar de Atacama está localizado ao norte do Chile e cercado pelas altas formações rochosas das Cordilheiras dos Andes. 

Por conter uma vastidão de vida animal típica das regiões andinas, o contato com aves andinas e animais específicos da região será um destaque à parte durante a sua passagem. 

Considerando que as altitudes no Chile devem ser avaliadas em qualquer passeio, nesta programação, a altitude máxima não passa dos 2500 metros acima do nível do mar, portanto, para os turistas que desejarem caminhadas mais longas e programações mais prolongadas podem ficar despreocupados.

Chegando aos Gêiseres de El Tatio

Principal Geyser El Assassino - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Partindo desde San Pedro de Atacama, a chegada neste local ocorrerá após cerca de 50 km percorridos. Considerando a altitude, mais de 4000 metros acima do nível do mar exigem cuidados bastante específicos durante a visitação. 

Por ser uma região bastante alta, é necessário cuidado redobrado com a alimentação nos dias que antecedem a chegada ao destino. 

Entretanto, todo o esforço será recompensado pelas surpresas naturais que formam espécies de colunas de vapor que se originam do chão e criam uma atmosfera quase lúdica na paisagem do deserto. 

O fenômeno ocorre em função da discrepância na temperatura ambiente com a água que ganha passagem para se transformar em vapor nas fissuras que se encontram na região, formando o espetáculo que muitos chamam de colunas de fumaça, mas que, na verdade, são formadas por vapor de água. 

Como detalhe importante, prefira a visitação neste lugar em horários pela manhã, momentos em que o vapor será mais expressivo e irão compor cenários ainda mais bonitos de se admirar.

Quantos dias ficar no Deserto do Atacama?

Povoado Machuca - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Uma vez que listamos os principais destinos desta programação, confira algumas opções de roteiro feitas pensando na comodidade da sua viagem. 

Fizemos 4 opções de roteiro considerando a quantidade de dias e detalhamos os principais pontos que não podem ficar de fora desta aventura, confira a seguir!

1. Programação de 4 dias

Para os turistas que desejam explorar o local mas não têm muito tempo para estarem no deserto, sugerimos o seguinte roteiro composto pelos pontos turísticos mais tradicionais da região: 

Dia 1 – Chegada, Valle de la Luna e Valle de La Muerte;

Dia 2 – Lagunas Escondidas de Baltinache e Tour Astronômico;

Dia 3 – Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama;

Dia 4 – Termas de Puritama e/ou Volta.

2. Programação de 5 dias

Se você irá passar alguns dias a mais no deserto, estas opções foram pensadas exatamente para quem vai estar 5 dias por lá: 

Dia 1 – Chegada e Laguna Cejar.

Dia 2 – Lagunas Escondidas de Baltinache e Tour Astronômico;

Dia 3 – Geisers del Tatio, Valle de la Luna e Valle de La Muerte;

Dia 4 – Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama;

Dia 5 – Termas de Puritama e/ou Volta.

3. Programação de 7 dias

A partir de uma semana de permanência no local, as programações já podem ser feitas com mais tranquilidade permitindo, inclusive, explorar algumas paisagens que já fazem parte dos países vizinhos como Bolívia, Peru ou Argentina. É o caso da Rota dos Salares que tem como destino o Paso Jama na Argentina e é uma programação que tem saída desde San Pedro de Atacama.

Se você vai explorar a região em uma semana, veja os atrativos que pode incluir em seu roteiro de viagem:

  • Dia 1 – Chegada e Laguna Cejar.
  • Dia 2 – Lagunas Escondidas de Baltinache e Tour Astronômico;
  • Dia 3 – Trekking Guatin, Termas de Puritama e Valle del Arcoiris;
  • Dia 4 – Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama;
  • Dia 5 – Geiser El Tatio, Valle de la Luna e Valle de La Muerte;
  • Dia 6 – Rota dos Salares ou Vulcão Lascar;
  • Dia 7 – Volta.

4. Programação de 9 dias

Caso você tenha bastante tempo para desbravar a região, além de todas as programações já citadas anteriormente, há locais como o Vallecito, Magic Bus, e também outros tipos de atividades como passeios de bike, sandboard e subida ao Vulcão Cerro Toco.

Aproveite também a cidadezinha de San Pedro de Atacama com suas belezas históricas, explore a cultura local, converse com os nativos. Você vai ver como sua viagem vai ficar bem enriquecida.

5. Nossa programação de 12 dias

Se você quer fazer algo ainda mais completo, como nós fizemos, e ainda conhecer o Salar de Uyuni, sugerimos fazer um roteiro igual ao nosso. Nele, conhecemos a maioria dos principais atrativos do Atacama e o Deserto de Sal. Para ficar completo, só faltou o Tour Astronômico que estava previsto, mas não conseguimos fazer pelas condições climáticas. Você consegue adicionar este passeio em quase todos os dias do roteiro que fizemos.

  • Dia 1 (manhã) – Chegada ao Atacama
  • Dia 1 (tarde) – Laguna Cejar e Ojos del Salar (Modo Clássico)
  • Dia 2 (manhã) – Lagunas Escondidas de Baltinache (Modo VIP)
  • Dia 3 (dia completo) – Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas (Modo Clássico)
  • Dia 4 (manhã) – Termas de Puritama e Trekking Guatin (Modo VIP)
  • Dia 4 (tarde) – Valle del Arcoiris e Petroglifos (Modo VIP)
  • Dia 5 (manhã) – Geysers del Tatio (Modo VIP)
  • Dia 5 (tarde) – Valle de la Luna e Valle de la Muerte (Modo VIP)
  • Dia 6 (dia completo) – Rota dos Salares (Modo Clássico)
  • Dia 7 (dia completo) – Trilha do Vulcão Lascar (Modo Aventura)
  • Dias 8 a 11 – Salar de Uyuni: Travessia de 4 dias e 3 noites (Modo Clássico)
  • Dia 11 (tarde) – Vallecito e Magic Bus (Modo VIP)
  • Dia 12 – Volta para o RJ

Explore o Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, o Atacama é um lugar de extrema beleza, e que permite muitas aventuras. 

Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, você gostou das nossas dicas de roteiros no Deserto do Atacama? Siga-nos no Instagram para acompanhar imagens e vídeos das aventuras que fazemos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *