Conheça tudo sobre a Cachoeira da Serra do Mendanha – RJ

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira da Serra do Mendanha - RJ - Vamos Trilhar

A Zona Oeste do Rio de Janeiro ainda é pouco explorada pelos aventureiros da própria cidade. Quase ninguém conhece o Parque da Pedra Branca, quem dirá a Cachoeira da Serra do Mendanha que fica no Parque Municipal da Serra do Mendanha, entre Bangu e Campo Grande. Espero que com este post, mais pessoas que fiquem estimuladas a conhecer esse lugar!


Como chegar?

De carro

Sem dúvidas, a melhor maneira de se chegar até lá é indo de carro. Basta pegar a Avenida Brasil até a altura de Campo Grande e de lá pegar a Estrada do Mendanha até chegar na junção dela com a Estrada Abílio Bastos. Bem no encontro delas tem a Primeira Igreja Batista do Mendanha para você usar de referência.

Após entrar na Estrada Abílio Bastos, siga ela toda vida até chegar a uma bifurcação. Siga pelo caminho da esquerda e você já começará a subir a ladeira que te deixa no ponto de início da trilha.

Se você chegar cedo ainda vai conseguir encontrar alguns estacionamentos em sítios da região, tem um em especial que é bem legal, pois depois você pode comer a famosa Costela ao Bafo.

De ônibus

A melhor maneira é ir de trem até Campo Grande e de lá pegar os ônibus 895 ou 850, que vão te deixar bem em frente a Primeira Igreja Batista do Mendanha e de lá você faz o resto do caminha andando.

Para ficar mais fácil, marquei no mapa o caminho que você deve fazer desde o início da Estrada do Mendanha até o início da trilha. Quebrei um galho danado pra vocês hein!

Parque Municipal da Serra do Mendanha

A cachoeira fica dentro do Parque Municipal da Serra do Mendanha, que é um dos poucos lugares da cidade do Rio de Janeiro que ainda possuem vegetação da época que os portugueses chegaram pelas nossas terras.

Ele fica entre os bairros de Bangu e Campo Grande, pegando um pouquinho ainda da cidade de Nova Iguaçu. Além disso, ele é protegido pela UNESCO, que considera a área Gericinó-Mendanha, como área de proteção ambiental.

A Cachoeira da Serra do Mendanha

A Cachoeira da Serra do Mendanha - RJ - Vamos Trilhar

Sabe aquelas cachoeiras que servem como “escorregas” naturais? É o caso da Cachoeira da Serra do Medanha. Ela é resultado do Rio Guandu do Sapê, que passa pela Serra do Medanha, no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da cidade. Uma dica muito importante é você levar repelente, lá tem muito mosquito!

A trilha

A trilha da Cachoeira da Serra do Mendanha - RJ

Como trata-se de uma subida, é aconselhável ir equipado com água para beber, pois o percurso é de aproximadamente uma hora. A trilha não é bem sinalizada e tem umas subidas bem chatinhas, principalmente no início. Há algumas bifurcações no caminho, sendo a última a maior que gera dois caminhos da mesma largura. Pegue o caminho da direita e comece a descer. Em poucos minutos você ouvirá o som das águas!

Eu fui nessa trilha em um fim de semana, mesmo não chegando tão tarde, ela estava muito cheia. Já virou point entre os moradores da região e você vai ver muita família indo, mesmo a trilha não sendo das mais fáceis.

Confira o vídeo que fiz desta cachoeira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *