Cachoeiras do Horto: como fazer a trilha do Chuveiro, Jequitibá e Cachoeiras Secretas (Horto – RJ) #38

Tempo de leitura: 2 minutos

Cachoeiras do Horto como fazer a trilha do Chuveiro, Jequitibá e Cachoeiras Secretas (Horto - RJ) #38 - Vamos Trilhar

Uma ótima pedida para esse calor infernal do Rio de Janeiro é ir para as Cachoeiras do Horto (sim, eu disse no plural mesmo). Lá no Horto tem diversas cachoeiras para você se banhar como, por exemplo, a Cachoeira da Gruta, dos Primatas, do Quebra, a do Jequitibá e a mais famosa que é a Cachoeira do Chuveiro.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Dessa vez, deixamos o carro bem na beira da estrada, no pequeno estacionamento que possui e demos uma paradinha na Cachoeira do Quebra. Logo depois, seguimos o caminho para a trilha que leva para a Cachoeira do Chuveiro. A trilha é bem tranquila, não tem nenhum mistério. Só tem um ponto que assusta um pouco algumas pessoas, que é pra fazer uma pequena escalaminhada, mas que é bem fácil de superar.

Em 10 minutinhos chegamos nela. Antes de aproveitar a queda principal, resolvemos explorar as outras não oficiais que existem ali por perto e que não são nenhuma das que descrevi acima. Começamos descendo o rio e, para nossa surpresa, tinham algumas quedas bem interessantes.

Uma delas até batizei de Cachoeira das Andorinhas do Horto, pois enquanto estávamos por lá, algumas passaram pela queda e ficaram em uma grutinha que tinha atrás dela. Mais abaixo, ainda tinha outro pocinho, mas que você também consegue acessar pela trilha principal da Cachoeira do Chuveiro, antes da escalaminhada.

Subimos o rio novamente e resolvemos pegar a trilha que fica na esquerda da Cachoeira do Chuveiro. O caminho é mais íngreme , cheio de pontos de escalaminhada e sem sinalizações. Um pouco a frente, encontramos uma bifurcação. Pela esquerda, você segue direto para a Cachoeira do Jequitibá. Pela direita, você vai sair acima da Cachoeira do Chuveiro, onde algumas pessoas praticavam rapel. Decidimos subir pelo rio mesmo, para ver o que encontrávamos pela frente. Tinham alguns poços bem pequeninos, mas também achamos quedas bem generosas. Ótimas para se banhar.

Subimos até chegar na Cachoeira do Jequitibá, uma queda bem simples com um bom espaço para descanso. Ao seu lado, existe uma outra cachoeira, mas não sei dizer o nome. Ela estava com pouca água, mas lembrava um cânion, já que fica entre dois paredões de pedra.

De lá, fomos conhecer o Jequitibá, uma das árvores mais antigas da cidade, que infelizmente está morta, mas sua carcaça continua lá, firme e forte, servindo de abrigo para animais e fungos da região. Depois de aproveitar, voltamos para a queda principal, a Cachoeira do Chuveiro e ficamos mais um tempinho por lá, nos refrescando antes de ir embora para casa.

Confira o vídeo:

Fique por dentro de várias trilhas e outras aventuras.
Acesse: https://www.vamostrilhar.com.br/
Inscreva-se no canal – http://bit.ly/24Q5stg
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar

2 Comentários


  1. Oi, vocês conhecem um pequena cachoeira que fica na trilha da cachoeira do jequitibá, que se inicia na trilha da cachoeira da gruta, ela fica passando abaixo de uma pedra grande onde você passa sobre ela e contorna até aparte inferior. É no segundo curso de água na trilha. Na primeira vezs que passei nessa trilha tinha uma placa com o nome de cachoeira da Laje, mas apontava para o lado contrário, hoje tem uma placa com a distância de 650m até a cachoeira da gruta. Vocês conhecem ?

    Responder

    1. Oi Joel, já ouvi falar nela também, mas ainda não tentamos ir. Parece que ela é muito pequena, por isso fomos deixando pra depois. Você já foi? Gostou?

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *