Conheça tudo sobre o Costão do Itacoatiara – Niterói – RJ

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça tudo sobre o Costão do Itacoatiara - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

O Costão de Itacoatiara fica ao lado de uma das melhores praias para bodyboard no Estado do Rio de Janeiro. Por isso atrai visitantes e turistas em busca de trekking, escalaminhada, contato com a natureza, surf, fotografia e contemplação da paisagem. Olhando de baixo, pela praia de Itacoatiara, parece impossível de subir esse paredão rochoso, mas não é.


Em 2016 o Parque Estadual da Serra da Tiririca, onde está o costão, fez 25 anos e definiu algumas novidades para reduzir impactos da visitação, afinal o acesso é gratuito.

A seguir vamos apresentar dicas para você aproveitar o melhor do Costão de Itacoatiara.

Trilha do Costão de Itacoatiara

Trilha do Costão de Itacoatiara - Vamos Trilhar

A trilha para subir o Costão de Itacoatiara não é difícil, em 20 minutos você chega até o topo. Porém ela é toda descoberta e você sobe direto pela pedra o tempo inteiro. Logo, é muito difícil você se perder por lá, já que tem sinalização e o caminho é marcado.

O visual é espetacular. De lá consegui ver a Praia de Itacoatiara, o Morro das Andorinhas, a Pedra do Elefante, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e muito mais.

Escalada no Costão de Itacoatiara

São 33 vias de escalada no Costão de Itacoatiara que variam do I ao IX grau, segundo o Guia de Escaladas Itacoatiara da Companhia de Escalada.

Viradas para a praia são as vias da face oeste, que podemos seguir pela praia e subir um pouco na rocha até encontrar o primeiro grampo. Está mais exposta ao sol do meio dia e a tarde.

Para a face leste o acesso é feito por trilha mais fechada de vegetação que leva para a enseada do Bananal. Não há sinalização da localização da rocha. O sol bate nessa face pela manhã, sendo indicada a escalada bem cedo ou no final de tarde.

Já vi alguns grupos de trilha fazerem tirolesa por lá, mas a estrutura não está montada, essas pessoas que montam quando vão ao local.

Como chegar

Como chegar no Costão de Itacoatiara - Vamos Trilhar

O Costão de Itacoatiara fica no canto da praia de mesmo nome, na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Para quem vai de carro do Rio de Janeiro, após a ponte Rio-Niterói (há cobrança de pedágio) deve seguir para a Região Oceânica e entrar para Itacoatiara no único acesso informado logo após uma cabine de polícia. Demora-se em média uma hora do centro do Rio à Itacoatiara. Indicamos que vá o mais cedo possível para encontrar vaga, no caso de carro.

Saindo do Rio também podemos ir de barca para Niterói, seguido de ônibus para a Região Oceânica.

Dicas para viajantes

Dicas para quem vai conhecer o Costão de Itacoatiara - Vamos Trilhar

Vendedores da praia têm produtos comuns e orgânicos, como o mate, cerveja artesanal e o sanduíche natural. Há opções de hospedagem e restaurantes em Itacoatiara e bairros próximos.

Na alta temporada, de dezembro a março, há cobrança de estacionamento nas ruas de Itacoatiara. Respeite os moradores e surfistas locais, eles preservam esse paraíso.

Não esqueça de ver o vídeo que fizemos sobre esta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *