Roteiro da trilha da Cachoeira do Jequitibá – Horto – RJ

Roteiro da trilha da Cachoeira do Jequitibá - Horto - RJ - Vamos TrilharJá escrevi sobre diversas cachoeiras diferentes que existem no Horto, mas havia ficado faltando uma em especial que ainda não havia visitado. Trata-se da Cachoeira do Jequitibá, uma gostosa queda d’água no coração da cidade do Rio de Janeiro e que está muito bem preservada.

Então, se você gosta de uma boa queda d’água, que é praticamente vazia, não pode deixar de acompanhar esse post e ver como chegar na Cachoeira do Jequitibá.

Ficha Técnica

Localização: Setor B – Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 20 minutos (ida).
Atrativos: Cachoeiras e Jequitibá.

Cachoeiras do Horto

No Horto Florestal da cidade do Rio de Janeiro existem diversas cachoeiras como a Cachoeira da Gruta, Cachoeira dos Primatas, Cachoeira do Quebra e, a mais famosa de todas, a Cachoeira do Chuveiro. Poucos sabem, mas existe um caminho para chegar até a Cachoeira do Jequitibá pela Cachoeira do Chuveiro e eu vou mostrar para vocês como faz para chegar lá.

Sobre a Cachoeira do Jequitibá

Sobre a Cachoeira do Jequitibá - Horto - RJ - Vamos Trilhar

Ela está situada dentro da área mais preservada do Parque Nacional da Tijuca e tem um grande atrativo que é um Jequitibá centenário. Sua queda d’água não é muito grande, mas é ótima para se refrescar, principalmente porque ela raramente fica cheia, já que poucas pessoas a conhecem e é um pouco mais complicado de chegar nela em relação a outras disponíveis na cidade.

Via Estrada Dona Castorina

Uma das coisas mais difíceis de ir pela Estrada Dona Castorina é encontrar o ponto exato onde começa a trilha da Cachoeira do Jequitibá. No mapa que incorporei no fim do post, tem o ponto certo onde fica ela. Fica entre a entrada da trilha da Cachoeira do Chuveiro e a Vista Chinesa, do lado direito da pista para quem está subindo e do lado esquerdo da pista para quem está descendo.

Uma informação muito importante para você saber é que não existe estacionamento neste local e é proibido estacionar na pista. Portanto, existem algumas opções para você fazer esta trilha.

• Subir de Uber até o ponto inicial da trilha;
  • Subir a pista a pé (leva bastante tempo)
  • Estacionar na Vista Chinesa e descer até o início da trilha (depois terá que subir até lá na volta)
  • Começar a trilha pela Cachoeira da Gruta;
  • Começar a trilha pela Cachoeira do Chuveiro (minha opção favorita)

A trilha é muito bem marcada e sinalizada, já que faz parte do trecho Jequitibá x Cachoeira da Gruta, da trilha Transcarioca. Ao longo do caminho você encontrará, setas, as marcações das pegadas e placas mostrando o caminho a ser seguido e quanto tempo você levará para chegar ao destino. Em aproximadamente 15 minutos você chegará na cachoeira.

Via Cachoeira do Chuveiro

inicio da trilha da cachoeira do chuveiro - pracinha - horto - vamos trilhar

Para chegar até a Cachoeira do Jequitibá pela Cachoeira do Chuveiro você precisará, antes de qualquer coisa, fazer a trilha para esta cachoeira. Tenho um post aqui no blog mostrando o passo a passo para chegar nela.

Caminho da esquerda na Cachoeira do Chuveiro - trilha da Cachoeira do Jequitibá - Horto - RJ - Vamos Trilhar

Uma vez que você chega até a Cachoeira do Chuveiro, você perceberá que do lado esquerdo da queda d’água a trilha continua e é uma subida íngreme pelas raízes da árvore. Muita gente desiste de seguir em frente já neste ponto, mas, acredite, é recompensador.

A trilha é bem marcada, mas não é sinalizada. Seguindo sempre pela esquerda você pegará a trilha que o levará diretamente até a Cachoeira do Jequitibá, em menos de 10 minutos.

Nós resolvemos pegar uma saída a direita para poder ir subindo o rio pela água mesmo. Foi a melhor decisão que tomamos, pois ao longo do caminho encontramos diversos poços e quedas d’águas desertas e que quase ninguém conhece.

O caminho é mais difícil e demorado, mas eu garanto que você não vai se arrepender e vai me agradecer eternamente por estar dando esta dica!

A Cachoeira do Jequitibá

Em cerca de 30 minutos você chegará na Cachoeira do Jequitibá. A queda não é muito grande, mas é o suficiente para você conseguir se refrescar bem. O melhor de tudo é que ela é pouco conhecida, portanto na maioria das vezes está bem vazia.

Outra queda

Outra queda da Cachoeira do Jequitibá - Horto - RJ - Vamos Trilhar

Logo ao lado da Cachoeira do Jequitibá você encontrará uma outra queda d’água, um pouco mais fraca, mas que fica entre dois paredões de pedra, formando um mini cânion. Aproveitamos bastante essa parte também.

Jequitibá Centenário

Perto da cachoeira você perceberá que tem uma trilha. Ela é a trilha que leva até a Estrada Dona Castorina. Você também poderá pegar uma bifurcação no meio do caminho para conhecer o Jequitibá gigante que existe por ali, que inclusive deu o nome para a cachoeira.

O Jequitibá é um dos principais atrativos desta trilha. Ele que deu o nome para esta cachoeira. É uma árvore que tem aproximadamente 2.000 anos e já chegou a medir 44 metros de altura mas, infelizmente, ela já morreu. Em 2013 teve uma grande tempestade na cidade que quebrou o Jequitibá e hoje ele possui aproximadamente 20 metros de altura.

Ele é tão grande que é necessário mais de 10 pessoas para conseguir abraçá-lo. para você ter idéia, ela tem 1 metro de diâmetro.  Além disso, você ainda consegue entrar dentro da árvore através de uma grutinha que se formou na sua base e que serve de abrigo para diversas espécies de animais e fungos.

Caminho para a Cachoeira da Gruta

Grafico-Jequitiba-x-Primatas-web

Além de poder voltar para a Estrada Dona Castorina ou voltar para a Cachoeira do Chuveiro descendo o rio para finalizar a trilha, você também tem a opção de voltar através da trilha transcarioca até a Cachoeira da Gruta e conhecer mais esse atrativo. Você pode encontrar todas as informações desta trilha no site da trilha transcarioca!

Abaixo também compartilho um infográfico da trilha transcarioca com todas as distâncias da trilha desde a Vista Chinesa até a Cachoeira dos Primatas.

Como chegar?

Para você fazer a trilha começando pela Estrada Dona Castorina precisará subir um grande trecho até chegar ao início. Marquei no mapa abaixo o ponto exato do começo desta trilha:

Já fazendo pela trilha da Cachoeira do Chuveiro, você deverá começar a partir deste outro ponto: