Conheça tudo sobre o Parque Natural Municipal da Prainha – RJ

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre o Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

O Parque Natural Municipal da Prainha, conhecido simplesmente como o Parque da Prainha, é uma área que une a Prainha a Grumari, duas belas praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 2001 em uma área de preservação ambiental.


Sua inauguração foi muito importante para a preservação desta que é uma das regiões mais cobiçadas pelo mercado imobiliário devido a sua beleza. Além disso, a rica fauna local passou a ser mais protegida.

A beleza do Parque Natural Municipal da Prainha merece ser contemplada. Pensando nisso, resolvemos reunir neste artigo as principais informações sobre o lugar para quem quer explorá-lo em aventuras diversas. Acompanhe!

A estrutura

A estrutura do Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

A extensão do Parque compreende cerca de 147 hectares. Trata-se de um espaço territorial em forma de anfiteatro que e é coberto por várias formações vegetais como restinga, floresta de terras baixas e pequenos arbustos típicos dos costões rochosos da Mata Atlântica.

Há na região diversos animais como, por exemplo, gambás, micos, pacas e diversos outros roedores, que até então tinham seu habitat natural em constante ameaça.

A Prainha

A Prainha - Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

A Prainha é delimitada pelas vertentes dos Morros do Caeté, Boa Vista e Pedra dos Cabritos, que compõem uma deslumbrante paisagem natural. Foi somente a partir da inauguração da Avenida Estado da Guanabara, por volta dos anos 1970, que ela passou a receber mais visitantes, sendo até então quase que intocada.

A área de preservação ambiental da Prainha conta com mirantes, quiosques, playground, aparelhos de ginástica, cavaletes-suporte para pranchas de surfe, além de sanitários, chuveiros e estacionamento para carros.

Grumari

Grumari - Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

A praia de Grumari tem nas suas extremidades duas lagoas, chamadas de Canto e Lagoa Feia. Nela, formam-se ondas grandes muito apreciadas por surfistas, o que não impede que pequenas embarcações possam atracar. Ainda em suas imediações existem duas ilhas, conhecidas como Ilha das Palmas e Ilha das Peças.

A legislação do Rio não permite qualquer construção na área, as já existentes são anteriores à criação do parque. 

Centro de visitantes

O centro de visitantes é uma casa localizada na parte mais alta do parque. Ele é reservado para exposições e palestras. Ali são recebidos, além dos turistas comuns, também grupos escolares que realizam passeios pelas trilhas sob a supervisão de guias especializados.

Energia solar

Energia Solar - Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

Em fevereiro de 2002, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou no Parque um sistema de energia solar. Até então, não havia nenhuma forma de iluminação. São 78 geradores que podem garantir o fornecimento por até três dias sem sol.

Mirante do Caeté

Mirante do Caeté - Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

Quem gosta de ter uma visão panorâmica não deve deixar de conhecer o Mirante do Caeté. De lá é possível avistar diversos pontos do Rio, como a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Reserva, todo o Recreio dos Bandeirantes, a Barra da Tijuca e, em dias de boa visibilidade, até a Pedra da Gávea.

A subida é muito tranquila, com inclinação suave. Em cerca de 30 minutos é possível chegar no topo.

Como Chegar no Parque da Prainha

Saindo do Rio, vá até a Zona Oeste, pegue a Avenida Estado da Guanabara – Estrada para Grumari. O horário de visitação do parque é das 8 às 17h (até às 18hs no verão).

2 Comentários


  1. Então, rolou uma certa confusão nas explicações. Afirmo que não há na região um número imenso de cães e gatos do mato e coelhos. Já sobre o Grumari, NÃO SÃO PERMITIDAS QUAISQUER CONSTRUÇÕES, as construções existentes são anteriores à criação do parque. Também desconheço a existência de hospedagem em Grumari.

    “A legislação do Rio só permite que pequenos prédios destinados a pousadas sejam construídos em Grumari,” .

    Só para constar, trabalhei nos parques da prainha e Grumari por anos e participei da criação dos planos de manejo dessas unidades de conservação, participei de levantamentos, mapeamentos e pesquisas diversas na área. Caso haja uma fonte onde você tenha obtido essas informações equivocadas corrija-os também.

    Responder

    1. Oi Luis, tudo bem?

      Muito obrigado pela sua contribuição com o nosso conteúdo. Fizemos as devidas alterações para corrigir essas informações. Nada melhor que alguém de dentro para falar, né?
      Só gostaria de reforçar que todo esse conteúdo foi feito com base em pesquisas e indo até o local.

      Mais uma vez, muito obrigado por sua colaboração e por deixar nosso material mais rico e correto! =D

      Grande abraço,
      Vinícius Pinto

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *