Conheça tudo sobre o Refúgio da Pedra Aguda – Bom Jardim – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre o Refúgio da Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ - Vamos Trilhar

O Refúgio da Pedra Aguda faz parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de uma área particular. Por isso, há cobrança uma taxa de entrada por pessoa. A última vez que soubemos, era de R$ 15,00.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Essa área de Mata Atlântica fica na região de Nova Friburgo, onde há muitos cantos e caminhos imperdíveis para todos os públicos.

Vamos apresentar dicas para você aproveitar o melhor do refúgio e da trilha da Pedra Aguda.

Refúgio da Pedra Aguda

Quarto do Refúgio da Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ - Vamos Trilhar

Uma casa com estilo rústico e cercada de muita vegetação entre os morros da Pedra Aguda e Mundo Novo indica que chegamos no Refúgio da Pedra Aguda.

Aqui podemos estacionar, nos alimentar e descansar, com opções de hospedagens e refeições caseiras, com forno à lenha.

Piscina Refúgio da Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ - Vamos Trilhar

Ainda conta com uma piscina de água natural, um convite imperdível principalmente no retorno das trilhas, nos dias mais quentes e para apreciar os cantos dos pássaros e toda a natureza em volta.

Próximo do refúgio há opções de escalada em vias esportivas para todos os níveis e boulders. Indicamos as vias que ficam atrás do refúgio, pois levam para uma piscina natural no topo, imperdível.

Trilha para a Pedra Aguda

Trilha do Refúgio da Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ - Vamos Trilhar

Logo atrás do refúgio inicia a trilha que leva para a Pedra Aguda tem pouco menos de 1 km com desnível de 398 metros e é considerada de dificuldade semi-pesada, por isso fique atento às nossas dicas e dos moradores locais.

Demora-se em média 1:30h para chegar ao ponto mais alto da Pedra Aguda, sem grandes dificuldades para se localizar. Há estruturas de auxílio para a segurança, como cabos de aço, e a trilha é bem marcada, porém em alguns trechos mais expostos temos que seguir com cuidado.

A paisagem no caminho encanta. Com a inclinação podemos ver por cima da vegetação. Ao encontrar um paredão de rocha parece que não há mais caminho, mas precisamos subir esse paredão pela corda para continuar costeando o morro.

Logo a frente um cabo de aço auxilia para ultrapassar um trecho mais exposto. Recorde a localização do cabo de aço para facilitar seu retorno. Depois seguimos pela vegetação baixa até o topo da Pedra Aguda, a 1.347 metros de altitude.

Para os escaladores a Pedra Aguda é um paraíso de opções, sendo que algumas levam ao topo desse morro.

Circuito da Pedra Aguda e Mundo Novo

O Refúgio da Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ - Vamos Trilhar

Inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA) municipal, o circuito que leva tanto para a Pedra Aguda quanto para o Mundo Novo é voltado para o ecoturismo, a fim de aliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento econômico local.

Como a trilha para o Mundo Novo sai do mesmo ponto que a trilha da Pedra Aguda, esse circuito pode ser feito em duas etapas. Assim, ao retornar da Pedra Aguda podemos descansar, nos alimentar e seguir para o Mundo Novo mais tarde ou em outro dia.

A trilha para o Mundo Novo é mais difícil que da Pedra Aguda. Inicia passando por lindas cachoeiras que convidam para o banho, principalmente quem veio direto da Pedra Aguda. São trechos de corda, bambuzais e barrancos íngremes próximos do topo, onde precisamos apoiar as mãos na subida.

O topo do Morro Mundo Novo está a 1.550 metros de altitude. Leva-se em média 2 horas para chegar nesse ponto e a incrível vista da Serra de Macabu mais do que compensa.

Dicas para os aventureiros

Carregue água, pois não há pontos para se abastecer na trilha, protetor solar e repelente contra mosquitos. Evite fazer essas trilhas em horários de sol forte porque há muitas partes do caminho que estão expostas.

Luvas podem ajudar no trecho do cabo de aço e indicamos que leve cordas e outros equipamentos de escalada para tornar a visita mais tranquila, segura  e para os escaladores aproveitarem.

Há opções de hospedagem (camping, casa, acomodação coletiva e suítes) e refeições na sede da propriedade. Indicamos que faça reserva pelo facebook ou site tanto para dormir quanto comer na alta temporada, pois a procura é grande. No inverno não esqueça de levar agasalhos, pois faz aquele frio que convida para uma comida feita à lenha, caldos e bebidas quentes.

Para quem vai ficar pela região para conhecer outros atrativos há também opções de hospedagem, alimentação, trilhas, cachoeiras, pontos culturais e diversos lugares interessantes na cidade de Bom Jardim, São Pedro da Serra, Nova Friburgo e outras.

Programe bem sua visita ao Refúgio da Pedra Aguda para evitar passar dias chuvosos, que impedem ou atrapalham o acesso aos topos e às vias de escalada.

Como chegar

A Pedra Aguda fica no bairro de Santo Antônio em Bom Jardim, no Estado do Rio de Janeiro. Está distante 25 km do centro do município e a 10 km de São Pedro da Serra.

Saindo do Rio de Janeiro pela Ponte Rio-Niterói, seguir pela rodovia Niterói-Manilha (BR-101) e, em Itaboraí, dobrar no trevo para a RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) passando por Nova Friburgo e seguir pela BR-492 até o centro do município de Bom Jardim. Há pedágios na ponte Rio-Niterói e na saída de Friburgo, perto do Parque Natural Municipal do Cão Sentado.

O acesso para a área da Pedra Aguda se dá pelo km 17 da rodovia RJ-146, próximo de um posto policial, no sentido de Bom Jardim para Dr. Elias. Dali devemos seguir por 3,5 km de asfalto, entrar à esquerda na estrada de terra, cascalho e subidas íngremes para a Pedra Aguda e continuar por 2,5 km até o início da trilha.

Geralmente esse trecho é indicado para carros adaptados, porém muitos aventureiros com veículos 1.0 aparecem por lá.

Para quem vai de ônibus indicamos que entre em contato antecipadamente com os donos do refúgio pelo Facebook ou site para verificar se podem buscar as pessoas em São Pedro da Serra.

10 Comentários


  1. * Não é cobrada entrada no Refúgio Pedra Aguda. Mas para passar o dia e curtir espaço (piscina, sauna e trilhas) basta almoçar no nosso restaurante.
    Abrimos aos finais de semana e feriados de 12h30 às 15h30. Restaurante self-service no fogão a lenha, sem balança e com sobremesa incluída no preço.
    Para agendar para almoçar ou se hospedar deve mandar mensagem na nossa página no Facebook: Refúgio Pedra Aguda

    Responder

  2. Gostaria de saber preço da hospedagens pra casal, e valor refeição

    Responder

  3. NOM DIA.
    GOSTARIA DE SABER SE EU CONSIHI CHEGAR DE CARRO A ESSE ABRIGO.
    QUERI VER A PAISAGEM E ALMOÇAR AÍ.
    QUAL O VALOR DA HOSPEDAGEM E ALMOÇO PARA UM CASAL?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *