Conheça tudo sobre a Pedra do Sino em Teresópolis – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre a Pedra do Sino em Teresópolis - RJ - Vamos Trilhar

A Pedra do Sino é ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, no interior do estado do Rio de Janeiro. É um local perfeito para os amantes da natureza, do montanhismo e dos passeios em trilhas naturais.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

É sobre ela que conversaremos neste post. Você verá, a seguir, como chegar até a Pedra do Sino, o que encontrará por lá e muito mais. Acompanhe!

Sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Comecemos por explicar que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma área de conservação que abrange municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui uma extensão de 20.030 hectares, aberto à visitação permanente.

Criado em 1939, recebeu este nome quando os portugueses viram sua formação rochosa da Baia de Guanabara e a associaram ao instrumento musical. É lá que está a Pedra do Sino.

Sobre a Pedra do Sino

Sobre a Pedra do Sino - Vamos Trilhar

Você vai ouvir muito dizer que a Pedra do Sino pertence a Teresópolis, mas isso é um engano. Na verdade, a pedra pertence a Guapimirim, uma cidade que não é tão conhecida quanto sua vizinha famosa.

O primeiro registro de que se tem história foi feito pelo botânico escocês George Gardner, em abril de 1841. Ele explorava o local e queria chegar no ponto mais alto, até então a Pedra do Açu. Quando lá chegou, avistou uma área mais elevada e seguiu as trilhas abertas por antas e outros animais chegando ao que hoje conhecemos como Pedra do Sino.

Como chegar à Pedra do Sino

Saindo do Rio de carro

Vá pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) até Teresópolis. Lá, siga pela 116 até a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. São 74 Km, da BR-116 até a entrada do parque.

Saindo do Rio de ônibus

Há vários ônibus que saem da rodoviária Novo Rio diariamente para Teresópolis. Peça para descer na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (não confundir com a sub-sede).

Na trilha de acesso à Pedra do Sino

Barreira do Beija-Flor - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Pela portaria do parque, pagando uma taxa de aproximadamente R$14, você entra na trilha que dá acesso à Pedra do Sino. Ela se inicia na Barragem do Rio Beija-Flor e a subida é em zig-zag. São 12 km, então prepare-se para uma boa caminhada — não esqueça de beber muita água: 7 dicas de hidratação para suas trilhas.

Você levará entre quatro e seis horas para chegar até o cume da pedra. Então, aprecie tudo que encontrará pelo caminho. Aproveite o caminho para preparar o coração para a emoção de estar no topo do parque (2.275 metros de altitude).

O que você vai ver durante a subida da Pedra do Sino

Flores na trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Carregue as baterias do smartphone e da câmera fotográfica/filmadora para não perder nenhum detalhe durante a trilha. Você verá as belezas deslumbrantes da rica vegetação da Mata Atlântica. São plantas de diversas famílias, como éricas, orquídeas e bromélias. Se der sorte, encontrará pequenos macacos e outros animais pelo caminho.

Penhascos e Mirantes na Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Lá você vai encontrar vales e penhascos impressionantes. Tem também várias plataformas de observação com vistas panorâmicas incríveis de toda a região. De lá dá para ver a Baixada Fluminense, a cidade de Niterói, a Baía de Guanabara e até o Rio. Também dá para avistar a Baía de Sepetiba e o Oceano Atlântico, além, é claro, dos picos do próprio parque (Dedo de Deus, Escalavrado, Dedo de Deus). Nem precisa de binóculo para ver, da Pedra do Sino, os picos de Friburgo (Três Picos e Capacete).

Primeiro abrigo - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Com uma hora de caminhada, mais ou menos, você chega a uma caverna, que é chamada de primeiro abrigo. Logo em seguida está  a cachoeira Véu da Noiva que, como o próprio nome sugere, desce branquinha junto a uma pedra imensa e desagua num pequeno poço transparente.

Abrigo 3 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Depois de mais ou menos duas horas e meia de caminhada, estará no chamado abrigo 3, que é um campo aberto (o segundo abrigo está desativado, pois ficava muito longe de qualquer fonte d’água). Ali no terceiro abrigo é possível acampar. Uma trilha rápida te leva até um mirante onde você verá Nova Friburgo, parte do Rio e, claro, Teresópolis.

Abrigo 4 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Logo acima, o abrigo quatro, que é a última parada antes de chegar ao cume da Pedra do Sino. Neste abrigo há uma estrutura para camping, onde também é possível pernoitar.

— Leia também: 5 dicas para você começar a fazer trilhas.

As emoções do cume da Pedra do Sino

As emoções do cume - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Quando você visitar a Pedra do Sino, torça para que o céu esteja límpido para que também consiga avistar o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o morro do Corcovado. É uma experiência incrível!

Amanhecer na Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - RJ - Vamos Trilhar

Chegar ao cume da Serra dos Órgãos é uma experiência incrível. Difícil até de descrever. Te aconselho a contemplar o pôr do sol, pernoitar e acordar cedinho (por volta das 5 horas) para assistir o nascer do sol. É mágico, pois ao mesmo tempo em que você vê aquela paisagem deslumbrante, sente o vento te tocando a pele e aquele cheirinho de vegetação. É arrepiante!

Que tal incluir a Pedra do Sino na sua agenda de aventuras? Gostou de conhecer detalhes sobre ela? Deixe um comentário!

5 Comentários


  1. vou fazer a trilha essa semana,vi todo mundo de blusa,e preciso msm de blusa ???

    Responder

      1. Top mano,e a primeira vez que vamos fazer essa trilha,não vejo a hora de chegar,parabéns pela matéria

        Responder

  2. hoje um amigo foi até o local, estava muito nublado e disse ter ouvido sons vindo da vegetação. existe algum tipo de felino ou animal de grande porte na região?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *