Conheça tudo sobre o Valle del Arcoiris e Yerbas Buenas – Atacama – Chile

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça tudo sobre o Valle del Arcoiris e Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Hoje vamos falar de um dos atrativos mais exóticos da região do Atacama, onde estivemos em janeiro de 2020. O contraste de cores entre as formações rochosas foi batizado como Valle de Arcoiris, uma curiosa formação geográfica que faz com que este programa seja um dos mais bonitos no deserto chileno. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Este é um destino que ainda não caiu no roteiro de todos os turistas que vão até lá, mas não perde em nada para as programações mais realizadas na região. 

Pra gente aqui do Vamos Trilhar, foi uma grata surpresa e um dos passeios que mais gostamos. 

Além disso, as razões para a visitação são fáceis de compreender, pois uma formação natural com beleza exuberante como esta não se encontra em qualquer lugar.

Por isso, siga viagem conosco para descobrir alguns dos segredos escondidos por este paraíso colorido no coração do Atacama!

Passeio para Petroglifos de Yerbas Buenas

Caminho para Valle del Arcoiris e Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois que voltamos do passeio das Termas de Puritama, almoçamos no centro de San Pedro de Atacama e retornamos ao hostel para esperar o pessoal da Fui Gostei Trips nos buscar para o passeio da parte da tarde. 

Estrutura dos Petroglifos de Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Nossa primeira parada foi nos petroglifos, em Yerbas Buenas. Para chegar até lá, percorremos cerca de 80km de estrada — quase uma hora —, passando por belas paisagens.

Primeiros Petroglifos de Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Pagamos a entrada de 3.000 pesos chilenos por pessoa para a visitação no local. Primeiro, recebemos uma aula de história e geologia do nosso guia na parada dos Petroglifos, que são pinturas rupestres da região.

Pinturas rupestres de Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Em suma, a área é cuidada por um guarda florestal (a pequena taxa de entrada serve para esse e outros serviços de preservação), e você pode desfrutar de trilhas bem cuidadas e mais de mil pinturas rupestres pré-históricas. 

Vista dos Petroglifos de Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A história pode ser vista bem de perto através dos desenhos encontrados nas rochas feitos pelos povos que há milhares de anos habitavam na região, um verdadeiro convite ao passado e um resgate da memória, cultura e tradições locais, oque certamente deixa a viagem ainda mais enriquecida. 

Fim da trilha dos Petroglifos de Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Os petróglifos foram criados pelo povo Atacamenho e datam de aproximadamente 10.000 anos. Pelo que o guia nos falou, as pinturas rupestres datam de 1.500 AC até 1.000 DC. Nós conhecemos 3 conjuntos de petroglifos: Taratulan, Cueva Blanca e Santa Barbara. Cada um com suas diferenças e belezas.

Petroglifos Taratulan

Petroglifos Taratulan - Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Petroglifos Cueva Blanca

Petroglifo Cueva Blanca - Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Petroglifos Santa Barbara

Petroglifo Santa Barbara - Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O que é o Valle del Arcoíris

Aula de geologia no Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois de 20 minutos de estrada saindo de Yerbas Buenas, chegamos ao Valle de Arcoiris. Por lá, recebemos outra aula sobre geologia para explicar as formações rochosas da região, como elas surgiram, por que são daquelas colorações e muito mais.

Cores do Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Valle del Arcoiris está localizado em uma bacia do Rio Grande, a cerca de 90 km de San Pedro de Atacama , perto dos petroglifos de Yerbas Buenas.

Ele deve seu nome à variedade de cores que podem ser vistas nas colinas do vale; cores da terra, vermelho, bege, verde, branco, amarelo, combinado com sal branco e céu azul. As cores mostram a riqueza e as diferentes concentrações de argila, sais e minerais.

Como chegar ao Valle del Arcoiris

Muitas agências de viagem ainda não oferecem o pacote de visitação que contempla o Valle del Arcoiris; as que costumam realizar este serviço inclui no pacote a visitação de outros lugares com o Yerbas Buenas, outro ponto muito visitado no Atacama e que certamente merece a sua visita. 

Para se deslocar até este lugar que parece uma pintura surrealista, é necessário seguir viagem em direção a Calama pelo trajeto que tem duração de pouco mais de 1 hora de carro partindo desde São Pedro de Atacama.

Mas por que o Valle del Arcoiris tem esta característica?

Montanha colorida no Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Em função da formação das rochas apresentarem paredões íngremes em tons de vermelho, amarelo, azuis, verdes, brancos e cinzas, a atmosfera local acaba sendo constituída pela imensidão de cores que invadem o local e criam uma perspectiva em cores das rochas que ganham este aspecto colorido realçado pela constante presença de luz solar. 

Minerais oxidados Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A razão pela qual as cores acabam pintando as rochas é em função da presença de minerais que entram em processo de oxidação nas rochas criando a impressão de que as rochas foram tingidas de diversas cores no meio do deserto.

Percorrendo as Rotas pelo Valle del Arcoiris

Falésias do Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Ao chegar no local, será possível percorrer os corredores naturais formados pelas falésias, sendo possível explorar em detalhes esta formação rochosa que caracteriza o Atacama em cores e personalidade. 

Entrando nas falésias do Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Os caminhos iluminados pela luz solar podem ser melhor explorados com o auxílio de um guia turístico para que não haja nenhum contratempo durante a visitação e para que as informações sobre a geologia local e toda a história da região seja transmitida.

Por que visitar o Valle del Arcoiris?

Por que visitar o Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Por fim, este lugar não deve estar fora de seu roteiro de viagem porque somente no Chile você irá encontrar uma formação natural com tamanha riqueza mineral capaz de colorir uma paisagem incrível. Essa é uma razão e tanto para não deixar esta maravilha natural sem ser vista de perto, não é?

Coquetel na beira da montanha

Coquetel na beira da montanha no Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Para fechar o dia, ainda tomamos um delicioso coquetel organizado pela agência de viagens. Com muita comida gostosa. Tinha isca de frango, torradas, molho Pebre, molho parecido com vinagrete, molho parecido com Rose só que apimentado, queijo, salame, balas, sucos, cerveja e vinho branco. Estava tão bem servido que nem precisamos jantar depois.

Viajando para o deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, o Valle del Arcoiris é um dos muitos atrativos imperdíveis do deserto do Atacama. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Este passeio foi realizado na modalidade VIP, em meio período, na parte da tarde. Tivemos um excelente coquetel incluído.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os aventureiros merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, vale ou não vale a pena incluir o Valle del Arcoiris em sua lista de atrativos a explorar no deserto do Atacama? Deixe seu comentário!

2 Comentários


    1. Oi Plinio, dá sim! Mas, recomendo ir com uma agência, já que não existe nenhum guia no local para te explicar a história. O guia é da própria agência que te leva.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *