Conheça tudo sobre o Canyon Sussuapara no Jalapão – TO

Tempo de leitura: 4 minutos

conheca-tudo-sobre-o-canyon-sussuapara-no-jalapao-to-vamos-trilhar

Continuando nossa jornada pelo Jalapão, depois de conhecer as Cachoeiras do Escorrega Macaco e da Roncadeira, seguimos em direção a cidade de Ponte Alta do Tocantins para almoçar e logo depois conhecer um dos lugares mais selvagens que conheci por lá, o Canyon Sussuapara.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ponte Alta do Tocantins

Pousada Águas do Jalapão - Ponte Alta do Tocantins - Vamos Trilhar

A cidade de Ponte Alta do Tocantis não foi a primeira que paramos para visitar uma atração, mas ela é considerada a porta de entrada para o Jalapão. Ela fica a cerca de 200km de Palmas, a capital do Tocantins, e recebeu esse nome devido ao Rio Ponte Alta, que corta a cidade.

A cidade tem aproximadamente 7 mil habitantes e foi fundada em 1989. Usamos ela como ponto de parada no caminho até o coração do Jalapão, que fica na cidade de Mateiros. Passamos a noite na Pousada Águas do Jalapão e durante o dia visitamos duas atrações locais: o Canyon Sussuapara e a Pedra Furada (falarei em outro post).

Chegando até o Canyon

Trilha para o Canyon Sussuapara - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Para chegar até o Canyon Sussuapara, você precisará percorrer uma estrada de aproximadamente 15 km do centro de Ponte Alta do Tocantins. Só um detalhe, a estrada é toda de terra, o que dificulta o acesso.

Um tempo depois você estacionará o carro e estará no início da trilha. Ela não tem nenhum mistério, fiz de chinelo de dedo mesmo. No total ela não deve ter mais de 100 metros de distância, é plana na maior parte de tempo, com chão cheio de cascalhos e apenas no final tem uma descidinha íngreme, mas nada muito difícil, só ter cuidado para não escorregar.

Canyon Sussuapara selvagem - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Eu digo que esse foi um dos lugares mais selvagens que visitamos do Jalapão, porque assim que chegamos pude ver uma natureza muito bem preservada e totalmente diferente de tudo que já tinha visto antes. Além disso, no meu primeiro passo dentro do Canyon, vi um Cacará comendo um Rato e logo depois uma cobra bem colorida, com as cores verde, preta e amarela. Infelizmente não consegui tirar foto dela.

O Canyon Sussuapara

O Canyon Sussuapara - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

O Canyon Sussuapara é uma fenda bem estreita, com as paredes úmidas, com água pingando o tempo inteiro e muitas plantas, principalmente samambaias e musgos, o que dão um ar bem selvagem ao lugar.

Pouca luminosidade no Canyon Sussuapara - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

O lugar tem pouco luminosidade, são poucos os momentos que o sol consegue aparecer por lá, fazendo com que seja bem difícil tirar fotos.

Pequena cachoeira no Canyon Sussuapara - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Ao final do trajeto, você encontrará uma pequena piscina e uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura, mas não tive coragem de entrar pois como o sol não estava batendo por lá, estava sentindo um pouco de frio.

Porque recebeu esse nome?

Perguntei para o nosso guia Alex, da Jalapão Extremo Ecotur, porque o Canyon tem esse nome. Ele me disse que naquela região tinham muitos Veados Suçuapara (sim,com “ç” mesmo), que de acordo com a língua tupi-guarani significa veado galheiro e quase não é mais visto naquela região. Ainda quero saber, em qual momento tiraram o “ç” e colocaram os “ss” em Sussupara.

Lenda do Canyon

O Jalapão é cercado de lendas e mistérios. O Canyon Sussuapara não poderia ficar de fora disso. Você vai reparar que ao longo dele, existem algumas pedras brancas que ficam espalhadas no chão e outras que estão colocadas nas suas paredes. As pedras que estão no chão estão esperando que alguém as colete, faça um pedido e as coloquem na parede, para que os seres que vivem na mata façam seu pedido se realizar. Por via das dúvidas, é melhor fazer um pedido bem legal mesmo, não custa nada, né? rs

Depois de conhecer o Canyon Sussuapara, continuamos nossa viagem seguindo para a Pedra Furada, onde fomos assistir ao pôr do sol e depois voltamos para a pousada, para passarmos a noite e no dia seguinte pegar mais estrada para outras atrações do Jalapão.

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *