EP 25 – Cachoeiras do Sana (Pai, Filho, Mãe, Sete Quedas e Escorrega) – RJ

Tempo de leitura: 2 minutos

youtube-ep-25-cachoeiras-do-sana-sete-quedas-pai-mãe-filho-escorrega

O Sana é um dos lugares mais roots do Estado do Rio de Janeiro. Ele fica na Serra da Macaé, entre os municípios de Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Pode-se dizer que o distrito do Sana é dividido em três regiões distintas: Barra do Sana (no encontro do rio Sana com o rio Macaé); Arraial do Sana, onde se encontra a maior parte da população e Cabeceira do Sana (onde nasce o rio Sana).

Nossa hospedagem foi no Camping do Jatobá, que é um excelente camping, com ótima estrutura e muito bem localizado, já que você pode ir andando para as principais cachoeiras.

Primeiramente fomos conhecer as Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo, seguindo a trilha, passamos pela primeira porteira onde chegamos na Cachoeira do Escorrega, que é um ótimo lugar para levar crianças e até mesmo você se divertir escorregando pelas pedras.

Depois de aproveitarmos a cachoeira, voltamos para a trilha principal em direção à segunda porteira para vistar o Recanto das Borboletas, que recebe este nome justamente por ter várias borboletas voando perto do seu poço. Subindo o rio, um pouco mais acima, existe uma outra cachoeira chamada de Cachoeira da Gruta, que possui um grande poço e de fora, você não diz que tem uma queda d’água entre as pedras, só quando você começa a entrar na gruta que percebe uma ótima queda para se refrescar.

Voltando para a trilha principal, seguimos em direção à terceira porteira. Nela chegamos já na parte de cima da Cachoeira das Sete Quedas. Muito linda. Trata-se de uma cachoeira com escadaria natural com sete degraus, por isso o nome de Sete Quedas. Ótima para se banhar.

Descendo mais um pouco, chegamos na Cachoeira do Pai, que possui uma queda de 16 metros e você pode pular para o seu poço. É uma prática muito comum, eu mesmo pulei e várias outras pessoas pularam sem problemas. Só dá muito medo mesmo, levei uns 20 minutos para ter coragem. Um pouco mais abaixo, tem a Cachoeira do Filho. Ela fica acima da Cachoeira da Mãe. O poço é menor, mas você pode escorregar da Cachoeira do Pai para a do Filho, já que são ligadas, e escorregar pela lateral da Cachoeira da Mãe para cair no poço dela.

Algumas pessoas também pulam os 12 metros da Cachoeira da Mãe, que é o principal point, pois tem dois poços generosos, um bom espaço para relaxar e é mais vazia que as outras.

Ainda existe a opção para fazer a trilha para chegar ao topo do Peito do Pombo, mas isso ficou para uma outra vez.

Confira o vídeo:

Fique por dentro de várias trilhas e outras aventuras. Acesse: https://www.vamostrilhar.com.br/
Inscreva-se no canal – http://bit.ly/24Q5stg
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *