Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão – TO

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão - TO - Vamos Trilhar

No caminho de volta que eu fiz para voltar do Jalapão para Palmas, passei por um lugar bem diferentes de todos os outros que havia visitado por lá. A parada é quase que obrigatória para fazer a trilha do Morro Vermelho, apreciar a linda vista e comprar água ou um lanchinho para aguentar a longa estrada que virá.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

O Morro Vermelho

Chaminés do Morro Vermelho (Gorgulho) - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

O Morro Vermelho, também chamado de Morro do Gorgulho, possui algumas formações rochosas bem diferentes, lembrando várias chaminés. Elas foram esculpidas pela ação do vento e das mudanças climáticas frequentes da região.

Vista do Morro Vermelho (Gorgulho) - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Dizem que o pôr do sol visto de lá é maravilhoso, o que faz sentido, pois imagina o laranja do sol encontrando com a vermelhidão do morro. Infelizmente não pude ver dessa vez, mas farei isso em outra oportunidade.

A trilha do Morro Vermelho

A trilha do Morro do Gorgulho (Vermelho) - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

A caminhada para chegar ao ponto mais alto é bem tranquila, tanto que meu guia foi uma criança de apenas 7 anos, que é filho do dono do bar que fica na beira da estrada.

Subida com corda Morro Vermelho (Gorgulho) - Jalapão - TO - Vamos Trilhar

A parte mais difícil é a que você tem que subir uma parede com o auxílio de uma corda, colocada lá pelos próprios locais para facilitar o acesso. Outro ponto é que nesta mesma parede eles esculpiram “degraus” onde você pode ir colocando seus pés ao subir com a corda, o que facilita muito o acesso ao alto do morro.

Animais selvagens

Os locais dizem já ter visto onça nesta trilha, portanto não tente se aventurar sozinho, vai que você encontra uma por lá. Eles também dizem que toda essa região, no passado, foi coberta pelo mar, porém não sei se isso é verdade. Quem sabe? rs

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *