Roteiro da trilha da Pedra do Altar – Itatiaia – RJ

Roteiro da trilha da Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

A Pedra ou Morro do Altar é uma das 15 montanhas mais altas do Brasil. Está localizada próxima do pico das Agulhas Negras, como apresentamos aqui. Nesse post, vamos apresentar um passo a passo de como fazer esta trilha, passando por cada ponto importante dela.

Ficha Técnica

Extensão (ida): 6 Km
Tempo médio (ida): 3 horas
Altitude máxima: 2.665 metros
Exposição: alta, pouca vegetação rasteira
Grau de dificuldade: moderado
Horário de visitação: entrada de 7 às 14 horas, permanência até 17h
Taxa de entrada: R$ 32,00 (com descontos informados aqui), somente em dinheiro.

Início da trilha

Início da trilha da Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

O caminho para a Pedra do Altar tem 6 Km e começa no Posto Marcão, que é a entrada da Parte Alta do PNI.

No portão de acesso do parque é feita a cobrança e podemos obter informações, como as condições do caminho.

Estrada até o Abrigo Rebouças

Estrada até o Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Do portão da Parte Alta seguindo pela trilha principal, que é bem marcada, larga e sinalizada, são 3 Km até a entrada do Abrigo Rebouças, que está a 2.350 metros de altitude, e leva em média 40 minutos.

Atravessando o lago do Abrigo Rebouças

Atravessando o lago do Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

A partir do abrigo devemos atravessar o lago pelo caminho de mureta sobre a água, em meio à paisagem deslumbrante.

Trilha em direção ao Pico das Agulhas Negras

Trilha em direção ao Pico das Agulhas Negras - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Do Abrigo Rebouças devemos continuar a trilha que leva ao pico das Agulhas Negras e tem placa sinalizando.

Ponte Pênsil

Ponte Pênsil - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguimos atravessando uma ponte pênsil com vistas para o pico das Agulhas Negras e para o maciço das Prateleiras.

Bifurcação (Agulhas ou Pedra do Altar)

Bifurcação Agulhas ou Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Uma bifurcação com placa do parque indicando Agulhas Negras para a direita, e Pedra do Altar e a cachoeira do Aiuruoca para a nossa esquerda, para onde vamos.

Bifurcação (Pedra do Altar ou Asa de Hermes)

Bifurcação Pedra do Altar ou Asa de Hermes - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguindo, outra bifurcação indica Asa de Hermes para a direita e Pedra do Altar para a esquerda, nosso destino.

Logo mais há um mirante com vista imperdível para o pico das Agulhas Negras e o vale com o maciço das Prateleiras. Não perca a oportunidade de tirar fotos daqui em dias claros.

Bifurcação (Pedra do Altar ou Cachoeira do Aiuruoca)

Bifurcação Cachoeira Aiuruoca ou Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Mais para frente outra bifurcação indica a cachoeira Aiuruoca para a esquerda e a Pedra do Altar para a direita, para onde vamos.

Subindo a Pedra do Altar

Subindo a Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Uma subida mais íngreme à frente nos leva para a parte em que seguiremos andando sobre a rocha da Pedra do Altar até o topo.

Vista da Pedra do Altar

Vista da Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Chegar no topo da Pedra do Altar é compensador, principalmente em dias de tempo aberto, afinal essa é uma das 15 montanhas mais altas do Brasil.

Do topo estamos a 2.665 metros de altitude, que pode ser visto de longe principalmente pelo formato que se assemelha a um altar.

Fica próximo das Agulhas Negras, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Do seu topo podemos ver a paisagem da região, como a face sul do Maciço das Agulhas Negras, a Asa de Hermes, as Prateleiras, as nascentes dos rios Campo Belo e Aiuruoca e muito mais…

Voltando pelo mesmo caminho

No retorno indicamos que siga pelo mesmo caminho, que é o mais intuitivo e seguro. Para quem pretende voltar pela trilha dos 5 lagos, indicamos que vá acompanhado de quem conhece este caminho e com o uso de GPS.

Dependendo das condições de tempo no período da visita, é possível ainda visitar a cachoeira do rio Aiuruoca. Outro atrativo próximo é o conjunto de blocos soltos sobre uma laje conhecidos como Ovos de Galinha, mas o acesso nem sempre está mantido.