Roteiro da trilha da Praia do Secreto – RJ

Tempo de leitura: 4 minutos

Roteiro da trilha da Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

O Rio de Janeiro é repleto de praias maravilhosas, isso todo mundo já está careca de saber. Mas, tem pouco tempo que um lugar começou a virar point para muitos cariocas. Estou falando da Praia do Secreto, que foi “descoberta” e agora já não é mais tão secreta assim, porém é um destino que vale muito a pena conhecer na cidade. Nesse post, vou explicar passo a passo de como você fazer a trilha.


Ficha Técnica

Localização: Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ.

Dificuldade: Leve – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)

Tempo: Aproximadamente 15 minutos (ida).

Atrativos: Piscina natural.

Sobre a Praia do Secreto

Sobre a Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

Tenho vários amigos que frequentam a Praia do Secreto há muito tempo e a apelidaram de “Paraisinho” e, na minha opinião, esse nome faz até mais sentido, pois ela não é uma praia (não possui faixa de areia), está mais para uma piscina natural, e ela não é mais secreta tem um bom tempo.

A área para banho tem aproximadamente 12 metros de extensão e 5 metros de largura. Na maior parte dá pé, a água fica na altura do joelho, e mais para a direita existem pontos que não dá pé.

Mini cascata na Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

De vez em quando, você ainda vai ver uma “mini cascata” lá, já que ela é protegida por dois paredões de pedra e quando a onda bate em um deles, a água vai deslizando e formando uma pequena cachoeira de água salgada.

O lugar tinha tudo para ser ideal para famílias e crianças, mas muita gente acaba não conseguindo chegar até o fim pelo pequeno nível de dificuldade da descida, que assusta muitas pessoas..

Mirante do Roncador

Estacionamos o carro no Mirante do Roncador, que é um ponto com uma bela vista e de lá seguimos a estrada indo em direção a Praia da Macumba, ou seja, o caminho de volta.

Cerca de 100 metros andando pela estrada, você verá a entrada da trilha, que fica à sua direita. Lá não tem nenhuma placa e sinalização indicando que este é o lugar certo.

Perigo de Vida

Logo que você entra na trilha, já vê uma placa bem ~convidativa~ dizendo “Perigo! Risco de morte”, ou seja, a partir deste ponto é com você, qualquer acidente que aconteça é culpa sua e estamos vendo alguns casos de pessoas se machucando nessa trilha, então tenha cuidado redobrado.

Entrando pelo Matagal

Como já disse, a trilha não é sinalizada, mas é bem marcada. Boa parte dela você seguirá por dentro de um matagal. Ela te levará até um ponto onde você tem uma visão panorâmica da Praia do Secreto, mas a descida ainda não é por ali, pois a parede é MUITO íngreme. Basta seguir para a esquerda, que a descida é muito mais fácil.

Descida Íngreme

Descida íngreme da Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

A descida pela esquerda não é tão difícil quanto parece, mas se você tiver medo, não tente se arriscar pois poderá se machucar feio.

Só aproveitar a Praia!

A Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

Como a Praia do Secreto não tem areia, você deverá deixar suas coisas na pedra, a mesma que você faz a descida. Aos finais de semana, o espaço é bem disputado e a pedra fica bem quente. A melhor pedida é ficar dentro da água o tempo inteiro, portanto é um lugar para você ficar pouco tempo e não ficar o dia inteiro. Muito cuidado ao descer da pedra para a água, muitos mariscos ficam grudados nas pedras e podem cortar seu pé.

Vamos preservar?

Uma das coisas que mais me entristece ao visitar um lugar bonito desses é a sujeira que as pessoas mal educadas fazem. Por favor, não seja uma dessas pessoas. Levem sempre saquinhos de lixo para trazer de volta tudo que você levou. Vi muito lixo na água.

No dia que fui também teve um outro fato que me incomodou bastante. Tinham pessoas fazendo CHURRASCO por lá. E, consequentemente, SUJANDO TUDO. Pô galera, vamos ter bom senso né?

Vamos preservar a natureza, ela é a nossa casa, vamos aproveitar o que ela tem a nos oferecer, mas sem sujar, pois só estamos estragando o que é nosso.

Dicas

  • Observe a maré, com a maré alta fica perigoso e com a maré muito baixa fica com pouca água;
  • Vá após fazer a trilha do Mirante do Caeté;
  • Vá para ver o nascer do sol;
  • Não vá se tiver medo de altura.

Como chegar?

Para você conseguir se localizar bem, a Praia do Secreto fica entre as praias da Macumba e a Prainha. Se você puder ir de carro será bem melhor basta que você estacione no Mirante do Roncador ou na Praia da Macumba e seguir pela estrada até o ponto de entrada para a trilha.

Mapa

Vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *