Viagem para Bali: Gili Islands – As ilhas vizinhas de Bali

Tempo de leitura: 8 minutos

Cover - Bali Ep 8

Chegamos ao último post dessa aventura pela Indonésia! Neste post vou contar para vocês sobre as ilhas Gili, vizinhas de Bali. As ilhas Gili são constituídas de três ilhas: Gili Air, Gili Meno e a maior e mais popular de todas Gili Trawangan. As ilhas são conhecidas pelo fato de os únicos meio de transporte serem bicicleta e carroça.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Carroça - Bali Ep 8

Elas são parte de Lombok e provavelmente o destino mais turístico de lá, mesmo com tantos outros lugares incríveis ao redor. Tem algumas formas diferentes de chegar nas ilhas, mas o melhor custo benefício provavelmente é pegar um “Fast Boat” de Bali (saindo de Ubud) por em torno de 300-350 mil rupias.

Dia 10, 11 e 12 – Gili Trawangan:

Ainda em Ubud de manhã, uma mini van veio nos buscar no AirBnb que nos hospedamos. Nesse momento, o nosso grupo de viagem era eu e mais duas alemãs.

Chegamos em Padang Bai, onde fica um dos portos com barcos que levam de Bali até Gili. Pegamos o primeiro “Fast Boat” do dia. Para quem não sabe, existem dois tipos de barcos para o transporte ao redor de Bali, o “Fast Boat”, que é um barco grande com motores potentes para levar as pessoas rapidamente de um local ao outro e o “Ferry”, que é tipo uma balça, que obviamente é mais barato e demorado. No porto de saída, tinha uma multidão esperando por barcos de diferentes companhias de transportes. Uma bagunça. Não me lembro nem de chamarem as pessoas para os barcos nos horários de saída nem nada, tivemos que ficar atento a qual barco tínhamos que pegar e quando que deveríamos estar por perto. O barco de ida para Gili não foi tão agitado, mas o de volta, meu amigo… parecia que eu tava em um pula pula que jogava água em todo mundo pelas brechas das janelas.

Chegando lá, mesmo esquema das ilhas Nusa, só esperar na areia que te levam todas bagagens. De cara, tu vai ver uma galera na beira esperando os barcos e um monte de carroça na calçada. O lado da ilha em que desembarcam, é onde a maioria dos restaurantes, bares, festas e estabelecimentos de atividades turísticas ficam. Também é onde todo mundo vai pra curtir a praia durante o dia normalmente!

Barco - Bali Ep 8

As principais atividades da ilha são: relaxar na praia, esnórquel, mergulho com um monte de tartarugas e outras vidas marinhas, passeios para Gili Air e Gili Meno, estátuas debaixo d’água e assistir ao pôr-do-sol no outro lado da ilha, que por sinal foi provavelmente o mais bonito que já vi em toda minha vida. Dessas atividades só não fiz o esnórquel e o tour pelas outras ilhas.

Gili Air e Gili Meno são muito mais quietas e as atividades são muito mais na água e areia. Resolvemos parar um pouco na viagem e só curtir o local, sem pressa de ter algo para fazer. Nada de ruim em fazer as coisas uma atrás da outra, mas descansar um pouco não era má ideia!

Pés - Bali Ep 8

A maioria das acomodações da ilha oferecem aluguel de bicicletas bem barato ou até gratuito, mas se não oferecerem, tem vários lugares pela rua principal “Jl. Pantai Gili Trawangan” (no lado onde os barcos desembarcam, pois essa rua contorna a ilha toda). Aliás, a primeira coisa que fiz ao chegar na ilha foi pegar uma “bike” e dar a volta inteira em torno de 30 minutos sem parar muito.

Bicicleta - Bali Ep 8

Pra quem curte uma comida mais “natural” de nenhuma origem animal, tem um restaurante muito bacana chamado “Pituq Cafe” na ilha. Eu que sou totalmente carnívoro achei legal o ambiente e tudo mais.

Cafe - Bali Ep 8

Provavelmente o hostel mais conhecido para o pessoal que curte conhecer outras pessoas que estão viajando, querem bebida barata e curtem fazer festa, é o Gili Castle. Lá, tem até uma piscina com uma parede de escalada para subir, e caso caia, cai na piscina.

O legal de Gili é que todo dia, tem somente uma festa que fica aberta até mais tarde, então todo mundo acaba indo para o mesmo lugar! A maioria das pessoas vai para um bar chamado “Evolution Bar” que é basicamente um bar feito para “Beer Pong”. Como disse antes, cada dia da semana tem uma festa diferente para ir e a melhor forma de saber qual é, é perguntando ou se você ficar no “Gili Castle”, olhar o quadro negro que eles tem lá com a agenda. Eu acabei sabendo qual era a festa em cada dia pela minha amiga inglesa que estava hospedada lá. Aliás, é a mesma inglesa do post do vulcão Mount Batur e de Uluwatu. Pois é, nos encontramos mais uma vez nessa viagem!

Meio fora do conteúdo trilha, viagem e etc., a ilha também é famosa por seus “shakes” de cogumelos. Geralmente, você pensaria “poxa, a Indonésia é tão restrita com os lances de drogas. Como pode isso?” Pois é, acho que em Gili Trawangan “fazem vista grossa”, porque vi pessoas e bares oferecendo ao redor de toda a ilha.

Também existem estátuas debaixo d’água entre Gili Trawangan e Gili Meno. Eu não cheguei a ir vê-las, mas elas ficam de frente para uma placa branca e quadrada em Gili Meno e que dá para ver de Gili Trawangan. Aconselho arranjar um tour em grupo para ir para ser mais barato e ter cuidado, pois o tráfego de barcos naquela área é bem alto.

Vi muita gente tirando certificação de mergulho por ser barata. Apesar de não ser uma Tailândia da vida que seria ainda mais barato, continua sendo bem em conta. Também tem cursos de mergulho livre (sem equipamento), mas caso vocês queiram fazer qualquer um desses, aconselho planejar a viagem com cuidado, pois eles consumiriam um bom tempo dela já que são dias de curso.

Para mim, o melhor de Gili é curtir a praia, relaxando tomando uma Bintang e assistir ao pôr-do-sol no outro lado da ilha. Lá, é possível caminhar pelos recifes quando a maré está baixa e quando o sol está quase no horizonte, é possível ver claramente o vulcão Agung de Bali (sim, é bem grande). A maioria das pessoas vão aproveitar o dia em frente ao bar “The Exile”, onde a estrutura é favorável para relaxar e aproveitar ao máximo do fim do dia.

Bintang - Bali Ep 8 Corais - Bali Ep 8 Mt Agung - Bali Ep 8 Por do Sol - Bali Ep 8

Enfim, curtimos a ilha por 2 dias e meio basicamente fazendo o que contei para vocês nesse post. Pegamos o barco de volta para Padang Bai em Bali, e logo depois para nossa acomodação, mais especificamente em Kuta por ser mais próximo ao aeroporto já que no dia seguinte infelizmente, era o fim dessa viagem.

Tive uma má experiência em Kuta nesse dia. Já era tarde e estávamos na rua procurando onde jantar. Um motoqueiro tentou arrancar o celular da minha mão, mas consegui ver o que estava acontecendo antes e evitei o furto, segurando o telefone. Aliás, perder o celular recém recuperado em Nusa Penida para um bandido malandro seria muita sacanagem, né?

Apesar do ocorrido, Bali em geral é um local bem seguro, mas como toda parte mais populosa de qualquer lugar, é sempre bom tomar cuidado! A alemã que ainda estava comigo quase teve um ataque do coração com a situação, mas pra quem é brasileiro, infelizmente nada daquilo era novidade, né?

No dia seguinte, me despedi da alemã que se aventurou comigo por esses últimos sete dias e voltei para a Austrália com gostinho de quero mais.

Para finalizar essa jornada, acho que é legal compartilhar com vocês também a lista de locais que eu gostaria de ter visitado logo abaixo, mas que vão ficar para uma próxima viagem quem sabe. Lembrando que isso não foi uma sugestão de roteiro, foi somente o que eu decidi fazer no tempo em que estive lá. Tem como planejar roteiros mais otimizados e se quiserem ajuda com isso, sintam-se à vontade para entrar em contato e eu dou auxílio com o que precisarem!

Se vocês gostaram da história que eu contei para vocês sobre toda essa viagem que eu vou me lembrar para o resto da minha vida com um carinho gigantesco, contem para gente nos comentários ou pelo nosso Instagram do @vamostrilhar ou o meu pessoal mesmo @wootsong. Dependendo dos feedbacks, posso contar mais para vocês sobre o que estou experienciando nesses 2 anos vivendo do outro lado do mundo e viajando sempre que posso! Principalmente pela Austrália e pelo Sudeste Asiático. Então, é com muito aperto no coração que digo que esse é o último post dessa aventura. Obrigado a todos que tiraram um tempinho para ler os posts e espero que tenha despertado interesse em vocês de conhecer essa parte maravilhosa do nosso planeta.

Centro de Bali: Mount Agung, Bratan Lake, Ubud Swing, Pura Ulun Danu Bratan, Tegenungan Waterfall e Golf Resort Gate.

Costa Oeste: Canggu, Seminyak, La Favela, Potato Head Beach Club, Mrs Sippy Bali e Tanah Lot.

Sul: Padang Padang, Suluban Cliff e Kecak Fire Dance.

Sudeste: Hidden Canyon Beji Guwang.

Leste: Pura Lempuyang.

Nusa Penida Island: Mergulho de cilindro, Peguyangan Waterfall, Atuh Beach e seus penhascos.

Nusa Lembongan Island: Estátuas budistas debaixo d’água

Nusa Ceningan Island: Blue Lagoon, Driftwood Bar e Secret Beach.

Gili Air

Gili Meno

Ilha principal de Lombok

Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *