Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés – TO

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés - TO - Vamos Trilhar

No caminho para Mateiros, chegando no coração do Jalapão, você tem uma parada obrigatória! Estou falando do Deserto do Jalapão, que mais parece um oásis de tanta água que tem em sua volta e que tem uma vista maravilhosa.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Como chegar

Como chegar nas Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

Saindo de Palmas, 282 km pela TO-255 (cerca de 4 horas de viagem em veículo com tração 4×4).

Visitação

Horários de visitação das Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

De segunda a domingo, de 06h às 18h30, com entrada máxima até às 17h30.

Bar da Dona Benedita

Antes de pegar a estrada que leva às Dunas, fizemos uma parada no Bar da Dona Benedita, onde geralmente tem a cachaça de Jalapa para você experimentar. Infelizmente, ela estava em falta no dia e não pudemos experimentar. O bar fica bem no meio da estrada que leva para Mateiros e em frente a estrada que leva para as Dunas, portanto esse é um ponto de parada quase que obrigatório.

Lagoa dos Jacarés

A Lagoa dos Jacarés no Jalapão - Vamos Trilhar

Depois da parada no bar, voltamos para a 4×4 da Jalapão Extremos Ecotur e seguimos em direção às Dunas, mas antes de chegar lá paramos em um lugar chamado Lagoa dos Jacarés. Trate-se de uma lagoa bem grande que fica no meio do caminho para as dunas. Segundo nosso guia, ela recebeu esse nome pois existem vários jacarés que vivem nela.

Vista para Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo no Jalapão - Vamos Trilhar

Ao longo de todo caminho, desde a estrada até as Dunas você terá a vista para a Serra do Espírito Santo. Existe a opção de fazer a trilha que leva até o topo da Serra para ver o nascer do sol, que dizem que é uma das coisas mais bonitas do Jalapão. Para isso você vai precisar contratar um guia local em Mateiros e sair de madrugada. Eu ia fazer essa trilha, mas como choveu bastante na noite anterior, tivemos que abortar, pois a trilha estava muito escorregadia. Uma pena, vou ter que voltar lá! rs

Dunas

Estrada para as Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

Seguimos de carro até o ponto de início da trilha para as Dunas, a partir desse ponto você só pode seguir a pé.

Início da trilha para as Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

Logo na entrada tem uma placa com as regras de visitação ao local, leia atentamente para não fazer nada de errado e acabar prejudicando o ecossistema do lugar.

A trilha das Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

A trilha não é extensa e é toda plana, você vai levar aproximadamente 10 minutos para chegar até as Dunas e durante o caminho vai atravessar alguns riachos.

Paredão das Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

Ao chegar na “entrada das Dunas” você já vai ver uma bem grande e vai querer subir nela correndo. Porém, é muito importante você saber que você só pode subir nela pela lateral. Se subir pela frente acarretará em um impacto ambiental, em que ela poderá levar até 10 anos para ela se reconstruir.

Subindo as Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

As Dunas são formadas pela erosão da Serra Espírito Santo, que tem formação arenosa, e pelo vento que acaba levando a areia até aquele ponto. Algumas dunas chegam a ter 30 metros de altura.

Vista do alto das Dunas do Jalapão - Vamos Trilhar

Só quando você chega na parte alta das Dunas é que consegue ter a noção da imensidão daquele lugar. O deserto é muito grande, andei bastante por ele e só via um fim lá na Serra do Espírito Santo. Aproveitamos para tirar muitas fotos e íamos ver o pôr do sol, que foi prejudicado pela chuva que chegou antes.

Pegamos a mesma trilha para chegar até o nosso carro e de lá seguimos para Mateiros, onde nos hospedamos e no dia seguinte fomos conhecer os Fervedouros e a Cachoeira do Formiga.

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *