Conheça tudo sobre o passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba – PI

Tempo de leitura: 7 minutos

Conheça tudo sobre o passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba - PI - Vamos TrilharLocalizado entre o Maranhão e o Piauí, a famosa foz do rio Parnaíba é um atrativo para os turistas amantes da natureza. Se você procura por uma viagem para estar em contato profundo com o que há de melhor se tratando de belezas naturais, este certamente é um destino que vale a pena.

Por ser uma área contemplada por programas de proteção ambiental, atualmente o Delta do Parnaíba mantém suas características selvagens muito bem conservadas, pois não possui intervenções humanas em nenhuma das extensões de mata virgem que se estende por mais de 10 municípios. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Para saber como chegar nesse lugar paradisíaco e cheio de surpresas, confira a seguir algumas dicas que podem te fazer encantar por este destino!

O acesso ao Delta do Parnaíba

Acesso ao Delta do Parnaíba - PI - Vamos TrilharConforme o nome já indica, o acesso é realizado na cidade de Parnaíba no estado do Piauí, onde localiza-se a foz do rio. O acesso ao local pode ser realizado por via aérea, terrestre ou aquático. 

Para os viajantes que preferem conforto e praticidade, a cidade recebe voos apenas da companhia aérea Azul. Optando por via terrestre, você poderá seguir rumo a Rota das Emoções que contempla toda a região do Delta do Parnaíba, passando pelos lençóis Maranhenses e também por Jericoacoara, ou seja, será possível admirar outras atrações imperdíveis durante o trajeto. 

Por que fazer esta viagem

Por quase 1000 km de percurso sobre as águas, o passeio é realizado pelos visitantes que desejam estar em intenso contato com a natureza, podendo estar entre o rio e o mar, estar em contato com diversas ilhas, contemplar espetáculos naturais.

Passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba

Passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Com a possibilidade de explorar tudo o que a região oferece por via aquática, um barco ou lancha com aproximadamente 70 pessoas tem duração de aproximadamente 6h parando por diversos pontos turísticos. 

Para selecionar a empresa que realizará o transporte por via aquática, o serviço pode ser agendado com antecedência ou no próprio dia da viagem diretamente no Porto dos Tatus, em Ilha Grande, através das empresas disponíveis com pontos de venda na região.

Início do passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Fizemos esse passeio no quarto dia de viagem pela Rota das Emoções, fizemos a Travessia do Delta do Parnaíba no Piauí, indo em direção à Barreirinhas, no Maranhão.

Encontro do mar e rio no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

No início do passeio o guia nos mostrou que estávamos no meio do Rio Parnaíba e que mais a frente já era o Maranhão, ou seja, estávamos na divisa dos dois estados. 15 km pra frente era o mar aberto e o encontro do rio com ele.

Morro do Meio

Vista do Morro do Meio - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Nossa primeira parada foi no Morro do Meio, que é a terceira foz da Baía do Caju. Neste ponto a água não é mais doce, já é salgada. O local estava vazio, era só nosso, então pudemos aproveitar bastante para tomar banho de mar e também para andar pelas dunas. Mais ao fundo ainda conseguimos ver alguns barquinhos e uma casa. Ficamos neste lugar por mais de 1 hora.

O Morro do Meio - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

É ali que está a deserta Barra do Meio, local com pouca infraestrutura, mas que vale a pena você conhecer para tomar um banho de mar em um ambiente quase intocado.

Vista área do Morro do Meio - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

É um cenário digno de cartão-postal, especialmente para quem tem a sorte de ficar até o pôr-do-sol e ver as revoadas dos guarás, belíssimas aves de plumagem vermelha. 

Igarapés

Igarapés do Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Em seguida voltamos para a lancha para continuar a o passeio. Passamos por mais igarapés e tivemos a oportunidade de fazer uma segunda parada para andar por um dos mangues da região.

Mangues no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Os igarapés do Delta do Parnaíba são uma atração à parte. Juntamente com os riachos da região, eles formam cerca de 80 ilhas, e na maioria deles os locais catam caranguejo nos manguezais que se formam. 

Animais no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Durante o passeio passamos por muitos igarapés e conseguimos ver muitos animais diferentes como guarás, iguanas, caranguejos e muito mais.

Andando no manguezal no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Nós nunca havíamos andado em um e achamos uma experiência bem diferente. Pra começar, assim que você pisa no mangue parece que vai escorregar. O terreno é bem liso e molhado, então tem que tomar muito cuidado para não cair. Outra coisa é que tem vários pequenos galhos saindo do chão que machucam na pisada.

Carangueijo no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

O nosso guia ainda “catou” um caranguejo pra gente poder ver e logo depois já o devolveu na natureza. Neste local tinham muitos no nosso campo de visão.

Ilha do Coroatá

Fruta Coroatá - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

A última parada do passeio foi a Ilha do Coroatá, que recebeu esse nome devido à uma fruta típica de lá e que é bem docinha e gostosa.

Almoço na Ilha do Coroatá - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

É nela que normalmente são feitas as paradas para almoço (comida regional; pratos a base de peixe e camarão). 

Trilha na Ilha do Coroatá - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Também resolvemos fazer uma pequena trilha nesta ilha, atravessando ela pelo meio para ver o outro lado. Não estávamos muito bem preparados pra fazer esta trilha, deixamos nossos chinelos no barco e fizemos descalços. Não foi uma boa ideia, pois a areia estava muito quente e queimamos nossos pés diversas vezes.

Outro lado da Ilha do Coroatá - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Tirando isso, em 20 minutos chegamos ao outro lado da ilha, onde ficamos por pouco tempo pois precisamos seguir o passeio até o Porto de Tutóia. Essa ilha fica a cerca de 5 minutos de barco de Tutóia, e é um lugar tranquilo para descansar. 

Porto de Tutóia

Porto de Tutóia - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Tutóia é uma cidade com pouco mais de 57 mil habitantes. O Porto de Tutóia é o fim do passeio. É nele que se pega transporte para Barreirinhas para continuar a Rota das Emoções. 

Belezas nativas da região do Delta do Parnaíba

Por apresentar um dos espetáculos naturais mais bonitos da região, trajeto realizado sobre as águas do Rio Parnaíba possui um encerramento de forma magnífica. Muito esperado por todos os visitantes a bordo das embarcações, a revoada dos guarás, pássaros de penugem avermelhada que retornam à ilha para dormir colorindo as árvores e o céu com intensos tons de vermelho, é o ponto chave desta aventura. 

A partir de 17h, após passarem o dia se alimentando, os pássaros fazem o caminho de volta e os barcos param à espera deste encerramento para que os visitantes possam admirar as maravilhas da natureza que encontramos apenas nesta região. 

Portanto, seja qual for o período de suas próximas férias, lembre-se de que há um lugar com beleza encantadora à sua espera. Boa viagem!

Rota da emoções

Pequenos Lençóis - Rota das Emoções - Vamos Trilhar

Da união entre Ministério do Turismo, Sebrae e empresas de turismo da região do litoral do nordestino nasceu um roteiro incrível. Ele é chamado de Rota das Emoções e abrange três dos principais estados: o Maranhão, o Piauí e o Ceará.

Juntamente com os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, o Delta do Rio Parnaíba está entre os principais destinos da Rota das Emoções! 

No Delta, o passeio começa com a linda vista dos rios que cortam a região formando os manguezais. Geralmente, o guia interrompe o passeio para banhos nas águas e também para apresentar um pouco mais da flora e fauna da região. 

Outro destaque é o entardecer: os Guarás retornam às árvores para descansar e então o vermelho carmesim corta os céus do Delta e enfeita o verde das árvores como se as aves fossem belas flores de um vermelho vivo. A beleza dessas aves e o esplendor do sol do Piauí criam um esplendoroso espetáculo da natureza!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *