Arraial do Cabo: um guia completo com tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 9 minutos

Gruta do Amor - Prainhas do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Arraial do Cabo é um paraíso localizado na Região dos Lagos. Anualmente, disputa com outras cidades da região a escolha de milhões de turistas nacionais e internacionais.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste guia, reunimos tudo o que você precisa saber para explorar praias, trilhas e outros atrativos do município.

Confira!

Sobre Arraial do Cabo

Cor da água nas Prainhas do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Arraial do Cabo, ou simplesmente Arraial, é uma cidade média situada na Região dos Lagos, que é conhecida globalmente por suas praias paradisíacas. 

O nome faz referência a um “cabo” que é uma grande extensão de terra que avança sobre o mar. E a cidade abriga um porto de pesca em funcionamento (o Porto do Forno), o que lhe confere um aspecto acolhedor da classe trabalhadora. 

Algumas das melhores praias de Arraial do Cabo  — com grandes faixas de areia branca e águas esverdeadas brilhantes — estão a uma caminhada fácil de 15 minutos da estação rodoviária do centro, enquanto outras estão a apenas uma curta viagem de barco. 

É interessante lembrar também que Arraial do Cabo é chamada carinhosamente de “Capital do Mergulho”, pois é uma área ideal para aventuras subaquáticas — em parte devido à sua abundante vida marinha, e em parte devido ao grande número de naufrágios que ocorreram aqui desde que Américo Vespúcio chegou com a marinha portuguesa em 1503. 

Em suma, os atrativos culturais de Arraial do Cabo estão relacionados principalmente ao patrimônio marítimo e à diversidade marinha da península, com um conjunto de museus espalhados pela pequena área urbana.

Sobre a Região dos Lagos

Vista aérea da casa do ex-prefeito - Prainhas do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Também chamada de Região da Costa Azul, a Região dos Lagos está situada no estado do Rio de Janeiro. Sua extensão territorial é de mais de 2 mil km², abrange nove que juntas somam mais de 530 mil habitantes.

Também é correto dizer que a Região dos Lagos está situada em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da Cidade Maravilhosa. E não é imprudente dizer que trata-se de uma das mais belas regiões do litoral fluminense, atraindo anualmente milhões de turistas nacionais e internacionais.

Os municípios que compreendem a Região dos Lagos são:  Araruama, ArVista aérea do Pesqueiro - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilharmação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé. No total, são mais de 100 km de litoral. 

A região conta com os aeroportos de Cabo Frio e de Macaé, além de um heliporto em Búzios, o que facilita a chegada de turistas que vão desfrutas das inúmeras praias e lagoas. 

Internacionalmente, algumas localidades da Região dos Lagos são famosas por suas praias que favorecem o mergulho, mas também outras com ondas mais agitadas para os praticantes do surf. 

Como ir para Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo está localizada a 165 km da capital do Rio de Janeiro. 

Apesar de estar perto das cidades de Cabo Frio e Búzios que possuem aeroportos, a melhor opção é a terrestre, a partir do Rio de Janeiro.  

As opções são carro e ônibus. O trajeto de carro leva cerca de 2:35 hs e de ônibus aproximadamente 3 horas. 

Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo?

Como o clima na região é sempre caloroso, média acima de 24 graus, Arraial do Cabo pode ser visitada em qualquer época do ano. 

No entanto, lembre-se que do Natal até a Páscoa é temporada alta e a cidade fica sempre lotada. Logo, quem quer tranquilidade vai ter como a melhor época a temporada que vai de abril a novembro. 

Como fechar os passeios em Arraial do Cabo?

Aqui estão algumas das agências de turismo que oferecem variados passeios por Arraial do Cabo:

Quantos dias ficar em Arraial do Cabo?

É muito possível se divertir e curtir bastante a cidade de Arraial do Cabo em um final de semana ou feriadão, mas, acredite: você vai querer mais! Então é aconselhável ficar no mínimo uma semana. Só assim será suficientemente satisfatório.

Onde comer em Arraial do Cabo?

Confira, a seguir, três excelentes restaurantes em Arraial do Cabo para quem aprecia boa culinária e não quer surpresas desagradáveis;

  • Hissau (comida japonesa): R. José Pinto de Macedo, 355.
  • Restaurante da Pousada da Prainha, que é aberto a não hóspedes: Pastor Admardo Machado, 90;
  • Sapore D’Itália (pizza e outras especialidades italianas): R. Pastor Admardo Machado, 77. 

O que fazer em Arraial do Cabo?

Fazer passeio de barco para Praia da Ilha do Farol

A Praia da Ilha do Farol - Arraial do Cabo - Vamos Trilhar

Controlada pela Marinha do Brasil, esta ilha tem mais de 5 km de extensão. Nela se encontra a belíssima praia que recebeu da Revista Veja o título de “Praia mais perfeita do Brasil”. 

Fazer passeio de barco pela Gruta Azul

Gruta Azul - Passeio de Barco de Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Na Praia do Farol, você poderá conhecer também a Gruta Azul, e ainda se aventurar por alguns sendeiros que levam ao ponto mais alto da ilha e que tem uma vista panorâmica perfeita para fotos.

Ter a experiência de um batismo de mergulho

Mergulho em Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Você pode, por exemplo, explorar com snorkel as ruínas do Imbetiba, um barco que encalhou na praia no ano de 1881 (pergunte aos locais onde é a localização exata do naufrágio).

Fazer a trilha da Praia do Forno

Vista aérea da Praia do Forno - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Esta pequena praia é imperdível, separada das prainhas do Pontal por rochas. Você pode chegar nela caminhando durante 20 minutos do porto de pescadores. Ela é calma, tem águas cristalinas e há barracas e vendas de bebidas e alimentos. É uma praia bastante indicada para quem viaja com crianças.

O acesso à Praia do Forno se dá por barco ou por trilha e pode ser realizado durante todo o dia. É uma excelente praia para descansar depois de um dia todo de passeio!

Fazer a travessia da Prainha até a Praia do Forno

Talvez você queira um pouco mais de aventura para chegar até a Praia do Forno. Existe uma trilha que começa na Prainha que vai até lá. Vale a pena, pois no caminho você vai encontrar diversos mirantes, pois sobe o Morro da Fortaleza. São mais ou menos uns 500 metros e, parando para tirar fotos, esse trajeto é feito em no máximo 30 minutos. Aprecie a vegetação diferenciada e a vista!

Conhecer a Praia da Graçainha

Praia da Graçainha - Prainha - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Pouco conhecida pelos turistas, ela está ao final da prainha, à sua esquerda. Ela pode ser acessada por trilha e tem uma extensão de apenas 15 metros. É interessante que a faixa de areia da Praia da Graçainha só aparece quando a maré está baixa. 

Por essas características, não é incomum que os turistas se deparem com pessoas pescando com vara, especialmente à noite. Ali neste área também acontece a pesca de arrastão, o que rende belas fotografias aos aventureiros quando os pescadores chegam do mar.

Conhecer a Praia do Pontal

Praia do Pontal - Arraial do Cabo - Vamos Trilhar

Primeira praia de Arraial do Cabo, ela é acessada logo depois que você passa pelo portal que dá boas vindas; logo à esquerda está a rua que vai até à praia.

Explorar os cantinhos da Praia Brava

Melhor época para vista a Praia Brava - Arraial do Cabo - Região dos Lagos - RJ

Este paraíso escondido de Arraial do Cabo é realmente incrível. É possível chegar até lá por uma trilha; destaque para as escadarias que dão acesso à praia. 

Se encantar com as Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia - Drone - Arraial do Cabo - Vamos Trilhar

São 2 praias que levam esse nome. Na prática, é como se fosse só um único atrativo. 

A fama das Prainhas do Pontal em Arraial do Cabo certamente cresceu por conta da sua escadaria e da paisagem deslumbrante. São milhares de turistas que as visitam anualmente para desfrutar e também garantir fotografias especiais; sim, trata-se de um lugar altamente instagramável.

→ Veja, neste vídeo, como foi nossa experiência quando por lá estivemos:

→ Leia também: Tudo sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia!

Tirar altas fotos no Deck dos Pescadores

Vista aérea do Pesqueiro - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Este é o point perfeito para fazer lindas fotografias em Arraial do Cabo. Você vai ver que até vale a pena contribuir com os pescadores, que agora cobram entre 5 e 10 reais para quem quer fotografar. 

Passar um fim de tarde na Praia Grande

Sobre Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Ela fica no lado oeste de Arraial do Cabo e é muito, muito bonita. Praticamente, é uma praia exclusiva, pois pouca gente costuma ir até lá (ou ficar lá durante muito tempo).

E, de fato, grande: são 40 quilômetros de extensão. Começa nas ruínas da Álcalis, que era uma empresa produtora de barrilha e sal, e vai até Saquarema. Então é bastante chão para você aproveitar.

Passar um dia relaxando na Prainha

Conheça tudo sobre a Prainha - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

É a primeira praia que quem chega por terra a Arraial do Cabo avista. Ela, assim como as demais, é caracterizada por estar banhada pelas águas de tons azuis; realmente surpreendente.

Outra característica bem forte da Prainha é que suas ondas são calmas. Logo, é um excelente local para se passar o dia e se banhar sem grandes preocupações. Por isso mesmo, é muito frequentada por famílias com crianças.

Fazer passeio de Quadriciclo

Sobre o Passeio de Quadriciclo pelo Parque das Dunas - Cabo Frio - RJ - Vamos Trilhar

Caminhar na orla da Praia dos Anjos

Praia dos Anjos - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Ela é uma das mais movimentadas de Arraial do Cabo e de toda a Região dos Lagos, pois é diretamente acessível a partir da cidade. Apesar disso, é um ótimo lugar se uma praia aberta não lhe aborrece e você gosta de se divertir em meio ao movimento. 

Ver o pôr do sol no Pontal do Atalaia

Mirante do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ - Vamos Trilhar

Visitar a Ponta do Alcaíra (Arubinha)

É praticamente um “paraíso perdido”; uma área incrível que fica no limite de Arraial do Cabo — mais especificamente em uma das margens da lagoa de Araruama.

Arubinha é indicada para quem quer simplesmente se banhar, mas também para velejadores e praticantes de kitesurf, pois fortes ventos costumam passar por ali (a topografia é bastante propícia para isso).

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

Aqui estão diversas opções de hospedagem em Arraial do Cabo:

  • Na Praia Grande:
  • No Pontal do Atalaia:
  • Na Prainha:

Que tal, você gostou do nosso guia de Arraial do Cabo? Deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *