Conheça tudo sobre a Cachoeira do Sobradinho – São Thomé das Letras – MG

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Sobradinho não pode ser deixada de lado na sua rota em São Thomé das Letras. Ela é um dos principais atrativos naturais da região; um passeio que pode ser feito por qualquer tipo de viajante, aventureiro ou não.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre esse atrativo incrível. Para incluí-lo em seu roteiro de aventura quando visitar São Thomé das Letras, em Minas Gerais.

Acompanhe!

Sobre São Thomé das Letras

Cidade de Pedra - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

São Thomé das Letras é um município do sul do estado de Minas Gerais no sudeste do Brasil, 35 quilômetros a leste da cidade de Três Corações. Há tantos lugares imperdíveis que atraem as pessoas para vir à cidade. São cerca de 4.110 pessoas que vivem em São Thomé das Letras. 

A vila de São Thomé das Letras fica no estado de Minas Gerais e em meio a uma montanha rochosa a quase 1,5 mil metros de altitude. Praticamente, fica no meio do caminho de três das maiores capitais do Brasil: Belo Horizonte (310 km),  Rio de Janeiro (340 km) e São Paulo (350 km).

A cidade está encravada no alto da serra, sobre sedimento mineral de quartzito.  É cercada por um lindo vale cheio de cachoeiras, grutas, trilhas e um verdadeiro reduto ecológico. 

É conhecida também como uma cidade mística com comunidades alternativas e locais de grande energia. Além disso, uma das histórias mais misteriosas da cidade é que lá existe um portal que leva para Machu Picchu. 

O calçamento rústico, as construções de pedra, as cachoeiras e o misticismo ainda atraem um bocado de turistas. Em São Thomé das Letras é muito comum encontrar comerciantes negociando artigos como apanhadores de sonhos, amuletos, incensos e pedras preciosas. Isso tudo reforça a atmosfera esotérica que fez a fama do local, de ruas estreitas, repletas de lojinhas e bons restaurantes.

Por fim, vale lembrar que São Thomé já foi tema de músicas de Milton Nascimento e do cantor de reggae Ventania, que está sempre por lá.  

Trilha para a Cachoeira do Sobradinho

Trilha da Cachoeira do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

O acesso para a parte superior da Cachoeira do Sobradinho é gratuito. Ele é feito por trilha que inicia dando a volta por cima do bar, que abre ao meio-dia, e descendo uma trilha direto para a cachoeira. 

Esse caminho leva a uma queda d’água com piscina rasa, indicada para crianças. Atravesse também a Gruta do Sobradinho. Esse é o passeio completo!  

Gruta do Sobradinho

Gruta do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

A Gruta do Sobradinho está em uma área particular, com banheiros, lojas, restaurante e uma piscina construída; sendo cobrada uma taxa de R$15,00 por visitante (apenas para visitar a gruta, não para a cachoeira). Também há opções de contratação de guias turísticos no acesso à gruta.

Da Gruta do Sobradinho à Cachoeira do Sobradinho leva-se até quinze minutos. Para fazer essa trilha, há limite de 10 pessoas por vez. São 150 metros de extensão com pouca ou nenhuma luz. Por isso, não esqueça a lanterna, que pode te ajudar muito.

Na metade do caminho, seguimos com os pés submersos em poças d’água de até um metro de profundidade. Em diversos trechos estreitos, andamos em fila. E nos últimos minutos de trilha com menos de 1,50 m de altura, temos que seguir agachados.

A formação rochosa é composta principalmente de pirita e pedras São Thomé. Também podemos ver alguns morcegos nessa gruta. 

Logo no final da Gruta do Sobradinho chega-se à Cachoeira do Sobradinho. Nesse local há uma ponte de madeira sem corrimão que leva à base da queda d’água, onde podemos nos refrescar.

Uma dica: antes de visitar a Gruta do Sobradinho, verifique sua disponibilidade. Isso porque seu acesso pode estar interditado — e foi exatamente o que aconteceu conosco; aliás, teremos que voltar para conhecer a gruta. 

Cachoeira do Sobradinho

Cachoeira do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Na Cachoeira de Sobradinho existem três quedas d’água que formam pequenos lagos, ótimos para banho e conexão com a natureza e cores das rochas e pedras. Há alguns locais de salto, onde os aventureiros aproveitam a profundidade dos poços para se divertir.

Para os visitantes claustrofóbicos é indicado o acesso à Cachoeira do Sobradinho, evitando que se sintam mal no trajeto da Gruta do Sobradinho. Apesar disso, há guias turísticos que podem acompanhar os aventureiros tornando a experiência mais tranquila e segura, com valor acessível. 

Em dias chuvosos, é preciso tomar cuidado com o volume do rio.

Se ainda tiver dúvidas de como chegar nessa e em outras cachoeiras da região, uma solução é ir ao Receptivo da Prefeitura. Há também um aplicativo chamado “Cachoeiras Estrada Real” (Android e iOS).

Outras dicas que servem para qualquer visita à cachoeiras e áreas naturais: 

  • não esqueça do repelente; 
  • recolha seu lixo;
  • evite contaminar as águas e margens;
  • e peça para quem te acompanha fazer o mesmo.

Como chegar à Cachoeira do Sobradinho, em São Thomé das Letras?

De carro:

Distante 12 km do centro da cidade, se você sair de lá de carro, deverá seguir placas que levam para Gruta do Sobradinho, Cachoeira da Lua e Cachoeira Eubiose. 

Na bifurcação, seguir para a esquerda em direção à Cachoeira da Lua e continuar na estrada passando por essa cachoeira até a próxima bifurcação. Em pouco tempo chegamos ao estacionamento, que tem um bar próximo.

De ônibus:

Há opções de ônibus de turismo que realizam o transporte de ida e volta para diversos atrativos próximos da cidade, como a Cachoeira e a Gruta do Sobradinho. O valor médio é de R$ 15,00 a 25,00 por pessoa.

Vai uma carona?

Mas pegar carona em São Thomé das Letras também é comum, e há ônibus de turismo na cidade e distrito. Por isso não dá pra deixar de conhecer essa cidade e todos os atrativos naturais por falta de veículo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *