23 trilhas para fazer no inverno do estado do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 10 minutos

Ponte Pênsil - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

Uma infinidade de trilhas pode ser encontrada no estado do Rio de Janeiro. Muitas delas são indicadas para quem quer trilhar durante o inverno que, como sabemos, tem suas particularidades e dificuldades.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Pensando nisso, resolvemos trazer um detalhamento das mais destacadas neste artigo. Acompanhe!

23 trilhas de inverno no estado do Rio de Janeiro

1. Travessia Petrópolis x Teresópolis

Conheça tudo sobre a Pedra do Sino em Teresópolis - RJ - Vamos Trilhar

A Travessia Petrópolis x Teresópolis é, sem sombra de dúvidas, uma das travessias mais bonitas do Brasil. Ela acontece no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Apesar de não ser a mais comum, ela pode perfeitamente ser uma primeira experiência para quem ainda não trilhou. 

São cerca de 30 km de extensão, o que exige, além de preparo físico, equipamento adequado. Nos trechos entre Castelos do Açú e a Pedra do Sino, a presença de um guia experiente é muito necessária.

2. Trilha do Cão Sentado

A Pedra do Cão Sentado - Nova Friburgo - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha do Mirante do Cão Sentado é relativamente fácil. Ao longo de todo o caminho você passará por algumas pontes e escadas de madeiras com corrimão dos dois lados, o que faz com que mais pessoas possam conhecer o lugar. Vimos muitas crianças e idosos fazendo essa trilha sem muita dificuldade.

Não é necessário ir com guia para fazer essa trilha, ela é muito bem marcada e possui sinalização ao longo de todo o caminho. Ela tem cerca de 700 metros de extensão e nós levamos 40 minutos para chegar até o final, isso porque paramos bastante para filmar e bater fotos.

3. Trilha da Pedra do Sino

Pôr do sol na Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

A trilha da Pedra do Sino é a principal trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na sede de Teresópolis. Ela é bem desafiadora e é a maior montanha da Serra dos Órgãos com 2.275 metros de altitude. 

→ Saiba mais: 

4. Trilha do Escalavrado

Uma das mais bonitas na Serra dos Órgãos, a Trilha do Escalavrado é realizada nesta montanha que tem mais de mil e quatrocentos metros de altitude. 

Um dos destaques de trilhar no Escalavrado é poder observar com bastante clareza a mudança de vegetação. A transição vai da exuberante Mata Atlântica a vegetação mais rasteira, característica de algumas áreas da região.

O nível de dificuldade é de médio a alto em alguns trechos, mas, no geral, vale muito a pena. 

5. Trilha do Mirante do Inferno

Com pouco mais de dois mil metros de altitude, o Mirante do Inferno fica na Serra dos Órgãos. São sete quilômetros de caminhada passando pela Pedra do Sino, pela cachoeira Véu da Noiva de Petrópolis, entre outros atrativos famosos da região.

Vale o esforço, pois a vista de lá é realmente surpreendente, com destaque para a Agulha do Diabo, mas também outras formações rochosas e montanhas bastante pitorescas.  

6. Trilha da Pedra da Tartaruga (Teresópolis)

A trilha da Pedra da Tartaruga está situada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis — não confundir com a trilha localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, que é parte do Parque Estadual da Pedra Branca.

São mais de 1180 metros de caminhada montanha acima, de dificuldade fácil, pois a subida não é muito íngreme. Portanto, pode-se fazer em companhia de crianças e até idosos fisicamente preparados. 

7. Trilha dos Portais de Hércules

Situada na Serra Nacional da Serra dos Órgãos (entre Teresópolis e Petrópolis), a trilha dos Portais de Hércules é a que leva a este mirante que proporciona uma das vistas mais privilegiadas da região. 

Há quem veja esculpido na grande formação rochosa o rosto do deus grego que lhe dá nome. E o grau de dificuldade para esta trilha é moderado. 

8. Trilha do Açú

Também no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a trilha do Açú leva até o cume deste monte de onde é possível ver um pôr do sol incrível. 

Considerada pesada, essa trilha costuma ser realizada em no mínimo seis horas. Sao cerca de 1.125 metros de altitude; no caminho vive-se a experiência de contemplar poços, cachoeiras e mirantes com paisagens de tirar o fôlego.

9. Trilha do Morro do Couto

Atravessando o lago do Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha do Morro do Couto está localizada no Parque Nacional de Itatiaia, em Resende. E ela leva ao cume desta montanha que é a maior da região (mais de dois mil e oitocentos metros de altitude). 

Considerada pesada, são cerca de seis horas de caminhada. Mas o esforço vale a pena, pois vive-se a experiência de avistar ou passar por atrativos como a Asa de Hermes e as serras Fina e do Papagaio, além do Vale do Paraíba. Lá no alto, a vista sensacional do Planalto de Itatiaia!

10. Trilha das Prateleiras

Prateleiras - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

A trilha que leva ao Pico das Prateleiras, no Parque Nacional de Itatiaia, também é excelente de ser realizada no inverno. Ela é considerada pesada, sendo necessário reservar um dia inteiro e estar em dia com o condicionamento físico.

O esforço é recompensado, pois mesmo antes de vencer a altitude de mais de dois mil e quinhentos metros, passa-se por vales, vegetação típica, formações rochosas incríveis e muito mais. 

11. Trilha das Agulhas Negras

Trilha em direção ao Pico das Agulhas Negras - Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

O Pico da Agulhas Negras é a quinta montanha desse ranking e é a maior do estado do Rio de Janeiro e sua trilha é bem desafiadora (pesada). Ele está localizado no Parque Nacional do Itatiaia.

Até chegar à base onde inicia-se propriamente a subida, há vários percalços a serem superados. Confira detalhes neste vídeo:

12. Trilha da Pedra do Altar

Subindo a Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

A Pedra ou Morro do Altar é uma das 15 montanhas mais altas do Brasil. Está localizada próxima do pico das Agulhas Negras. A trilha para chegar até lá é considerada moderada, sendo percorrida em no mínimo três horas. 

Saiba todos os detalhes:

13. Trilha da Pedra do Sino de Itatiaia

Pedra do Sino de Itatiaia - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

A trilha da Pedra do Sino está localizada no Parque Nacional de Itatiaia — não confundir com a homônima da Serra dos Órgãos. 

São cerca de 23 km de caminhada que leva ao nono ponto mais alto do Brasil (altitude de 2670 metros). E de lá é possível avistar o Maciço das Prateleiras e as Agulhas Negras. 

14. Trilha do Pico Menor

Localizada no Parque Estadual dos Três Picos, a trilha para o Pico Menor é uma das preferidas de quem viaja para a região de Nova Friburgo. Isso porque ela leva a um dos pontos culminantes da Serra do Mar. 

Ela é considerada de nível pesado e tem aproximadamente 9 quilômetros de caminhada (ida e volta), a partir da bifurcação localizada no Vale do Toledo. Lá no alto, tem-se uma vista privilegiada do Vale dos Frades, do Pico Maior do Frade, da Branca de Neve, da Mulher de Pedra e outros atrativos. 

15. Trilha da Caixa de Fósforo

Vista do alto do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Também situada no no Parque Estadual dos Três Picos, a trilha para a Caixa de Fósforo é considerada de nível superior. São 2075 metros de altitude até o cume deste morro que recebeu esse nome por lembrar mesmo uma caixa de fósforos. 

→ Veja mais detalhes: Roteiro da Trilha da Caixa de Fósforo!

16. Trilha da Cabeça de Dragão

Roteiro da trilha do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O Morro Cabeça de Dragão é uma montanha de 2.080 metros, situada no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. E a trilha para percorrê-lo e explorá-lo não é difícil.

São mais de dois mil metros de altitude, mas sem muitas inclinações ou obstáculos para superar. Muitos dos aventureiros que fazem essa trilha defendem que de lá do cume  é possível ter a melhor vista de todo o Parque Estadual dos Três Picos.

→ Saiba mais: Roteiro da trilha do Morro Cabeça de Dragão!

17. Trilha das Torres de Bonsucesso

Situadas no Parque Estadual dos Três Picos, as Torres de Bonsucesso pertencem ao município de Teresópolis. Para chegar até elas é possível fazer uma trilha muito interessante — porém difícil, especialmente por ser íngreme e ter bastante exposicao ao sol.

Antes de chegar ao cume, vê-se outros pontos interessantes, como o Ferro de Passar e a Pedra entalada. E o visual é incrível, pois no caminho avista-se também várias montanhas do parque além da Serra dos Órgãos.

18. Trilha do Seio da Mulher de Pedra

A trilha para o Seio da Mulher de Pedra, em Teresópolis, vai de moderada a difícil, exigindo condicionamento físico e resiliência. No entanto, recompensa, pois proporciona uma vista privilegiada da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual Três Picos.

19. Trilha da Pedra da Branca de Neve

A Pedra da Branca de Neve é, tecnicamente falando, um pico de mais de dois mil metros de altitude localizado em Teresópolis — num local chamado Vale dos Frades que faz parte do Parque Estadual dos Três Picos.  

No trajeto, avista-se diversas montanhas tais como Caixa de Fósforos, Cabeça do Dragão, Pico Maior dos Frades, Sanhaço, Três Municípios, Palmital, Quarteto, 21 de Abril etc.

É uma trilha pesada, exigindo preparação física, para a qual deve-se reservar um dia todo. 

20. Trilha do Pico do Caledônia

O Pico do Caledônia é um entre os três picos do Parque Nacional dos Três Picos. Ele tem mais de 2200 metros de altitude entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

Trata-se de uma caminhada moderada de, mais ou menos, quatro horas de duração (com algumas partes bem íngremes). E com ela é possível experienciar belas vistas da região.  

21. Trilha da Pedra Selada

A trilha da Pedra Selada é uma das mais famosas de Visconde de Mauá, na parte alta da Serra da Mantiqueira. Trata-se de uma caminhada pesada, de mais ou menos duas horas (2.8 km em direção ao cume do monte de 1200 metros de altitude, com algumas áreas íngremes).

A trilha vale muito pela paisagem, cercada de montes e uma vegetação abundante. Além disso, no caminho, passa-se por vários poços e cachoeiras. 

22. Trilha do Morro do Bonet

O Morro do Bonet fica no bairro do Rocio, em Petrópolis. Faz-se a trilha para chegar até a ele para ter uma visão panorâmica incrível lá no alto (1.552 metros de altitude).

Trata-se de uma caminhada leve superior, de aproximadamente 1,8 km (ida e volta) com alta exposição de sol. 

23. Trilha do Peito do Pombo

A Pedra do Peito de Pombo fica localizada no Sana, no distrito de Macaé. Ela tem mil e quatrocentos metros de altitude. 

A trilha para chegar até lá no alto é bastante buscada por aventureiros, pois além desse esforço observa-se no caminho uma paisagem belíssima e passa-se por poços e cachoeiras. 

→ Leia também: Conheça todas as Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *