Miguel Pereira (RJ): roteiro de bate e volta em 1 dia

youtube-miguel-pereira-roteiro-bate-e-volta-vamos-trilhar

Miguel Pereira é uma cidade do estado do Rio de Janeiro, localizada na região centro-sul, a cerca de 120 km da capital. Conhecida por seu clima agradável, sua natureza exuberante e sua rica história, Miguel Pereira é um destino ideal para quem busca lazer, cultura e diversão.

Nós visitamos Miguel Pereira em um dia cheio de atividades e emoções. Saímos cedo de carro e seguimos pela rodovia RJ-125, que corta a cidade e oferece belas paisagens. Nossa primeira parada foi em Conrado, um distrito histórico que abriga a antiga estação ferroviária, onde pudemos ver a Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor que fazia o transporte de passageiros e cargas entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ficamos encantados com a beleza e a nostalgia desse meio de transporte, que hoje é uma atração turística e cultural. Aproveitamos também para conhecer o Espaço da Criança, um local que oferece brinquedos, jogos e atividades educativas para os pequenos.

Depois de nos divertirmos em Conrado, seguimos para a Parada Arcadia, um restaurante que fica às margens da rodovia. Lá, tomamos um delicioso café da manhã, com pães, bolos, frutas, sucos e outras delícias. O ambiente é aconchegante e acolhedor, com uma decoração rústica e charmosa. O atendimento é excelente e o preço é justo.

Continuamos nossa viagem e chegamos ao Lago Javary, um dos cartões postais da cidade. O lago é formado pelo represamento do Córrego do Saco e ocupa uma extensa área que possuía uma rústica ponte ligando suas margens, embora hoje, a ponte não se encontre ativa. O lago é cercado por uma bela vegetação e oferece diversas opções de lazer, como pedalinhos, caiaques, stand up paddle e pesca. Nós optamos por fazer um passeio de pedalinho e admirar a paisagem. Foi uma experiência relaxante e divertida.

Em seguida, fomos conhecer a Ponte férrea Engenheiro Paulo de Frontin, um imponente monumento de 82 m de comprimento e 34 m de altura, que fica próximo à Estrada de Vera Cruz. A ponte férrea de estrutura metálica treliçada forma um grande arco sobre o Rio Santana. Inaugurada em 1897, a ponte férrea é considerada a única em curva do mundo e que foi construída pelos belgas. Ela está desativada e hoje é usada por esportistas para fazer rapel. Nós ficamos impressionados com a arquitetura e a história dessa obra, que é um patrimônio cultural da cidade.

Para finalizar nossa manhã, fomos até a Cachoeira do Poção, uma das mais belas e famosas da região. A cachoeira fica no Córrego Grande, na região central de Miguel Pereira, e tem acesso por uma trilha de 5 minutos, bem acessível. A cachoeira tem cerca de cinco metros de altura e forma um poço profundo e cristalino, ideal para um banho refrescante. Nós aproveitamos para nos refrescar e curtir a natureza. O lugar é muito bonito e tranquilo, com muitas árvores e flores.

Depois de um almoço delicioso na Rua Coberta, um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas, no centro da cidade, fomos para a nossa próxima aventura: a Terra dos Dinos, o maior parque temático de dinossauros do mundo. O parque fica em uma reserva ecológica de 1,4 milhão de metros quadrados, rodeada pela Mata Atlântica. Lá, pudemos observar mais de 40 réplicas em escala real de dinossauros que viveram nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, distribuídas em um circuito de 900 metros. Foi uma viagem de milhões de anos, onde aprendemos sobre paleontologia, fossilização, tipos de dinossauros e muito mais. O parque também oferece atrações como a maior tirolesa da região e a trilha suspensa, que permitem um contato maior com a natureza. Nós nos divertimos muito e ficamos maravilhados com a riqueza de detalhes e a qualidade das réplicas.

Depois de conhecermos a Terra dos Dinos, fomos para a Doces Carmem, uma loja que vende produtos artesanais, como compotas, doces, geleias, antepastos, conservas e chutneys. Lá, pudemos degustar e comprar algumas delícias, como o doce de leite, a goiabada, entre outros. Os produtos são feitos com ingredientes selecionados, sem conservantes e aditivos químicos. O atendimento é ótimo e o preço é justo. Foi uma ótima oportunidade para levarmos um pouco do sabor de Miguel Pereira para casa.

Em seguida, fomos conhecer a Rua Torta, uma das atrações mais famosas da cidade. A rua Torta é o nome popular de um trecho da rua Emilio Sorgetz, que tem uma forma sinuosa e se inspira na Rua Torta de Gramado. Ela é cheia de flores e árvores que a tornam ainda mais bela e mágica. Tiramos fotos e brincamos com a nossa imaginação. A rua Torta fica em frente à Praça das Etnias, onde também há outras atrações, como o Monumento da Bandeira, que homenageia os bandeirantes que desbravaram o país no período colonial.

Para encerrar o nosso dia, fomos até a Praça da Matriz, onde há uma igreja histórica, o Espaço do Artesão, que vende artesanato local, e o chão de estrelas, que é uma iluminação especial que cria um efeito de céu estrelado no piso da praça. Foi um momento de contemplação e encantamento. Depois, fomos para o Espaço da Criança, um local que oferece brinquedos, jogos e atividades educativas para os pequenos, e para o Espaço do Agricultor, um local que vende produtos orgânicos e naturais. Por fim, fomos jantar no T-rextaurant, um restaurante temático inspirado nos dinossauros, que serve pratos variados e saborosos. O ambiente é divertido e aconchegante, com uma decoração que remete ao mundo pré-histórico.

Miguel Pereira foi uma surpresa maravilhosa para nós. Uma cidade que combina história, cultura, natureza e aventura, com opções para todos os gostos e idades. Ficamos encantados com a hospitalidade, a gastronomia e a beleza desse lugar. Foi um dia inesquecível e que nos deixou com vontade de voltar.