Roteiro do passeio de lancha pelo Lago de Furnas – Capitólio – MG

Tempo de leitura: 7 minutos

Roteiro do passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Quem disse que em Minas Gerais não tem como se banhar? Os visitantes do Lago de Furnas têm motivos para se orgulhar quando falamos de água, afinal, são 1.440 km2 de lago artificial que compreende áreas de 34 municípios mineiros.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Esse lago foi formado após a fundação da Usina Hidrelétrica de Furnas no Rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em 1963. É conhecido como “o Mar de Minas” e tem atrativos turísticos que vão desde a paisagem à navegação pelos cânions para chegar em piscinas e cachoeiras.

Neste artigo, além de saber como é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas, você vai ter informações para aproveitar ao máximo sua viagem a Capitólio.

Acompanhe! 

Sobre Capitólio, em Minas Gerais

Quando ir ao Mirante dos Canyons - Capitólio - MG - Vamos TrilharConheça tudo sobre o Mirante dos Canyons - Capitólio - MG - Vamos TrilharQuando ir ao Mirante dos Canyons - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Capitólio é um desses destinos turísticos de Minas Gerais bastante conhecido por determinados grupos de turistas. 

O município, que está a 276 Km de Belo Horizonte, e é bastante visitado por fluminenses devido à proximidade com o estado do Rio de Janeiro, tem pouco mais de 8 mil habitantes e se destaca pelo ecoturismo.

Um grande motivo para visitar Capitólio é o Cânion de Furnas. Ele  com suas paredes de pedra invadidas pelas águas esverdeadas do Lago de Furnas (formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas e carinhosamente chamado de “Mar de Minas”) é um deleite para quem gosta de aventura.

Em Capitólio também há muitas opções em cachoeiras, lagos, poços, pequenas e grandes quedas d ‘água. Por isso, nos últimos anos vem se formando uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas e resorts. 

Em suma, trata-se de uma dessas cidadezinhas bucólicas e cercadas de natureza abundante: ideal para quem quer passar uns dias ao natural, com aventura e longe do stress. 

Passeio de lancha pelos cânions, em Capitólio

Início do passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

O passeio de lancha, escuna e chalana pelos cânions sai da ponte do Rio Turvo, onde há um restaurante que serve principalmente refeições com peixes da região. 

O preço médio por pessoa para o passeio é de R$70,00 e dura aproximadamente duas horas.

O passeio acontece quando há uma quantidade de visitantes mínima, que nos fins de semana e feriados formam filas de espera. Indicamos que você faça reserva antes de chegar no ponto de onde sai a embarcação.

Um guia local segue explicando a história e leva para atrativos encantadores. Em alguns pontos podemos mergulhar, chegar próximo de quedas d’água e relaxar na água. Em outros que não podemos descer, a embarcação se aproxima para fotos.

Alguns cânions chegam a 20 metros de altura. Os mais visitados são os da Cascata e da Cascatinha. 

A Cachoeira Lagoa Azul é outro ponto muito requisitado, tem cobrança de acesso que permite aproveitar a cachoeira e piscina natural com cores incríveis.

Além do turismo, muitos navegantes e pescadores visitam o lago de Furnas. Os paredões são procurados por escaladores. O trekking combina com os caminhos para os atrativos.

Nosso passeio em Capitólio

Para você ter um gostinho de como é o passeio em Capitólio, te relatamos agora como foi nossa aventura por lá

Lago de Furnas

Passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

O lago da represa de Furnas, em si, é de uma grandiosidade incrível: são 1440 km² de área, uma imensidão de água, cercada por paredões rochosos muito imponentes. 

O passeio de lancha, obviamente, acontece dentro desse lago. E é navegando nele que se recomenda chegar às demais atrações da região.

→ Atenção: trata-se de um passeio muito concorrido, especialmente nos finais de semanas e em feriados e feriadões.  

Gruta dos Tucanos

Gruta dos Tucanos - passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Também conhecida como Vale dos Tucanos, essa gruta é cercada por grandes paredões rochosos. Um lugar que, além de lindo, é relaxante, tem uma energia realmente revigoradora. 

Dá para nadar nas águas, fazer saltos das pedras… enfim, é um atrativo bastante recomendado. 

Cascatinha

Cascatinha - passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Acessível tanto pelo lago, para quem está fazendo o passeio de lancha, quanto por terra, a Cascatinha é assim chamada, pois sua queda d’água tem mais ou menos 4 metros. 

Vale a pena parar para apreciá-la durante o tour. 

Cachoeiras dos Canyons

Cachoeiras do Canyon - passeio de lancha pelo Lago de Furnas - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Por fim, tem a queda d’água dos canyons do Lago de Furnas, que não pode deixar de ser apreciada. Ela é muito imponente e cristalina, desaguando em um poço realmente lindo. 

→ Para conhecer os detalhes sobre como visitar o Mirante dos Canyons e saber sobre eventuais taxas etc. — inclusive, para saber as últimas atualizações sobre o turismo na região uma vez que em 2022 aconteceu uma tragédia por lá —, visite o site oficial da Prefeitura de Capitólio!

Outros atrativos que visitamos em Capitólio

Paraíso Perdido 

Conheça tudo sobre o Paraíso Perdido - Capitólio - MG - Vamos TrilharConheça tudo sobre o Paraíso Perdido - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

São 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água, que fazem deste um dos pontos turísticos mais impressionantes de Capitólio. 

Durante nosso passeio choveu muito na região, então não pudemos explorar a cachoeira. Nos contentamos em apenas contemplar a paisagem incrível. 

Cachoeira Lagoa Azul

Sobre a Cachoeira Lagoa Azul - Capitólio - MG - Vamos Trilhar

Uma das mais belas paradas do Lago de Furnas, a Cachoeira Lagoa Azul é composta por duas quedas d’água. Para acessá-la é preciso ir por dentro do lago (então, está no roteiro de quem faz o passeio de lancha).

Quem tiver um tempinho também pode subir na parte mais alta da cachoeira, basta ir pelas rochas, o que dá uma caminhada leve de mais ou menos 5 minutos.  

Mirante dos Canyons

Capitólio - Minas Gerais - Vamos TrilharCapitólio - Minas Gerais - Vamos Trilhar

Este é um grande cartão postal do Lago de Furnas. Em seu entorno da atração há um complexo turístico com ponte pênsil, tirolesa, trilhas e mirantes para a contemplação das belezas naturais de paredões e cachoeiras.

É um mirante que realmente vale a pena, pois a vista do Lago de Furnas é privilegiada — rende fotos incríveis.

→ A visitação está aberta de segunda a sexta das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. A tirolesa funciona todos os dias das 9h às 17h.

Dicas extras para quem vai ao Lago de Furnas, em Capitólio

Lembre sempre de planejar sua visita de acordo com o clima, se proteja contra a radiação solar e os mosquitos e leve seu lixo quando se despedir de cada atrativo natural visitado no Mar de Minas.

No calor do verão não há nada melhor do que se refrescar em diversos pontos com paisagens incríveis. No inverno, fica mais frio, com menos chuvas e a água fica rasa em diversos atrativos, que podem chegar a 15 metros de diferença. 

Por isso, programe bem sua visita para aproveitar o melhor do Lago de Furnas, o Mar de Minas.

Como chegar a Capitólio, em Minas Gerais

Capitólio fica a 276 km de Belo Horizonte. Por isso, quem vai de avião deve descer na capital e de lá tomar um ônibus ou alugar um automóvel.

→ De ônibus desde BH: 

Há algumas empresas de ônibus que fazem o trajeto BH x Capitólio (e vice-versa). Uma delas é a Expresso Gardênia, que tem três saídas diárias. 

→ De carro desde BH:

Saindo de Belo Horizonte o trajeto é feito pela BR 381 até Betim. Dali, pega-se a  BR 262 e segue-se até o entroncamento com a MG-050. Em seguida, segue-se até Capitólio (há pedágios no caminho). 

Onde se hospedar em Capitólio, em Minas Gerais

Para acomodação, recomenda-se buscar hotéis ou pousadas no centro de Capitólio. Dali, fica bem fácil ir até os atrativos que listamos anteriormente. 

Há também opções na rodovia, próximo ao acesso à cidade. Entre as mais famosas, destacam-se as pousadas Lagoa Azul e Rio Turvo

Por fim, também vale a pena dar uma olhada no Airbnb, pois diversos moradores da cidade hospedam turistas a partir desta plataforma.

Opções gastronômicas recomendadas de Capitólio, em Minas Gerais

Como sabemos, Minas Gerais é um estado com excelente gastronomia. Em Capitólio, consequentemente, os turistas encontram diversas opções de restaurantes e bares, entre as quais destacam-se: 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *