Roteiro da Trilha do morro da Urca – parte 1

Tempo de leitura: 3 minutos

morro-da-urca-rio-de-janeiro

Como falei no post anterior “Sobre a trilha do morro da Urca”, colocarei os principais pontos da caminhada até o topo do morro da Urca, aproveitem as dicas e divirtam-se.


Praia Vermelha - Morro da Urca - Rio de Janeiro

O primeiro passo é você chegar à Praia Vermelha, o ponto de partida tanto para quem quer subir de bondinho no Pão de Açúcar quanto para quem quer fazer trilhas. A praia já tem uma paisagem bem bacana, já que fica entre o morro da Urca e o morro da Babilônia. Além de ter uma vista privilegiada de Niterói, centro e zona sul do Rio, os cumes e pedras do bairro da Urca formam um complexo natural para os praticantes de escalada em rocha que encontram mais de 200 vias para a prática do esporte na Urca e para quem quer fazer um caminhada ecológica.

Pista Cláudio Coutinho

Pista Cláudio Coutinho - Morro da Urca - Rio de Janeiro

Já na Praia Vermelha, você deverá ir para a pista Cláudio Coutinho que é onde começa um caminho de aproximadamente 500 metros até chegar ao ponto de partida para a trilha. A subida leva em torno de 45 minutos.  Recomendo que o passeio seja feito pela manhã ou no meio da tarde, por causa do calor. Mas se você quiser pegar uma “carona” no bondinho de graça, recomendo que suba por volta de 16:30h e fique lá no alto do morro da Urca aproveitando um pouco, porque essa carona só acontece depois das 19:00h.

[[[[[[UPDATE 04 DE SETEMBRO DE 2015]]]]]]

A partir do mês de agosto de 2015 não existe mais a possibilidade de descer de graça por bondinho. Agora os trilheiros terão que desenbolsar R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia) para descer pelo bondinho, senão deverão descer por trilha até às 18 horas, pois é o horário de fechamento dos portões da trilha. Mais informações no site da empresa.

 

Escadaria de Troncos

Escadarias da trilha do morro da Urca

A trilha começa com uma escadaria de troncos de árvores que vão indicando os locais que devem ser pisados e o caminho que você deve seguir. Apesar de não ter muitos obstáculos é bem cansativo devido à inclinação que ao longo da subida vai diminuindo até você chegar em um primeiro mirante, mais ou menos na metade do caminho, que te permite ter uma visão de todo Aterro do Flamengo, da Praia de Botafogo, Marina da Glória e o Cristo Redentor lá no fundo, porém as árvores atrapalham um pouco essa vista.

Animais pelo caminho

 

Pelo caminho é comum encontrar pássaros, gaviões e os micos ou sagüis. Como eles já estão acostumados com o movimento de pessoas. Porém, não alimente esses animais, pois a alimentação aos animais silvestres é uma prática negativa, já que altera seu comportamento e pode comprometer sua saúde.

Quando você chega nessa parte da trilha, tem duas escolhas: Ir para a direita ou para a esquerda. Quando eu fui, resolvi ir primeiro para a direita e depois da esquerda, pois sabia que a trilha da direita leva até certa parte do morro do Pão de Açúcar e a da esquerda leva direto para o morro da Urca.

Confira o vídeo desta trilha:

Para continuar a ler sobre a trilha, acompanhe sua continuação em: “Roteiro da Trilha do morro da Urca – parte 2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *