Roteiro da trilha da Serrilha do Bico do Papagaio – Floresta da Tijuca – RJ

Tempo de leitura: 8 minutos

Roteiro da trilha da Serrilha do Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Hoje vou explicar para vocês como fazer a trilha da Serrilha do Bico do Papagaio. Se você preferir, pode conferir o vídeo que explica como você pode fazê-la, mas a ideia desse post é deixar tudo mais explicadinho o possível.


Essa trilha é considerada uma alternativa para se alcançar o Bico do Papagaio, só que ela é bem mais difícil e a mata é mais fechada, exigindo bom preparo físico, pois você encontrará diversas escalaminhadas pelo percurso.

Geralmente as pessoas a utilizam como um circuito, mais para voltar do Bico do Papagaio do que para ir. Eu, como gosto de ser do contra, vou falar o caminho de ida ao Bico do Papagaio pela Serrilha e a volta pela trilha que a maioria das pessoas estão habituadas a fazer.

Ficha técnica

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor A, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ.

Dificuldade: Semi-pesada – Nível 5 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)

Tempo: Aproximadamente 3:30 horas.

Altitude: 987 metros.

Atrativos: Vista e escalaminhada.

Início da trilha

Largo do Bom Retiro - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Como boa parte das principais trilhas do Parque Nacional da Tijuca, essa trilha também começa no Largo do Bom Retiro (685 metros de altitude). Para chegar até o Largo você terá que acessar o Parque pela entrada da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista e subir toda a estrada dos Picos.

Placa indicando caminho para as trilhas da Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

A partir deste momento, você dirá ao guarda florestal em qual dos picos você irá e a quantidade de pessoas que irá com você. Lembrando as trilhas só podem começar a serem feitas até às 15 horas durante o horário normal ou às 16 horas durante o horário de verão. A trilha começa pelo mesmo caminho que leva ao Pico da Tijuca e é bem tranquila e protegida pela sombra das árvores. Depois de uns 10 minutos de caminhada, você chegará a primeira bifurcação do caminho.

Bifurcações

Primeira bifurcação da trilha da Serrilha do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Nesta bifurcação você encontrará dois caminhos:

  1. Seguindo à direita, você irá em direção ao Pico da Tijuca e Tijuca Mirim.
  2. Seguindo à esquerda, você irá em direção ao Bico do Papagaio, Morro do Archer e Morro do Cocanha. Este é o caminho correto.

Segunda bifurcação da trilha da Serrilha do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Aproximadamente 5 minutos após este ponto, você encontrará mais uma bifurcação, que não tem nenhuma sinalização:

  1. Seguindo à esquerda, você irá na trilha principal que leva ao Bico do Papagaio, Morro do Archer e do Cocanha. É a trilha mais usada por todos, é mais fácil e mais curta que a da Serrilha.
  2. Seguindo à direita, você seguirá no caminho certo. A única marcação que te dá a certeza de você não irá para o lugar errado são algumas manchas vermelhas na árvore.

Tronco indicando caminho da trilha da Serrilha do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Seguindo o caminho, você perceberá que a trilha começará a ficar um pouco mais fechada, vai passar até por alguns galhos de árvore no meio da trilha e isso pode te confundir, pois você o caminho que você deve seguir é marcado por um tronco de árvore no meio da trilha e essa bifurcação quase não é percebida. Chegando ao tronco procure as marcações da trilha transcarioca (pegadas amarelas) e a placa indicando a volta ao Largo Bom Retiro. Isso indicará que esse é o ponto certo da bifurcação.

  1. Seguindo em frente, na trilha principal, você irá para a trilha dos Ciganos, onde você chegará à Represa dos Ciganos. Este não é o caminho certo.
  2. Seguindo à esquerda, sem pular o tronco, você começará o caminho da serrilha.

Subida da Serrilha

Animais selvagens - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Iniciando a trilha da Serrilha do Papagaio, você vai reparar que a mata é mais fechada. Por ter menor movimento nesta trilha, você poderá encontrar animais selvagens. Eu mesmo encontrei uma Jararaca e uma cobra Coral. Por isso a atenção tem que ser redobrada.

Subida íngreme da trilha da Serrilha do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos TrilharA trilha é bem íngreme, não é fácil e não recomendo para qualquer um. Boa parte dela é de escalaminhada em pedras, em troncos e raízes de árvores. Ao todo levamos quase 1 hora nessa parte, pois fomos parando para fazer a gravação do vídeo, porém você pode fazer em uns 40 minutos em ritmo normal.

Chegando ao fim da escalaminhada, você estará na Serrilha do Papagaio ou, como também chamam, Serrilha de João Antônio. Logo você observará outra birfucação:

  1. Seguindo à direita, você irá em direção a Pedra do João Antônio, que tem 908 metros de altitude.
  2. Seguindo em frente, você andará cerca de 10 minutos até o Mirante da Serrilha. Este é o caminho certo.

Mirante da Serrilha

Mirante da Serrilha - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

O Mirante da Serrilha está localizado a 956 metros de altitude. As minhas primeiras palavras ao chegar neste mirante foram: “Que foda! Que visu, hein!”. Nele você pode ver o Parque da Pedra Branca lá no fundo, as lagoas da Barra, a Praia da Barra, o Recreio e Jacarépaguá.

Caminho para o Bico do Papagaio via Serrilha - Vamos Trilhar

Saindo do Mirante da Serrilha, você encontrará uma descida bem íngreme que só dá pra descer segurando em troncos de árvore e nas pedras. Depois virá uma subida e você chegará a Pedra do Anu.

Pedra do Anu

Pedra do Anu - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Eu vi em um mapa que este novo mirante se chama Pedra do Anu, mas já li relatos dizendo que se chama Morro do Cavalo. Não sei qual informação está 100% certa, por isso resolvi colocar as duas aqui. Nele você consegue já ver o Bico do Papagaio e a Fenda do Inferno de lado. Voltando à trilha, você andará mais um pouco e chegará até a Ponta do Urubu.

Ponta do Urubu

Ponta do Urubu - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Situada a 983 metros de altitude, a Ponta do Urubu tem a melhor vista do Bico do Papagaio pois você fica exatamente de frente a ele. É um ótimo lugar para tirar fotos, pois a distância dela para o Bico do Papagaio não é grande. A ideia é ficar uma pessoa na ponta e a outra na base do Bico do Papagaio para ter a noção da proporção de uma pessoa ao lado da rocha, como a minha foto logo acima.

Base do Bico do Papagaio

Base do Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Saindo da Ponta do Urubu, você seguirá a trilha em direção a base do Bico do Papagaio. Esta trilha é bem tranquila, tem uma descidinha curta e logo depois uma subida, que já te deixa na base. A base do Bico do Papagaio é um ponto de parada para relaxar e tirar muitas fotos. Este também é o ponto do fim do rapel do Bico do Papagaio. Depois de passar na base, você deverá ir para a direita da pedra e chegará até a Fenda do Inferno.

Fenda do Inferno

Fenda do Inferno - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Para chegar até ao cume do Bico do Papagaio, você deverá passar pela Fenda do Inferno, uma passagem na lateral da pedra com 1,40 de largura e 80 centímetros de altura, onde só é possível passar engatinhando ou rastejando. Ela recebeu esse nome pois logo na sua borda tem um abismo.

Escalaminhada

Pedra exposta no Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Depois de passar pela Fenda do Inferno, você chegará ao ponto da escalaminhada final. No meio dela vale a pena pegar um caminho para a esquerda e parar em uma pedra que é bem exposta ao precipício. É um ótimo lugar para bater fotos.

Voltando ao caminho normal, em menos de 5 minutos você chega lá no topo, mas não é o verdadeiro cume, pois para chegar até lá precisa de um pouquinho de técnicas de escalada. Portanto, se você não tem esse conhecimento, não se arrisque.

Topo do Bico do Papagaio

Pôr do sol no Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Já fui em vários picos diferentes da Floresta da Tijuca, mas de todos, a vista que mais me encantou foi a do Bico do Papagaio. Nele você tem a visão em 360 graus e pode ver quase o Rio de Janeiro inteiro. Você consegue observar toda região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarépaguá e Parque Estadual da Pedra Branca. A Pedra da Gávea, Agulhinha da Gávea, Morro da Cocanha, Antenas do Sumaré, Corcovado, Baía de Guanabara, Pedra do Conde, Pico da Tijuca e uma grande parte da Floresta. Visual incrível!

Descida

Descida do Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

Para a volta, descemos pelo caminho normal para acessar o Bico do Papagaio, a trilha que a maioria das pessoas faz e assim completamos o circuito. A descida é íngreme, também em pedras e galhos de árvore, mas é bem rápida. Em 20 minutos você chega até a bifurcação que leva ao Morro da Cocanha ou para o Largo do Bom Retiro. É só seguir a placa, não tem erro.

Seguindo em direção ao Bom Retiro, você ainda vê algumas grutas para tirar umas fotos e em aproximadamente 30 minutos chegará àquela bifurcação lá do início, que pode levar ao Pico da Tijuca ou ao Largo do Bom Retiro. Depois disso você enfrentará mais 10 minutinhos de caminhada e assim acabará a trilha da Serrilha do Papagaio! =)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *