Roteiro da trilha dos Poços e Cachoeira da Imperatriz – Horto – RJ

Roteiro da trilha dos Poços e Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Você sabia que na região do Horto do Rio de Janeiro existem várias cachoeiras além da Cachoeira do Chuveiro? Uma delas é a Cachoeira da Imperatriz, que ainda é pouco visitado e a trilha é bem fácil.

Nesse post falarei um pouco sobre como chegar nesta cachoeira, como fazer a trilha e como aproveitar outras quedas que existem ao longo do caminho. Confira!

Ficha Técnica

Localização: Horto, Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 20 minutos (ida).
Atrativos: Cachoeiras

Solar da Imperatriz

Para chegar até o início desta trilha você precisará ir até o Solar da Imperatriz, que fica bem pertinho do Jardim Botânico. O Solar é um prédio histórico que foi construído em 1575, a mando do Rei de Portugal. Além dele também haviam 58 chácara que faziam parte do Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.

Ele foi todo reformado e em 2001 começou a funcionar no local a Escola Nacional de Botânica Tropical, a primeira da América Latina. Se quiser saber mais sobre a história do Solar é só clicar aqui.

Como chegar?

Chegar até o Solar da Imperatriz não é uma tarefa complicada, já que você pega um caminho muito similar ao da Cachoeira do Chuveiro.

Pela Zona Sul

Se você for de ônibus procure ir nos das linhas 409 / 124 / 416 e saltar no ponto final, no Horto. Depois só é possível seguir pela estrada de transporte particular, a pé ou bicicleta. Lembrando que o trecho entre o ponto final até as cachoeiras tem pouco mais de 2km de subida, pelo asfalto mesmo.

Pelo Alto da Boa Vista

Você deverá subir o Alto da Boa Vista até a altura do Corpo de Bombeiros, onde tem uma bifurcação (tem placas apontando o caminho certo) que leva para a Estrada Dona Castorina, que segue em direção ao Horto e passando pela Mesa do Imperador e Vista Chinesa. Você precisará descer toda Estrada Castorina e ir até a Rua Pacheco Leão para chegar ao seu destino.

Chegando no Solar da Imperatriz

Chegado ao Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Quando você estiver subindo a Rua Pacheco Leão, logo após o ponto final do ônibus 409, perceberá que ela se divide em dois. No caminho da direita, ela se torna a Estrada Dona Castorina. Seguindo por esse caminho você irá em direção à Cachoeira da Gruta, do Chuveiro, do Jequitibá e da Vista Chinesa. No caminho da esquerda, ela continua se chamando Rua Pacheco Leão e seguindo até o final dela você já verá a entrada do Solar da Imperatriz, no fim da rua.

Dentro do Solar da Imperatriz você ainda encontrará algumas vagas para estacionar o carro. Você também pode estacionar ao longo da Rua Pacheco Leão ou em algumas ruas próximas e ir andando até lá. Fique atento ao horário de funcionamento: de 08h às 17h.

Início da trilha

Ao entrar no Solar da Imperatriz você passará pela guarita de entrada do local. Em frente você verá o prédio da Escola de Botânica, mas você seguirá para a esquerda e logo depois virar à direita. Você perceberá que existem algumas casas nesse ponto, é aqui que geralmente estaciono o carro.

Você perceberá que logo em frente existe uma rua mais estreita, logo ao lado de uma casarão amarelo. Não siga de carro nela, pois ela é só para moradores da região. A partir desse ponto você deverá seguir a pé.

Em menos de 5 minutos de caminhada você chegará a um pequeno largo que tem algumas casas de moradores e verá a entrada da trilha, sem nenhuma sinalização.

A partir de então você começará a trilha pela mata. Ela é bem marcada, mas não é sinalizada. Em 2 minutos você chegará na primeira bifurcação.

Primeira bifurcação (Parque da Cidade x Poços do Solar da Imperatriz)

Na primeira bifurcação, se você seguir pela esquerda irá pegar um trecho com um aclive mais acentuado e você já entrará na trilha transcarioca. A partir de então começa a ter sinalização na trilha. Seguindo por esse caminho você também poderá ir até o Parque da Cidade, mas precisará por outra bifurcação. Nessa trilha você não passará pelos Poços da Imperatriz, apenas vai em direção à Cachoeira da Imperatriz.

A trilha para os Poços do Solar da Imperatriz

A trilha para os Poços do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguindo a direita da primeira bifurcação, você pegará a trilha para os Poços do Solar da Imperatriz, a trilha não é bem sinalizada mas é bem marcada. Ela é bem fácil, com poucas subidas e descidas, sendo plana a maior parte do tempo. Em aproximadamente 7 minutos você já começará a ouvir o rio e verá mais uma bifurcação.

Segunda Bifurcação (Poços do Solar da Imperatriz x Cachoeira da Imperatriz)

Nesta segunda bifurcação, se você for para a direita, em direção ao rio, já poderá ver o encontro dos rios. É só descer o barranco, atravessar o rio e seguir andando pelo rio que vem de frente para chegar aos poços, se subir o rio que beira o barranco não vai encontrar outras quedas.

Poço 1 - Poços do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Subindo o rio da frente, você já encontra logo no início um grande poço, mas que não é muito fundo. Ele é ótimo para quem quer aproveitar uma piscininha.

Poço 2 - Poços do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Logo acima dele você encontrará uma pequena queda d’água, nela existe uma pedra onde você pode ficar sentado em receber toda a massagem nas suas costas. Não é grande, mas a força da água é muito boa.

Poço 3 - Poços do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Subindo mais o rio você encontrará ainda outras quedas, mas nenhuma tão grande que dê para ficar em pé e a água cair sobre o seu corpo. Em todas você precisará sentar para tomar banho e aproveitar os pequenos poços.

Poço 4 - Poços do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

A melhor de todos os poços tem uma queda um pouco maior, que fica em uma fenda entre duas pedras. Além disso esse é o maior poço e mais fundo. Tem um ótimo espaço para você passar uma manhã, pois bate sol mesmo com as árvores em seu entorno. Subindo o rio você não encontrará nenhum outro poço ou queda melhor que esta, portanto esse ponto é sempre o meu limite quando faço esta trilha para depois seguir para a Cachoeira da Imperatriz.

Descendo todo o rio novamente e subindo o barranco, voltamos para bifurcação, mas dessa vez seguimos na outra direção, margeando o rio. A partir deste ponto começa a trilha da Cachoeira da Imperatriz.

A trilha para a Cachoeira da Imperatriz

Marcações da Trilha Transcarioca na Trilha da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguindo a trilha, você perceberá que ela é bem marcada e que tem muitas jacas caídas ao longo do caminho. Em pouco tempo de caminhada você atravessará um pequeno rio e já começará a ver as sinalizações da trilha transcarioca e vai saber que está no caminho certo. Em 5 minutos você chegará a um largo onde verá o Jequitibá do Solar.

O Jequitibá do Solar

O Jequitibá do Solar da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

O Jequitibá é um árvore centenário que possui mais de 20 metros de altura. É uma atração à parte quando você faz essa trilha. Vale muito a pena parar um tempinho nessa parte para contemplar sua beleza e pegar fôlego para continuar a trilha.

A partir desse ponto, a trilha sempre terá uma subida bem leve. Tão leve que é quase imperceptível, parecendo plana o tempo inteiro. Esse trecho é o mais demorado, você vai levar aproximadamente 10 minutos para começar a ouvir o barulho da queda d’água da Cachoeira da Imperatriz à sua esquerda.

A Cachoeira da Imperatriz

Placa da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Durante a trilha, fique sempre atento ao seu lado esquerdo. A placa indicando o ponto para descer até a Cachoeira da Imperatriz fica deste lado e um pouco no alto. Se não ficar atento, pode acabar passando.

Chegando na Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

A descida é bem fácil, mas pode estar escorregadia se outras pessoas estiverem passado molhadas antes, portanto muito cuidado.

A Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

A Cachoeira da Imperatriz é uma das minhas favoritas na região, pois ela na maioria das vezes está vazia e a queda d’água é muito boa.

Ela tem um pequeno poço, que é bem raso com água abaixo do joelho.

Primeira Queda da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Consegui tomar banho em 3 pontos diferentes nesta cachoeira. Na primeira parte, a mais fácil, você tem a queda mais fraca, que fica escorrendo mais pela pedra.

Segunda Queda da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

A segunda parte, você precisa subir a cachoeira. Parece complicado, mas não é. Só precisa tomar cuidado para não escorregar mesmo. Você ficará meio que dentro de uma grutinha e a queda é bem forte. É o melhor lugar para aproveitar esta cachoeira.

Terceira Queda da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Para os mais aventureiros, radicais e experientes, você pode tentar subir ainda mais a cachoeira para aproveitar a queda de cima. Ela também é ótima, mas é perigoso pois escorrega muito. Só suba se tiver plena confiança no que está fazendo. É importante ressaltar que já houveram relatos de queda desse ponto, portanto a atenção é triplicada, pois pode ser fatal.

Represa

A Represa - trilha da Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Voltando para a trilha, você vai seguir mais adiante e não voltar para ir embora. Em menos de 100 metros você chegará até a represa. Nessa parte existe uma bifurcação, ou você fica para tomar banho na Represa ou você segue o caminho em direção à Cachoeira do Jequitibá.

A Cachoeira da Represa

A Cachoeira da Represa - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Você não precisa ficar muito tempo na represa, pois subindo ela existe a Cachoeira da Represa, que quase ninguém conhece, mas que é muito boa. Esse não é o nome oficial dela, eu que acabei nomeando desta forma por não ter nenhuma placa de sinalização nela.

Você deverá subir pelo lado esquerdo da represa para chegar até a cachoeira. A trilha é subindo o rio mesmo e em 5 minutos você já consegue visualizar ela bem.

É só aproveitar bem cada um dos lugares que falei nesse post e depois pegar o mesmo caminho para voltar ao estacionamento. Não tem muito mistério, a trilha é bem marcada na maior parte do tempo. O trecho de maior dificuldade de localização é nos Poços da Imperatriz, portanto atenção redobrada nesta parte. Depois conta pra gente o que você achou desta trilha nos comentários!