5 dicas para você começar a fazer trilhas

Tempo de leitura: 3 minutos

5-dicas-para-você-começar-a-fazer-trilhas-vamos-trilhar
Partes deste post foram tirados do nosso e-book – Trilhas a pé: Guia básico para trilheiros iniciantes. que você pode baixar aqui!

Vira e mexe eu recebo algumas perguntas dos leitores do Vamos Trilhar e dos meus amigos que querem começar a fazer trilhas. Uma das que mais me chamaram a atenção é “O que eu preciso fazer para começar a trilhar?”. Bom, assim como comer e coçar, para trilhar é só começar! Ok, peguei pesado no trocadilho. Mas, é isso mesmo: basta dar o primeiro passo. 

Agora, tenha uma motivação: pergunte-se se você gosta de estar em contato com a natureza. Se você vê programas de aventuras na TV (ou na web já viu o Vamos Trilhar no YouTube?) e morre de vontade de se esbaldar em cachoeiras, fica emocionado com as paisagens das montanhas etc., já tem uma motivação. Se gosta de caminhadas e corridas, um ponto a mais para você: tem um trilheiro escondido aí dentro.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

1) Confira sua saúde

Como todo exercício físico, é bom dar uma checada na sua saúde antes de começar. Consulte seu médico para saber se está tudo bem com o coração, se os níveis de colesterol estão controlados etc. Evite surpresas durante uma aventura!

2) Sozinho, com amigos ou com guia?

Você pode trilhar sozinho, chamar a galera ou colocar o pé na estrada acompanhado por um guia. Nós do Vamos Trilhar somos mais propensos a te aconselhar a juntar a galera e, sempre que possível, contratar os serviços de um guia especialmente para as trilhas com maior grau de dificuldade.

Em grupo tudo fica mais divertido, o bom da vida é compartilhar. Já o acompanhamento de um profissional especializado te dará segurança para trilhar sem grandes preocupações: o guia conhece o caminho, irá te orientar no que diz respeito a vestimenta, equipamentos etc.

3) Entenda suas limitações

Como tudo na vida, é preciso ter um pouco de paciência ao adentrar o maravilhoso mundo das trilhas. Vá de leve, comece por trilhas curtas e com poucas dificuldades, aí você vai ganhando envergadura e quando perceber já estará super animado para escalar montanhas e descer vales íngremes e desafiadores.

Conheça os limites do seu corpo, esteja sempre com uma pulga atrás da orelha (um pouco de medo sempre nos torna mais cautelosos, não significa que não temos coragem para se aventurar). Escale as dificuldades com moderação para ir aumentando sua capacidade e resistência (física e emocional).

4) Pesquise bastante

Por fim, lembre-se de que vivemos a melhor época em matéria de distribuição de conhecimento. Utilize a web para pesquisar sobre destinos e dicas em geral.

Se você ainda não acompanha o Vamos Trilhar, fique a vontade para nos seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter: estamos sempre compartilhando nossas aventuras e o conhecimento adquirido com elas.

5) Bônus

DICA VITAL: não saia para uma trilha sem avisar sua família ou amigo próximo. Caso alguma coisa dê errado no caminho, haverá pessoas esperando por você que sentirão sua falta.

Você já viu o filme 127 Horas? Trata-se da “história verdadeira do montanhista Aron Ralston (JAMES FRANCO) e de sua incrível aventura para salvar-se depois que uma pedra solta cai sobre seu braço e o deixa preso num cânion estreito e isolado de Utah.

Durante seu suplício, Ralston lembra-se de amigos, amores (CLÉMENCE POÉSY), da família e das duas excursionistas que conheceu (AMBER TAMBLYN e KATE MARA) antes do acidente.

Nos cinco dias seguintes, Ralston luta contra os elementos naturais e seus próprios demônios; até finalmente descobrir que possui a coragem e a fortaleza para encontrar alguma forma de soltar-se, descer por uma encosta de vinte metros de altura e caminhar por mais de doze quilômetros até ser finalmente resgatado” (Fox). Veja o trailer, aqui.

2 Comentários


  1. Bom dia, Vinicius!
    Muito boas as dicas, realmente estimulantes.
    Fiz parte do grupo de voluntários para conservação da Floresta da Tijuca. Estou afastado, mas mediante o seu post me senti estimulado a retornar a lida.
    Irei ver os seus vídeos no youtube.
    Obrigado.
    Sds.
    Paulo Edmo

    Responder

  2. Ola

    Gostaria muito de comecar a fazer trilhas! Como posso fazer para achar guias especializados em trilhas? Moro em SP! Muito obrigada

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *