Roteiro de 5 dias de viagens em Bonito – MS

Tempo de leitura: 7 minutos

Cachoeira da Água Doce - Estância Mimosa - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Bonito é um dos lugares mais visitados e bem estruturados para receber turistas de todo Brasil e do mundo. É inegável a beleza da região e sua importância para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em julho de 2018 recebemos um convite da Agência Aventureiros para conhecer Bonito e visitar seus principais atrativos.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste artigo vamos mostrar o nosso roteiro de 5 dias de viagem pela região e ele fica de sugestão para você também. Confira!

Se preferir, você pode ver o vídeo abaixo com o resumo da nossa viagem ou ler o post completo assistindo os vídeos de cada atrativo que visitamos.

Dia 1 – Chegada

Botinhas que alugamos na Estância Mimosa - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Nosso primeiro dia foi todo dedicado ao traslado até Bonito. Saímos do Rio de Janeiro, fizemos escala no aeroporto de Guarulhos e já chegamos no aeroporto de Campo Grande de noite. Pegamos quase 4 horas de estrada até chegar a Bonito e já fomos dormir para ter energia suficiente para os passeios do dia seguinte.

Dia 2 – Passeio de Bote e Gruta do Lago Azul

Descendo as cachoeiras no Passeio de Bote pelo Rio Formoso - Keda D'água (Ilha Bonita - Porta da Ilha) - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Nosso primeiro passeio em Bonito foi descer o Rio Formoso por 6km de bote. O início do passeio aconteceu na Ilha Bonita e finalizamos no Balneário Eco Park Porto da Ilha, que possui diversas cachoeiras, piscinas naturais e outras opções de lazer como, por exemplo, stand-up paddle.

Recebemos essa sugestão de passeio do pessoal da Agência Aventureiros, que foi nossa parceira para a viagem, pois teríamos a manhã do primeiro dia de passeios livre.

Recomendamos que você entre em contato com eles para agendar sua viagem também.

No passeio de bote Keda D’Água descemos o rio por cerca de 2 horas e no trajeto passamos por 3 cachoeiras e 3 corredeiras. Muita gente pode ficar com receio de realizar este passeio por ele ser vendido como radical. Porém, achamos muito tranquilo, ideal para pessoas de todas as idades. Vimos crianças e idosos aproveitando bastante.

Em uma parte do passeio, você ainda tem a opção de descer do bote e tomar um banho no rio. Quando fomos, estava bem frio, cerca de 15º de temperatura ambiente. Em compensação, a água estava quentinha e bem cristalina, então valeu muito a pena ir nesta atração. Além disso, o local é ótimo para observar a natureza. Durante todo o caminho você verá diversos tipos de animais e plantas.

No final do passeio, ainda conseguimos aproveitar um pouco o balneário do Eco Park Porto da Ilha que, se você tiver mais tempo, também é um lugar que vale a pena ser explorado. Nós ficamos só 30 minutinhos, pois precisávamos ir para o outro passeio do dia, a Gruta do Lago Azul.

Na parte da tarde, depois de fazer o passeio de bote pelo Rio Formoso, fomos conhecer o cartão-postal da cidade, a Gruta do Lago Azul.

Conheça tudo sobre a Gruta do Lago Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

O passeio é indispensável para quem está na região e é necessário agendamento prévio, pois há limite de número de visitantes, que são distribuídos em grupos de no máximo 15 pessoas.

Nós recebemos instruções de segurança e informações geológicas e históricas sobre o local, para que depois, já equipados, a gente desça os quase 300 degraus e admire a paisagem. Lembrando que este é um passeio contemplativo.

Em nosso vídeo não conseguimos captar a beleza do local por conta da falta de luminosidade, mas garantimos que vale a pena! O que guardamos na memória é muito mais especial!

Dia 3 – Passeio de Bóia Cross e Estância Mimosa

Cachoeira no passeio de Bóia Cross (Hotel Cabanas) - Bonito - MS - Vamos Trilhar

No nosso terceiro dia em Bonito, na parte da manhã, fomos fazer um passeio de bóia cross pelo Rio Formoso. Apesar do frio que estava no dia, foi muito tranquilo fazer esta atividade pois a água estava quentinha também.

A atividade fica dentro da propriedade do Hotel Cabanas, onde você pode se hospedar em alguma cabanas que ficam no meio do mato. Achei muito interessante a proposta do hotel. Nele você ainda tem outros atrativos como arvorismo e arco e flecha.

No passeio de bóia cross passamos por cerca de 3 cachoeiras e 3 corredeiras e ele tem duração de 1h30. Achei um passeio super seguro e muito divertido. Recomendo a todos que forem a Bonito e quiserem um pouco de adrenalina.

Na parte da tarde do nosso terceiro dia em Bonito, depois de ter feito o passeio de bóia cross, fomos conhecer a Estância Mimosa, que fica a cerca de 24km da cidade.

Esse passeio é ideal para quem quer ter um grande contato com a natureza. Foi o lugar que mais vimos animais como jacarés, capivaras e algumas aves.

Nossa primeira parada foi para almoçar. No local você pode aproveitar um ótimo almoço com comidas típicas da região no fogão à lenha. É uma delícia.

Logo depois, nos preparamos para começar a trilha para as cachoeiras. Pegamos a van que nos deixou no ponto inicial da trilha e partir daí andamos 2.800 metros no total (ida e volta), passando por 1 mirante e 9 cachoeiras, sendo 7 para banho. Uma das partes mais divertidas do passeio também, foi quando descemos o rio por 500 metros em um barco com remo para chegar na última cachoeira do circuito. Ao todo, o passeio teve 4 horas de duração.

Conhecemos as cachoeiras do Sol, da Água Doce, do Sinhozinho, do Surucuá (embarque e desembarque do barco), do Mulungu (de passagem), do Mutum, do Salto (onde você pode pular de uma plataforma de 6 metros de altura), do Desejo e do Saí-Andorinha.

Dia 4 – Acqualokko e Nascente Azul

Aqualokko - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

No nosso último dia de passeios em Bonito, conhecemos um atrativo incrível que, para mim, foi o melhor de toda a viagem, a Nascente Azul.

Chegamos bem cedinho para aproveitar tudo que o complexo oferece. Primeiro de tudo reservamos nosso horário para fazer a flutuação na nascente.

Na parte da manhã inteira aproveitamos o Acqualoko, que é uma espécie de arvorismo e tirolesa só que você cai direto na água. Lembra muito também a falecida Olimpíada do Faustão (os mais jovens não lembrarão).

O Balneário onde fica o Acqualoko é bem grande e você ainda pode nada junto com os enormes Tambacus (mistura dos peixes Tambaqui com Pacu). A tirolesa também é bem legal, pois você tem que ir segurando por conta própria e se soltar sozinho para cair na água.

Ainda nessa parte, tem uma divisão do lago. No outro lado é possível realizar mergulho, que é pago a parte.

Logo no início da tarde, fomos chamados para fazer a flutuação na Nascente Azul. A trilha para chegar lá é bem curtinha, apenas 300 metros. O caminho deve ser bem apreciado, pois você verá macacos, veados e outros animais. Outra coisa muito interessante de observar são as tufas calcárias, que é um tipo de rocha muito porosa, tanto que existem placas ao longo do caminho falando que não pode subir nelas.

Nos equipamos e partimos em direção à flutuação. Ao longo dos 1.500 metros de trilha, o guia vai nos dando várias instruções. Em uma determinada parte paramos para fazer o treinamento, para ver se a gente ia se acostumar com as máscaras. Em seguida, já fomos para o ponto onde começa o passeio e flutuamos o rio por 350 metros. Era cada peixe mais bonito que o outro, foi indescritível.

Antes de ir almoçar, ainda quis aproveitar as atrações mais radicais do complexo como o Pêndulo Humano e a Tirolesa, que já sai pertinho do lugar onde iríamos almoçar. Valeu MUITO a pena!

Dia 5 – Volta

No nosso último dia em Bonito acordamos bem cedinho pra pegar estrada de volta a Campo Grande e voltar para o Rio de Janeiro. Infelizmente nossa viagem chegou ao fim, mas ficamos com um gostinho de quero mais e com a certeza que voltaremos para Bonito.

Essa viagem foi feita em parceria com a Agência Aventureiros:

Site: http://www.aventureiros.tur.br/

Facebook: https://www.facebook.com/agencia.aventureiros/

Instagram: https://www.instagram.com/agencia.aventureiros/

Twitter: https://twitter.com/aventureirosni

Fique por dentro de várias trilhas e outras aventuras.

Acesse: https://www.vamostrilhar.com.br/

Inscreva-se no canal – http://bit.ly/24Q5stg

Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar

Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar

1 comentário


  1. Bonito é realmente incrível!! Quando resolvi realizar essa viagem, pesquisei várias agências e encontrei a Agencia Acqua, que me deu todo suporte desde a escolha dos passeios, durante a viagem e depois também. Os passeios dá vontade de fazer todos, olha só o tanto de opções https://www.acquaviagens.com.br/passeios-em-bonito-ms
    Vale muito a pena conhecer Bonito!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *