20 atrativos para você conhecer em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá – RJ

20 atrativos para você conhecer em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá - RJ - Vamos TrilharPensando em divulgar as belezas de três das vilas mais visitadas do sul do estado do Rio de Janeiro, separamos para os aventureiros, trilheiros e amantes das águas, um roteiro com destaque para 20 das principais atrações relacionadas a cachoeiras encontradas na região.

Vilas charmosas, repletas de história, tradição, gastronomia local, arte e identidade preservada, são estas: Maromba, Maringá e Visconde de Mauá.

Preparado para essa viagem? Confira, a seguir!

20 atrativos que você não pode perder em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá

1. Vale do Alcantilado

Cachoeira do Alcantilado - Vale do Alcantilado - Visconde de Mauá - RJ - Vamos Trilhar

Por estar em um ambiente particular o acesso ao Vale do Alcantilado é cobrado por pessoa e oferece um roteiro com inúmeras cachoeiras.

O roteiro natural inclui a Cachoeirinha, Poço das Raízes, Cachoeira das Muralhas, Mirante da Candeia, Cachoeira do Lajeado, Cachoeira da Toca do Penhasco, Gruta do Granito e Cachoeira do Alcantilado, atrações distribuídas por quase 2 km de pura adrenalina pelas trilhas da Mata Atlântica.

2. Cachoeira do Escorrega

Vista da Cachoeira do Escorrega - Maromba - RJ - Vamos Trilhar

Situada a pouco mais de 3 km do centro da  Vila de Maromba, a cachoeira do Escorrega recebe este nome em função de uma inclinação natural formada por uma rocha.

Os visitantes aproveitam para deslizarem em direção ao poço de água conduzidos pela força das águas.

4. Cachoeira dos Macacos

A Cachoeira dos Macacos - Maromba - RJ - Vamos Trilhar

Presente acima da cachoeira do Escorrega, esta atração merece devido destaque, sendo indicada para os visitantes que desejam explorar de práticas de mergulho.

Por possuir um poço formado em função da queda d’água cercado por formações rochosas, prepare-se para se encantar com a exuberância deste cenário natural.

5. Poção do Maromba

O que é o Poção do Maromba - RJ - Vamos Trilhar-min

Formado em decorrência da presença de grandes pedras ao lado da queda d’água da cascata, os tons de água esverdeada são convidativos aos aventureiros para saltarem de pedras de 7 metros de altura.

Com mais de 5 metros de profundidade, o Poção do Maromba merece a visita e é uma das raras belezas do Parque Nacional de Itatiaia.

6. Cachoeira Santa Clara

Cachoeira de Santa Clara - 20 atrativos para você conhecer em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá - RJ - Vamos Trilhar

Localizada entre as três vilas, a Cachoeira Santa Clara possui extensa formação rochosa que possibilita a prática de esportes radicais como o rapel.

O acesso ao local é feito via mata fechada do Parque Nacional de Itatiaia e necessita de cuidados, em função da baixa sinalização. Entretanto, todo o esforço é compensado com a magnitude da beleza local.

7. Museu Duas Rodas

Localizado no Vale do Alcantilado, em Visconde de Mauá, o acervo do Museu Duas Rodas é dedicado à exibição e conservação de quase 100 peças exclusivas e restauradas, incluindo diversos tipos de transportes.

Para os admiradores do automobilismo, há peças raras na coleção do museu com destaque para peças do início do século XX.

8. Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva - 20 atrativos para você conhecer em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá - RJ - Vamos Trilhar

Localizada nas proximidades de Maromba, a Cachoeira Véu de Noiva é exuberante queda d’água com mais de 40 metros de altura compõe um visual surpreendente.

Devido a isso, é a cachoeira mais visitada do Parque Nacional e a trilha que conduz até o local revela muitos encantos para os apreciadores de belezas naturais encontradas na natureza selvagem de Itatiaia.

9. Vale do Pavão

Cercado por mata virgem, o Vale do Pavão permite aos visitantes a possibilidade de imersão e um cenário preservado.

Entre as atrações do local encontram-se belíssimas cachoeiras, pousadas aconchegantes, poços, piscinas naturais, natureza preservada, ou seja, não faltam motivos para ver de perto tudo o que este roteiro oferece.

10. Cachoeira do Marimbondo

Situada no coração do Vale do Pavão, a Cachoeira do Marimbondo encontra-se escondida pela mata fechada presente no local.

Uma vez no local, a piscina formada pelas águas cristalinas formadas pela queda d’água compõem um cenário que se completa com a intensa presença de vegetação, animais e poços para a prática do nado.

11. Cachoeira da Toca da Raposa

Fora das rotas de viagem de muitos turistas, a Toca da Raposa é uma pequena cachoeira cachoeira encontrada no final de uma trilha de pouco mais de 300 metros de comprimento.

Ao chegar no local, você pode esperar um ambiente formado por formações rochosas em tons de pintura que garantem uma colocação especial ao local.

12. Cachoeiras do Santuário

Rodeadas por mata nativa típica da região e ecossistema preservado, as cachoeiras do Santuário oferecem mais de 20 opções para que os visitantes desfrutem com entusiasmo da natureza local.

Os visitantes podem esperar desta visita surpresas como águas cristalinas e um bioma capaz de encantar.

13. Cachoeira da Prata

Localizada a cerca de 23 km de Maringá, a Cachoeira da Prata encontra-se em uma propriedade particular sendo cobrada a entrada por visitante.

A mata fechada presente nos arredores das três quedas d’água brindam a chegada dos trilheiros após um percurso bem sinalizado com grandes surpresas pela frente.

14. Cachoeira das Antas

Localizada entre Maringá e Visconde de Mauá, a Cachoeira das Antas está localizada na Fazenda Barra das Antas, uma região extremamente conservada em questões de preservação ambiental.

Os turistas podem contar com infraestrutura nas trilhas e também um ponto de informações que informa de todos os detalhes para explorar as maravilhas naturais presentes no local.

15. Cachoeira da Saudade

Presente em uma propriedade privada com um circuito de cachoeiras, a entrada para visitantes da Cachoeira da Saudade é cobrada individualmente.

Para desfrutar os 2 km de trilha mata adentro, os visitantes encontrarão tipos específicos de vegetação e riqueza de belezas naturais até o fim da trilha que tem como destino a cachoeira dividida em duas quedas d’água.

16. Cachoeira Águas Claras

A Cachoeira Águas Claras possui considerável volume de água originando piscinas naturais e pequenas quedas d’água.

O nível entre as piscinas naturais e a vegetação é praticamente nivelado, exibindo as árvores que parecem sair da água compondo um cenário de beleza exuberante.

17. Cachoeira do Paiol

Por ser uma cachoeira com mais de 120 metros de altura, localizada no Vale do Paiol, a Cachoeira do Paiol aparece exuberante a escorrer suas águas pelas nas montanhas da região de Visconde de Mauá, igualmente fazendo parte de uma propriedade particular, estando aproximadamente a 25 km de distância do centro da vila.

18. Trilha da Pedra Selada

Destino ideal para todo trilheiro, a trilha da Pedra Selada, presente sobre uma importante e protegida área da Mata Atlântica, possui quase 1760 metros acima do nível do alto da pedra.

Ou seja, a visão panorâmica do Parque Nacional, Pico das Agulhas Negras e outras maravilhas da região será um dos tesouros reservados para quem se dirigir ao local.

19. Poço das Esmeraldas

Situado em uma região protegida nos arredores do Parque Nacional, o disputado Poço das Esmeraldas é um local ideal para programas familiares por ser um local seguro, com inúmeras belezas, formado por águas cristalinas e ainda há área reservada para prática de camping.

20. Cachoeira Rio Grande

Entre as maiores da região, a cachoeira Rio Grande localiza-se a menos de 10 km de Santo Antônio, localizado em Bocaina de Minas. Presente em uma propriedade particular, certamente o som das águas te fará sentir parte do local dando origem a uma piscina natural rodeado por natureza virgem.

O local oferece serviços de hotelaria para os visitantes que não estiverem apenas de passagem.

Desta forma, não faltarão motivos para conhecer a natureza e os cenários presentes nas charmosas vilas de Maringá, Visconde de Mauá e Maromba.

Pousadas da Região

Nas duas vezes que visitamos a região ficamos em duas pousadas diferentes e que são belíssimas:

Pousada Bela Mauá

Pousada Bela Mauá - 20 atrativos para você conhecer em Maromba, Maringá e Visconde de Mauá - RJ - Vamos Trilhar

A entrada da pousada Bela Mauá fica bem próxima da Vila de Maringá e, pra chegar até o local da hospedagem, precisará passar por uma subida bem íngreme de cerca de 1km. Mesmo com carro de passeio normal dá pra subir tranquilo.

Fizemos o check-in e já fomos direto para o nosso quarto conhecer as instalações, ficamos no chalé 12. Como já havíamos visto na internet, o quarto é incrível. A cama é gigante e muito confortável, tem uma lareira super deliciosa para um jantar romântico (delivery chega até lá), tem duas varandas com vista magnífica sendo uma com rede e, por fim, uma excelente banheira de hidromassagem para relaxar olhando para a natureza.

No dia que chegamos estava chovendo e bem friozinho. Aproveitamos pra acender a lareira e pedimos uma pizza no delivery, para descansar, dormir e aproveitar o dia seguinte que faríamos vários passeios.

Acordamos bem cedinho, ficamos na rede e depois fomos tomar o café da manhã colonial da pousada, servido de 9:00h às 11:00h, que possui muitas opções deliciosas com bolos, biscoitos, frutas frescas, queijos, pães e muito mais. Sem dúvida, um dos melhores que já provamos em diversas pousadas que já visitamos.

A pousada também possui estacionamento privativo, jardim gramado com bancos para apreciar a vista e uma banheira de hidromassagem coletiva com vista panorâmica. Falando da piscina, é uma ótima pedida na parte da tarde, depois do almoço. Para quem gosta de sauna, ela também possui uma. Por fim, ainda tem um salão de jogos com sinuca e totó. Tudo ao seu dispor para um final de semana exclusivo.

No quesito hospedagem, existem suítes econômicas e chalés super luxo com hidromassagem dupla, lareira, frigobar, TV com assinatura, banheiro box com aquecimento à gás, varanda com rede e uma vista apaixonante!

Pousada Portal dos Ventos

A Pousada Portal dos Ventos - Visconde de Mauá - RJ - Vamos Trilhar

A Pousada Portal dos Ventos, em Visconde de Mauá, está entre os tesouros da cidade. Conhecida por ser um destino de casais e para quem deseja explorar as belezas naturais da região, Visconde de Mauá  combina romantismo, adrenalina e programas incríveis para quem procura por tranquilidade.

Cercada por natureza, a cidade oferece opções para quem busca por programas durante o dia e também para quem deseja curtir o clima da vida noturna, realidade que ganha um toque especial em lugares como a pousada.

E a Pousada Portal dos Ventos é o lugar ideal para hospedagem. Ela é muito tradicional, é super confortável e tem muitas outras qualidades, as quais vamos descrever ao longo deste artigo. Ela é a pousada mais alta da região e possui uma beleza sem igual.

Em julho de 2019, na nossa lua de mel, estivemos em Visconde de Mauá onde vivemos muita aventura (e produzimos bastante conteúdo) e nos hospedamos na Pousada Portal dos Ventos.