Conheça tudo sobre o Parque Estadual dos Três Picos – RJ

Tempo de leitura: 7 minutos

Conheça tudo sobre o Parque Estadual dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-minLocalizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é uma área de pouco mais de 65 mil hectares. É o maior do estado fluminense e abrange porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim.

Neste artigo, além de conhecer um pouco da história desse parque, você vai ver quais são os atrativos que fazem dele um dos mais visitados e desejados por aventureiros do Brasil e do mundo. Confira!


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Sobre o Parque Estadual dos Três Picos

Sobre o Parque Estadual dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O nome evoca os Três Picos de Friburgo, um imponente conjunto de montanhas graníticas de 2.366 metros de altitude (acima do nível do mar) que é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

O Parque Estadual dos Três Picos é também um grande estímulo ao desenvolvimento econômico regional. Ele tem sido explorado no campo do turismo de diversas formas, especialmente no chamado ecoturismo. Conta com muitas trilhas, escaladas e belíssimas cachoeiras. 

Entre os atrativos turísticos mais famosos encontram-se o Pico da Caledônia, a Pedra do Faraó, as Torres de Bonsucesso, a Mulher de Pedra e os próprios Três Picos.

O governo sabe disso e trabalha para transformar o Parque Estadual dos Três Picos uma referência turística e ecológica. Em dezembro de 2012, inaugurou-se ali uma Unidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar com o objetivo de aumentar a segurança para os visitantes e também combater a crimes ambientais em toda a região.

8 principais atrativos do Parque Estadual dos Três Picos

Confira, a seguir, algumas das principais atrações que vão te fazer querer conhecer e desfrutar do Parque Estadual dos Três Picos.

1. Caixa de Fósforo

Vista do alto do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A Caixa de Fósforo é uma pedra de cerca de dez metros de altura. Uma formação retangular, posicionada em forma vertical que foi assim apelidada por realmente lembrar uma caixa de fósforo.

2. Cabeça de Dragão

Roteiro da trilha do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A Cabeça de Dragão é uma montanha de 2.080 metros. É um dos atrativos mais procurados do Parque, devido ao seu acesso fácil — trilha de apenas 4 quilómetros, saindo do Vale dos Deuses. 

3. Os Três Picos

O Parque Estadual dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Formação rochosa que dá nome ao Parque, os Três Picos são divididos em Pico Maior (face leste, 2.366 metros.), Pico Médio e Pico Menor. 

4. Jequitibá rosa milenar

A cerca de 50 minutos de caminhada de Cachoeiras de Macacu, na localidade de Boca do Mato, destaca-se ainda um magnífico exemplar de um milenar jequitibá rosa.

Essa árvore frondosa tem uma copa de de vinte metros de circunferência, elevando-se a cerca de cinquenta metros de altura. Sua idade é estimada em aproximadamente mil anos.

5. Pico da Caledônia

Uma das maiores elevações da Serra do Mar, o Pico da Caledônia está situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu — na divisa entre os dois municípios, mais precisamente.

São 2.257 metros de altitude, o que faz dele um excelente mirante para Nova Friburgo e de outras localidades próximas. 

Do Pico da Caledônia é possível avistar até a Baía da Guanabara e uma parte da Cidade Maravilhosa. Em dias claros, sem precisar de um binóculo, é possível ver parte da Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama e Cabo Frio.

Mas, atenção, a Petrobras, que é responsável pelo Pico, restringe a visitação aos seguintes dias e horários: das 7h às 16h, de terça a domingo. Não é permitido subir em dias chuvosos.

O acesso é feito via uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha, em Nova Friburgo.

6. Pedra do Faraó

Também conhecida como Pedra da Visão e Pedra do Corcovado, A Pedra do Faraó é uma formação rochosa do Período Proterozóico — em escala de tempo genealógico, entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos, o que abrange quase metade do tempo de existência do planeta terra.

São mais ou menos 1.719 metros de altitude. E está situada em meio a uma topografia íngreme, bem acidentada envolta por floresta. 

A Pedra do Faraó serve de referência como divisor dos municípios de Nova Friburgo, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu. 

Para chegar até lá são três caminhos de acesso: 

  1. pelas Cachoeiras de Macacu, passando pelas ruínas da antiga Fazenda Santa Fé, subindo acompanhando o Rio Boa Vista, no qual podem ser encontradas diversas quedas d’água muito bonitas; 
  2. por Macaé de Cima, seguindo a estrada que acompanha o Rio Macaé, até se chegar a trilha que segue ao topo; 
  3. e por Silva Jardim, subindo uma das microbacias afluentes do Rio São João.

Nas proximidades da Pedra do Faraó encontram-se várias nascentes de água que contribuem para formar os rios São João, Macaé e Boa Vista. Portanto, visitá-la é também contemplar, pelo caminho, diversas atrações ecológicas de beleza ímpar. 

7. Torres de Bonsucesso

As Torres de Bonsucesso são um conjunto de montanhas rochosas composto pelo Ferro de Passar Roupa, Torre Central e Torre Maior. 

São imponentes montanhas, localizadas em Bonsucesso, bairro da Zona da Leopoldina. Elas podem ser acessadas por meio de caminhada ou escalada pelo Vale dos Lúcios, quilômetro 28 da Teresópolis-Friburgo, vizinha ao centro comercial de Bonsucesso. A estradinha de paralelo que tem início ao lado da capela de Nossa do Bom Sucesso segue em direção às montanhas. 

Trilha bastante íngreme, indicada para pessoas já experimentadas na arte de trilhar. E o esforço vale a pena. No caminho, à direita e mais distante, avista-se a Serra dos Órgãos, do Escalavrado aos mais altos cumes, e o Dedo de Deus. À esquerda, vê-se as paredes das Torres de Bonsucesso que são — para adjetivar com o mínimo de realismo — hipnotizantes!

8. Mulher de Pedra

O Morro da Mulher de Pedra é um conjunto montanhoso localizado no município de Teresópolis. Seu cume marca a divisa entre Teresópolis e Cachoeiras de Macacu.

Com aproximadamente 2.040 metros de altitude, a vegetação em torno se caracteriza pelas florestas densas e mata fechada, englobando arbustos, ervas e trepadeiras de folhas verdejantes.

O morro é chamado de Mulher de Pedra por assemelhar-se a uma figura feminina deitada, cujo recorte é reproduzido pelos cimos das montanhas. 

Apesar da beleza paisagística e de ser um excelente mirante para localidades do 3º Distrito de Teresópolis e a Serra do Subaio, que separa os municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, o Morro da Mulher de Pedra é ainda pouco visitado.

Para chegar até lá, o acesso é pela estrada RJ-130 Teresópolis-Friburgo, no km 12 Vargem Grande.

Como chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo do Rio

Para chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo da capital fluminense, tome a estrada Rio/Teresópolis e, depois, a estrada Teresópolis/Nova Friburgo (RJ-130). Nesta estrada, pouco antes do “Mercado Produtor da Região Serrana”, siga a direção para São Lourenço acompanhando a placa do Colégio IBELGA que fica localizado na entrada do vale Três Picos. Após o IBELGA siga em estrada de terra por 3,5 Km. 

O endereço preciso é: Estrada Teresópolis-Friburgo km 44 — acesso pelo km 46,5 da RJ-130 — Nova Friburgo/RJ. 

O mais indicado é pernoitar por lá, para aproveitar a região em, no mínimo, três dias. Existem diversos refúgios que oferecem dormitório ou área para camping na região.

Sentiu falta de algum atrativo? Manda pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *